Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122426 |
Resumo: | Reflete sobre os impactos do uso dos suportes digitais nas práticas de leitura dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS. No referencial teórico são apresentados os assuntos pertinentes ao livro e a sua história até o livro digital, a leitura e apontamentos sobre os suportes, impresso e digital, e o futuro. Para a coleta dos dados utiliza um instrumento de pesquisa, questionário, com questões fechadas de múltipla escolha e abertas, que foi aplicado com o auxílio da COMGRAD/BIB. Apresenta os dados obtidos através de gráficos e análises a partir do que foi obtido nos questionários respondidos. Mostra as reflexões a partir da análise das respostas. Conclui que, em pouco tempo, o livro não será substituído pelo suporte digital. Porém, outros tipos de documentos possam sim ser substituídos ou ter apenas a versão digital, principalmente, jornais e periódicos do meio acadêmico. Entende também que a preferência pelo suporte impresso ainda é massiva do que pelo suporte digital, mas isso depende do tipo de leitura em cada um dos suportes. Também foi constatado que o uso de um suporte não anula o uso do outro. |
id |
UFRGS-2_a69d1d961e3f043610f57b3c959f2e3d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122426 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Munhoz, Jéssica RibeiroGiovanaz, Marlise Maria2015-08-14T02:02:33Z2015http://hdl.handle.net/10183/122426000971203Reflete sobre os impactos do uso dos suportes digitais nas práticas de leitura dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS. No referencial teórico são apresentados os assuntos pertinentes ao livro e a sua história até o livro digital, a leitura e apontamentos sobre os suportes, impresso e digital, e o futuro. Para a coleta dos dados utiliza um instrumento de pesquisa, questionário, com questões fechadas de múltipla escolha e abertas, que foi aplicado com o auxílio da COMGRAD/BIB. Apresenta os dados obtidos através de gráficos e análises a partir do que foi obtido nos questionários respondidos. Mostra as reflexões a partir da análise das respostas. Conclui que, em pouco tempo, o livro não será substituído pelo suporte digital. Porém, outros tipos de documentos possam sim ser substituídos ou ter apenas a versão digital, principalmente, jornais e periódicos do meio acadêmico. Entende também que a preferência pelo suporte impresso ainda é massiva do que pelo suporte digital, mas isso depende do tipo de leitura em cada um dos suportes. Também foi constatado que o uso de um suporte não anula o uso do outro.Reflects on the impact of the use of digital media in the reading practices of UFRGS Librarianship course students. The theoretical framework are presented matters pertaining to the book and its history to the digital book reading and notes on the media, print and digital, and the future. To collect the data using a research tool, questionnaire with closed questions of multiple choice and open, which was applied with the aid of COMGRAD / BIB. Data were collected through graphs and analysis from what was obtained in questionnaires. It shows the reflections from the analysis of the responses. It concludes that, before long, the book will not be replaced by digital media. However, other types of documents can be replaced or rather only have the digital version, mainly newspapers and periodicals academia. Also understands that the preference for hard copy is still massive than the digital format, but it depends on the type of reading in each bracket. It was also found that the use of a support does not negate the use of the other.application/pdfporLeituraAlunoBiblioteconomiaDigital supportPrintLibrarianshipReading preferencesEntre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971203.pdf000971203.pdfTexto completoapplication/pdf690434http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122426/1/000971203.pdfa9b972633a35b4431e3a4edb02d2ab88MD51TEXT000971203.pdf.txt000971203.pdf.txtExtracted Texttext/plain89291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122426/2/000971203.pdf.txtbb8de5d199451b476db97da936fb45b9MD52THUMBNAIL000971203.pdf.jpg000971203.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122426/3/000971203.pdf.jpg28c6321f3c8f5ec5f542bdd2cdb93170MD5310183/1224262018-10-08 09:23:13.816oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122426Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T12:23:13Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
spellingShingle |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS Munhoz, Jéssica Ribeiro Leitura Aluno Biblioteconomia Digital support Librarianship Reading preferences |
title_short |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_full |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_fullStr |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
title_sort |
Entre o papel e a tela: as preferências de leitura dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS |
author |
Munhoz, Jéssica Ribeiro |
author_facet |
Munhoz, Jéssica Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Munhoz, Jéssica Ribeiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Giovanaz, Marlise Maria |
contributor_str_mv |
Giovanaz, Marlise Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Aluno Biblioteconomia |
topic |
Leitura Aluno Biblioteconomia Digital support Librarianship Reading preferences |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Digital support Librarianship Reading preferences |
description |
Reflete sobre os impactos do uso dos suportes digitais nas práticas de leitura dos alunos do curso de Biblioteconomia da UFRGS. No referencial teórico são apresentados os assuntos pertinentes ao livro e a sua história até o livro digital, a leitura e apontamentos sobre os suportes, impresso e digital, e o futuro. Para a coleta dos dados utiliza um instrumento de pesquisa, questionário, com questões fechadas de múltipla escolha e abertas, que foi aplicado com o auxílio da COMGRAD/BIB. Apresenta os dados obtidos através de gráficos e análises a partir do que foi obtido nos questionários respondidos. Mostra as reflexões a partir da análise das respostas. Conclui que, em pouco tempo, o livro não será substituído pelo suporte digital. Porém, outros tipos de documentos possam sim ser substituídos ou ter apenas a versão digital, principalmente, jornais e periódicos do meio acadêmico. Entende também que a preferência pelo suporte impresso ainda é massiva do que pelo suporte digital, mas isso depende do tipo de leitura em cada um dos suportes. Também foi constatado que o uso de um suporte não anula o uso do outro. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-14T02:02:33Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122426 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971203 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122426 |
identifier_str_mv |
000971203 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122426/1/000971203.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122426/2/000971203.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122426/3/000971203.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a9b972633a35b4431e3a4edb02d2ab88 bb8de5d199451b476db97da936fb45b9 28c6321f3c8f5ec5f542bdd2cdb93170 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447150919680000 |