Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Genro, Maria Elly Herz
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caregnato, Célia Elizabete, Miorando, Bernardo Sfredo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
Texto Completo: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169
Resumo: Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.
id UNOCHAPO-1_5284fd4654ee56a7470abaf826a2908f
oai_identifier_str oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3169
network_acronym_str UNOCHAPO-1
network_name_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository_id_str
spelling Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leiteciências agráriasciências biológicasEste artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.Unochapecó2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/316910.22196/rp.v18i37.3169Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 37: Jan./Abr. 2016; 86-103Revista Pedagógica; v. 18 n. 37: Jan./Abr. 2016; 86-1031984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169/1821Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGenro, Maria Elly HerzCaregnato, Célia ElizabeteMiorando, Bernardo Sfredo2016-11-25T16:43:47Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3169Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:43:47Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false
dc.title.none.fl_str_mv Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
title Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
spellingShingle Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
Genro, Maria Elly Herz
ciências agrárias
ciências biológicas
title_short Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
title_full Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
title_fullStr Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
title_full_unstemmed Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
title_sort Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
author Genro, Maria Elly Herz
author_facet Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
author_role author
author2 Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
Miorando, Bernardo Sfredo
dc.subject.por.fl_str_mv ciências agrárias
ciências biológicas
topic ciências agrárias
ciências biológicas
description Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169
10.22196/rp.v18i37.3169
url https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169
identifier_str_mv 10.22196/rp.v18i37.3169
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169/1821
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
publisher.none.fl_str_mv Unochapecó
dc.source.none.fl_str_mv Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 37: Jan./Abr. 2016; 86-103
Revista Pedagógica; v. 18 n. 37: Jan./Abr. 2016; 86-103
1984-1566
reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron:UNOCHAPECO
instname_str Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
instacron_str UNOCHAPECO
institution UNOCHAPECO
reponame_str Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
collection Revista Pedagógica (Chapecó. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)
repository.mail.fl_str_mv revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com
_version_ 1798320993231437824