Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Postal, Laura Casotti
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31816
Resumo: Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento.
id UFRGS-2_a6941374ec91907724ef1084f0f238bb
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31816
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Postal, Laura CasottiPieniz, Mônica Bertholdo2011-09-16T09:00:32Z2011http://hdl.handle.net/10183/31816000785577Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento.application/pdfporMarketing de relacionamentoRedes sociaisMarketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2011Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicasgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000785577.pdf.txt000785577.pdf.txtExtracted Texttext/plain148096http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/2/000785577.pdf.txt2bb0105113f32150d168dbfbb37579e9MD52ORIGINAL000785577.pdf000785577.pdfTexto completoapplication/pdf8382875http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/1/000785577.pdfdbe475a5d23e16b18229175ae622bf49MD51THUMBNAIL000785577.pdf.jpg000785577.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/3/000785577.pdf.jpg6eecd46b6e90d3846472836c2c4f003cMD5310183/318162019-04-20 02:35:46.961621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31816Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-04-20T05:35:46Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
title Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
spellingShingle Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
Postal, Laura Casotti
Marketing de relacionamento
Redes sociais
title_short Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
title_full Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
title_fullStr Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
title_full_unstemmed Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
title_sort Marketing de relacionamento nas redes sociais : um estudo da marca Melissa
author Postal, Laura Casotti
author_facet Postal, Laura Casotti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Postal, Laura Casotti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
contributor_str_mv Pieniz, Mônica Bertholdo
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing de relacionamento
Redes sociais
topic Marketing de relacionamento
Redes sociais
description Esse trabalho de conclusão de curso tem como tema o marketing de relacionamento e sua utilização pelas empresas com foco nas redes sociais. Para tal, é realizada, primeiramente, uma distinção entre marketing e relações públicas para se chegar ao marketing de relacionamento. Após, é apresentado o marketing de relacionamento na web, através de definições de internet, web e redes sociais. O objeto de estudo foi o marketing de relacionamento nas redes sociais da Melissa, marca de calçados de plástico. A marca utiliza de diferentes redes para se relacionar com as suas consumidoras: Blog, Facebook, Twitter, Youtube e Fickr. Foi definido como objetivo geral investigar a forma como a Melissa se relaciona com as suas clientes nessas redes. Os objetivos específicos do trabalho foram estudar a história da Melissa a fim de entender o seu posicionamento atual nas redes sociais, analisar as redes sociais utilizadas pela marca, analisar a interação entre a marca e as suas clientes nessas redes e avaliar as práticas utilizadas pela Melissa nesses meios. Para isso foi utilizada como metodologia os preceitos do estudo de caso, utilizando de diferentes fontes para a coleta de dados: documentos, observação direta e observação participante. A principal conclusão que se chegou foi que, embora a Melissa utilize de várias redes bem estruturadas para falar com as suas consumidoras, não as utiliza para ouvir e dar retornos às clientes, o que é a questão central em um relacionamento.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-09-16T09:00:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31816
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000785577
url http://hdl.handle.net/10183/31816
identifier_str_mv 000785577
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/2/000785577.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/1/000785577.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31816/3/000785577.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bb0105113f32150d168dbfbb37579e9
dbe475a5d23e16b18229175ae622bf49
6eecd46b6e90d3846472836c2c4f003c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224413195010048