Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/150440 |
Resumo: | Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte. |
id |
UFRGS-2_a6ab8e2e16f842395b2ab0d06175417a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150440 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Genro, Maria Elly HerzCaregnato, Célia ElizabeteMiorando, Bernardo Sfredo2017-01-05T02:30:27Z20161415-8175http://hdl.handle.net/10183/150440001005720Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.This paper tells the story of someone inserted in a social and political context, and unfoldings in the construction of her academic career, as a product of a concrete practice through which the researcher and educator Denise Balarine Leite constitutes a movement of intervention in human development. Her history reveals reciprocal influences with her students, advisees and research partners. This process is the product of her beliefs and values that settle her choices in the shaping of a critical consciouness of the world and of our country, considering contingencies and limits of life. We show that the concepts of innovation, participatory evaluation, partnership, capitalist redesign of universities, benevolent imperialism and research collaboration networks are articulated, building a knowledge web in which the researcher interprets the reality of the university –its multiple relations - as an instituted and instituting locus.Este artículo narra la historia de alguien que se inserta en un contexto social y político, teniendo avances en la construcción de una carrera académica, como producto de una práctica específica en la que la investigadora y educadora Denise Balarine Leite constituye un movimiento de intervención en el desarrollo humano. Su historia revela influencias recíprocas con sus estudiantes, tutoriados y compañeros de investigación y estudios. Este proceso es el producto de sus creencias y valores que asientan sus opciones en su conciencia de mundo y de nuestro país, teniendo en cuenta las contingencias y los límites de la vida. Hemos demostrado que los conceptos de innovación, evaluación participativa, asociación, rediseño capitalista de las universidades el imperialismo benévolo y redes de relaciones de producción/ conocimiento están articulados, formando una red en la investigadora interpreta la realidad de la universidad - sus múltiples relaciones – en cuanto un lugar constituido y constituyente.application/pdfporRevista pedagógica (Chapecó). Vol. 18, n.37 (jan./abr. 2016), p. 86-103.Avaliação participativaLeite, DeniseEducaçãoInovAvalUniversityParticipatory evaluationInovAvalEvaluación participativaUniversidadQuais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise LeiteWhat are the threads that weave this trajectory? “partnership... it is so obvious!” about the journeys made by professor Denise Leite¿Cuáles son los hilos que tejen esta trayectoria? “colaboración ... es tan obvio!” acerca de los trayectos efectuados por la profesora Denise Leiteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005720.pdf001005720.pdfTexto completoapplication/pdf395426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/1/001005720.pdfcb3e2e44aebd3eda1d00da84746a1879MD51TEXT001005720.pdf.txt001005720.pdf.txtExtracted Texttext/plain56882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/2/001005720.pdf.txt24c272a04b76bc9d48b44c98653a821cMD52THUMBNAIL001005720.pdf.jpg001005720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/3/001005720.pdf.jpg1086be44bd444cff611dd986db765b59MD5310183/1504402018-10-30 08:06:22.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
What are the threads that weave this trajectory? “partnership... it is so obvious!” about the journeys made by professor Denise Leite |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
¿Cuáles son los hilos que tejen esta trayectoria? “colaboración ... es tan obvio!” acerca de los trayectos efectuados por la profesora Denise Leite |
title |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
spellingShingle |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite Genro, Maria Elly Herz Avaliação participativa Leite, Denise Educação InovAval University Participatory evaluation InovAval Evaluación participativa Universidad |
title_short |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_full |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_fullStr |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_full_unstemmed |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_sort |
Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite |
author |
Genro, Maria Elly Herz |
author_facet |
Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete Miorando, Bernardo Sfredo |
author_role |
author |
author2 |
Caregnato, Célia Elizabete Miorando, Bernardo Sfredo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete Miorando, Bernardo Sfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação participativa Leite, Denise Educação |
topic |
Avaliação participativa Leite, Denise Educação InovAval University Participatory evaluation InovAval Evaluación participativa Universidad |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
InovAval University Participatory evaluation |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
InovAval Evaluación participativa Universidad |
description |
Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-01-05T02:30:27Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/150440 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1415-8175 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001005720 |
identifier_str_mv |
1415-8175 001005720 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/150440 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista pedagógica (Chapecó). Vol. 18, n.37 (jan./abr. 2016), p. 86-103. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/1/001005720.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/2/001005720.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/3/001005720.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cb3e2e44aebd3eda1d00da84746a1879 24c272a04b76bc9d48b44c98653a821c 1086be44bd444cff611dd986db765b59 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447627064410112 |