Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genro, Maria Elly Herz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caregnato, Célia Elizabete, Miorando, Bernardo Sfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/150440
Resumo: Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.
id UFRGS-2_a6ab8e2e16f842395b2ab0d06175417a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150440
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Genro, Maria Elly HerzCaregnato, Célia ElizabeteMiorando, Bernardo Sfredo2017-01-05T02:30:27Z20161415-8175http://hdl.handle.net/10183/150440001005720Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.This paper tells the story of someone inserted in a social and political context, and unfoldings in the construction of her academic career, as a product of a concrete practice through which the researcher and educator Denise Balarine Leite constitutes a movement of intervention in human development. Her history reveals reciprocal influences with her students, advisees and research partners. This process is the product of her beliefs and values that settle her choices in the shaping of a critical consciouness of the world and of our country, considering contingencies and limits of life. We show that the concepts of innovation, participatory evaluation, partnership, capitalist redesign of universities, benevolent imperialism and research collaboration networks are articulated, building a knowledge web in which the researcher interprets the reality of the university –its multiple relations - as an instituted and instituting locus.Este artículo narra la historia de alguien que se inserta en un contexto social y político, teniendo avances en la construcción de una carrera académica, como producto de una práctica específica en la que la investigadora y educadora Denise Balarine Leite constituye un movimiento de intervención en el desarrollo humano. Su historia revela influencias recíprocas con sus estudiantes, tutoriados y compañeros de investigación y estudios. Este proceso es el producto de sus creencias y valores que asientan sus opciones en su conciencia de mundo y de nuestro país, teniendo en cuenta las contingencias y los límites de la vida. Hemos demostrado que los conceptos de innovación, evaluación participativa, asociación, rediseño capitalista de las universidades el imperialismo benévolo y redes de relaciones de producción/ conocimiento están articulados, formando una red en la investigadora interpreta la realidad de la universidad - sus múltiples relaciones – en cuanto un lugar constituido y constituyente.application/pdfporRevista pedagógica (Chapecó). Vol. 18, n.37 (jan./abr. 2016), p. 86-103.Avaliação participativaLeite, DeniseEducaçãoInovAvalUniversityParticipatory evaluationInovAvalEvaluación participativaUniversidadQuais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise LeiteWhat are the threads that weave this trajectory? “partnership... it is so obvious!” about the journeys made by professor Denise Leite¿Cuáles son los hilos que tejen esta trayectoria? “colaboración ... es tan obvio!” acerca de los trayectos efectuados por la profesora Denise Leiteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001005720.pdf001005720.pdfTexto completoapplication/pdf395426http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/1/001005720.pdfcb3e2e44aebd3eda1d00da84746a1879MD51TEXT001005720.pdf.txt001005720.pdf.txtExtracted Texttext/plain56882http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/2/001005720.pdf.txt24c272a04b76bc9d48b44c98653a821cMD52THUMBNAIL001005720.pdf.jpg001005720.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2009http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/3/001005720.pdf.jpg1086be44bd444cff611dd986db765b59MD5310183/1504402018-10-30 08:06:22.405oai:www.lume.ufrgs.br:10183/150440Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-30T11:06:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
dc.title.alternative.en.fl_str_mv What are the threads that weave this trajectory? “partnership... it is so obvious!” about the journeys made by professor Denise Leite
dc.title.alternative.es.fl_str_mv ¿Cuáles son los hilos que tejen esta trayectoria? “colaboración ... es tan obvio!” acerca de los trayectos efectuados por la profesora Denise Leite
title Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
spellingShingle Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
Genro, Maria Elly Herz
Avaliação participativa
Leite, Denise
Educação
InovAval
University
Participatory evaluation
InovAval
Evaluación participativa
Universidad
title_short Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
title_full Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
title_fullStr Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
title_full_unstemmed Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
title_sort Quais os fios que tecem essa trajetória? parceria... Tão óbvia ela é! Sobre percursos feitos pela professora Denise Leite
author Genro, Maria Elly Herz
author_facet Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
author_role author
author2 Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação participativa
Leite, Denise
Educação
topic Avaliação participativa
Leite, Denise
Educação
InovAval
University
Participatory evaluation
InovAval
Evaluación participativa
Universidad
dc.subject.eng.fl_str_mv InovAval
University
Participatory evaluation
dc.subject.spa.fl_str_mv InovAval
Evaluación participativa
Universidad
description Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-01-05T02:30:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/150440
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1415-8175
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001005720
identifier_str_mv 1415-8175
001005720
url http://hdl.handle.net/10183/150440
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista pedagógica (Chapecó). Vol. 18, n.37 (jan./abr. 2016), p. 86-103.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/1/001005720.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/2/001005720.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/150440/3/001005720.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cb3e2e44aebd3eda1d00da84746a1879
24c272a04b76bc9d48b44c98653a821c
1086be44bd444cff611dd986db765b59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447627064410112