A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosane Beatriz Allegretti
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18742
Resumo: A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior.
id UFRGS-2_a7ff26fd6a991b7ab3c2f20500d992ac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18742
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Borges, Rosane Beatriz AllegrettiTarouco, Liane Margarida Rockenbach2010-03-12T04:14:40Z2008http://hdl.handle.net/10183/18742000732886A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior.The new generation Web, called Web 2.0, you need to informationaly qualified individuals to manage the content available on the Internet. The University, particularly the course of librarianship, must accompany this process, enabling their students to become servants of new technologies. We need the power information, which enables users to search, evaluate and create information effectively to achieve personal goals, educational and social. We must understand more clearly how it has given the ownership of this phenomenon in education. This study aimed to answer the following question: "What level of information competence of students of the Course of Librarianship of UFRGS, for Web 2.0, the vision of these students?" Was performed a descriptive study, with survey data, intersection of variables and analysis of results. The main results were that students in the Course of Librarianship of UFRGS consider that information and have the power to pass security in Web 2.0. These results show that the teaching of Librarianship of UFRGS is on track for new technologies, but need, however, a larger stimulus.application/pdfporInternetBiblioteconomiaAmbiente de aprendizagemCompetência informacionalWeb 2.0Informational competenceLibrarianshipA web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009especializaçãoEspecialização em Informática na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000732886.pdf.txt000732886.pdf.txtExtracted Texttext/plain74447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/2/000732886.pdf.txtf0da6c69bc70663f0bc6a33311fb8985MD52ORIGINAL000732886.pdf000732886.pdfTexto completoapplication/pdf1435562http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/1/000732886.pdf52e1c36defcea11e31ac5b8ad4e94a94MD51THUMBNAIL000732886.pdf.jpg000732886.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1082http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/3/000732886.pdf.jpg87f0e46d9aa6ac957eb3864d7fdb7e29MD5310183/187422018-10-08 08:23:43.275oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18742Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:23:43Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
spellingShingle A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
Borges, Rosane Beatriz Allegretti
Internet
Biblioteconomia
Ambiente de aprendizagem
Competência informacional
Web 2.0
Informational competence
Librarianship
title_short A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_full A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_fullStr A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_full_unstemmed A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
title_sort A web 2.0 e a competência informacional : um estudo com os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS
author Borges, Rosane Beatriz Allegretti
author_facet Borges, Rosane Beatriz Allegretti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosane Beatriz Allegretti
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
contributor_str_mv Tarouco, Liane Margarida Rockenbach
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Biblioteconomia
Ambiente de aprendizagem
Competência informacional
topic Internet
Biblioteconomia
Ambiente de aprendizagem
Competência informacional
Web 2.0
Informational competence
Librarianship
dc.subject.eng.fl_str_mv Web 2.0
Informational competence
Librarianship
description A nova geração da Web, chamada de Web 2.0, necessita de indivíduos capacitados informacionalmente para gerir os conteúdos disponíveis na Internet. A Universidade, principalmente o Curso de Biblioteconomia, precisa acompanhar esse processo, possibilitando a seus alunos tornarem-se agentes dessas novas tecnologias. É necessária a competência informacional, que capacita os usuários a buscar, avaliar e criar informações de forma efetiva, a fim de atingir metas pessoais, educacionais e sociais. É preciso compreender com mais clareza como tem-se dado a apropriação desse fenômeno na educação. O presente trabalho teve como objetivo responder a seguinte questão: “Qual o nível de competência informacional dos alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS, em relação à Web 2.0, na visão desses alunos?” Foi realizada uma pesquisa descritiva, com levantamento de dados, cruzamento de variáveis e análise dos resultados. Os principais resultados encontrados foram que os alunos do Curso de Biblioteconomia da UFRGS consideram que têm competência informacional e transitam com segurança na Web 2.0. Estes resultados mostram que o ensino de Biblioteconomia da UFRGS está no caminho certo em relação às novas tecnologias, mas necessitando, porém, de um estímulo maior.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-12T04:14:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18742
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000732886
url http://hdl.handle.net/10183/18742
identifier_str_mv 000732886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/2/000732886.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/1/000732886.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18742/3/000732886.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f0da6c69bc70663f0bc6a33311fb8985
52e1c36defcea11e31ac5b8ad4e94a94
87f0e46d9aa6ac957eb3864d7fdb7e29
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447035225047040