Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
Texto Completo: | https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169 |
Resumo: | Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte. |
id |
UNOCHAPO-1_5284fd4654ee56a7470abaf826a2908f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3169 |
network_acronym_str |
UNOCHAPO-1 |
network_name_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leiteciências agráriasciências biológicasEste artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte.Unochapecó2016-10-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/316910.22196/rp.v18i37.3169Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 37: Jan./Abr. 2016; 86-103Revista Pedagógica; v. 18 n. 37: Jan./Abr. 2016; 86-1031984-1566reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online)instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)instacron:UNOCHAPECOporhttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169/1821Copyright (c) 2016 Revista Pedagógicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGenro, Maria Elly HerzCaregnato, Célia ElizabeteMiorando, Bernardo Sfredo2016-11-25T16:43:47Zoai:ojs2.pegasus.unochapeco.edu.br:article/3169Revistahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogicahttps://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/oairevistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com1984-15661415-8175opendoar:2016-11-25T16:43:47Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
title |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
spellingShingle |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite Genro, Maria Elly Herz ciências agrárias ciências biológicas |
title_short |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_full |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_fullStr |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_full_unstemmed |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
title_sort |
Quais os fios que tecem essa trajetória? “Parceria...Tão óbvia ela é ! Sobre os percursos feitos pela professora Denise Leite |
author |
Genro, Maria Elly Herz |
author_facet |
Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete Miorando, Bernardo Sfredo |
author_role |
author |
author2 |
Caregnato, Célia Elizabete Miorando, Bernardo Sfredo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete Miorando, Bernardo Sfredo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ciências agrárias ciências biológicas |
topic |
ciências agrárias ciências biológicas |
description |
Este artigo narra a história de alguém que está inserida num contexto social e político, tendo desdobramentos na construção de uma carreira acadêmica, produto de uma prática concreta em que a pesquisadora e educadora Denise Balarine Leite constitui num movimento de intervenção na formação humana. A sua história revela influências recíprocas com seus alunos, orientandos e parceiros de pesquisa e estudos. Este processo é produto de suas crenças e valores que sedimentam suas opções numa tomada de consciência do mundo e do nosso país, levando em conta contingências e limites da vida. Evidenciamos que os conceitos de inovação, avaliação participativa, parceria, redesenho capitalista das universidades, imperialismo benevolente e redes de produção de relações/conhecimentos estão articulados, formando uma teia em que a pesquisadora interpreta a realidade da universidade – suas múltiplas relações –, enquanto lócus instituído e instituinte. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169 10.22196/rp.v18i37.3169 |
url |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169 |
identifier_str_mv |
10.22196/rp.v18i37.3169 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/3169/1821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Pedagógica |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
publisher.none.fl_str_mv |
Unochapecó |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Pedagógica; Vol. 18 Núm. 37: Jan./Abr. 2016; 86-103 Revista Pedagógica; v. 18 n. 37: Jan./Abr. 2016; 86-103 1984-1566 reponame:Revista Pedagógica (Chapecó. Online) instname:Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) instacron:UNOCHAPECO |
instname_str |
Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
instacron_str |
UNOCHAPECO |
institution |
UNOCHAPECO |
reponame_str |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
collection |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Pedagógica (Chapecó. Online) - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapedagogica@unochapeco.edu.br||mauransilva@gmail.com|| educador.ivo@unochapeco.edu.br|| marialbernartt@gmail.com |
_version_ |
1798320993231437824 |