Torcida ao microfone: as jornadas esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Colorada
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/212506 |
Resumo: | Este trabalho tem o propósito de analisar e comparar as transmissões esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Colorada afim de identificar o formato e conteúdo que caracterizam o modelo de transmissão torcedor empregado nessas emissoras. Para tanto, acompanha-se pes-soalmente três jornadas esportivas de cada rádio em jogos de Porto Alegre e analisa-se as gra-vações disponibilizadas nos canais oficiais dos clubes no YouTube. A metodologia empregada é a análise de conteúdo (BARDIN, 2010) e comparativa (SCHNEIDER; SCHMITT, 1998), além do newsmaking (WOLF, 2008) e observação participante (PERUZZO, 2006). O referen-cial teórico adotado é a economia política da comunicação nas definições de Mosco (1998), Fonseca (2007) e Matterlart e Mattelart (1997). Os conceitos de jornada esportiva (FERRA-RETTO, 2014), multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002), rádio expandido (KISCHI-NHEVSKI, 2016), rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010), cultura participativa (JENKINS, 2008), e valor-notícia (TRAQUINA, 2013) orientam a análise proposta. Conclui-se que as transmissões em questão são marcadas por exageros, frases de incentivo ao clube, torcida e jogadores, conotações, apelidos à atletas e, em menor proporção, referências à momentos vito-riosos da história do clube e provocações à equipe rival da cidade. O distanciamento crítico, fator que dá à transmissão o caráter jornalístico, é condicionado ao contexto da partida favorável ou não ao clube proprietário da emissora. |
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Almeida, Rene da SilvaFerraretto, Luiz Artur2020-07-29T03:41:46Z2019http://hdl.handle.net/10183/212506001115910Este trabalho tem o propósito de analisar e comparar as transmissões esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Colorada afim de identificar o formato e conteúdo que caracterizam o modelo de transmissão torcedor empregado nessas emissoras. Para tanto, acompanha-se pes-soalmente três jornadas esportivas de cada rádio em jogos de Porto Alegre e analisa-se as gra-vações disponibilizadas nos canais oficiais dos clubes no YouTube. A metodologia empregada é a análise de conteúdo (BARDIN, 2010) e comparativa (SCHNEIDER; SCHMITT, 1998), além do newsmaking (WOLF, 2008) e observação participante (PERUZZO, 2006). O referen-cial teórico adotado é a economia política da comunicação nas definições de Mosco (1998), Fonseca (2007) e Matterlart e Mattelart (1997). Os conceitos de jornada esportiva (FERRA-RETTO, 2014), multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002), rádio expandido (KISCHI-NHEVSKI, 2016), rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010), cultura participativa (JENKINS, 2008), e valor-notícia (TRAQUINA, 2013) orientam a análise proposta. Conclui-se que as transmissões em questão são marcadas por exageros, frases de incentivo ao clube, torcida e jogadores, conotações, apelidos à atletas e, em menor proporção, referências à momentos vito-riosos da história do clube e provocações à equipe rival da cidade. O distanciamento crítico, fator que dá à transmissão o caráter jornalístico, é condicionado ao contexto da partida favorável ou não ao clube proprietário da emissora.This work has the purpose of analyzing and comparing the sports broadcasts of Grêmio Rádio Umbro and Rádio Colorada in order to identify the format and content that characterize the fan transmission model used in these broadcasters. To this end, three sportscasts from each game radio in Porto Alegre are personally followed and the recordings made available on the official YouTube channels are analyzed. The methodology employed is content analysis (BARDIN, 2010) and comparative (SCHNEIDER; SCHMITT, 1998), in addition to newsmaking (WOLF, 2008) and participant observation (PERUZZO, 2006). The theoretical framework adopted is the political economy of communication in the definitions of Mosco (1998), Fonseca (2007) and Matterlart and Mattelart (1997). The concepts of sportscasts (FERRARETTO, 2014), mul-tiplicity of supply (BRITTOS, 2002), expanded radio (KIS-CHINHEVSKI, 2016), hypermedia radio (LOPEZ, 2010), participatory culture (JENKINS, 2008), and news value (TRAQUINA, 2013) guide the proposed analysis. It can be concluded that the broadcasts in question are marked by exaggerations, phrases of encouragement to the club, fans and players, connotations, nicknames to athletes and, to a lesser extent, references to victorious moments in the club's history and provocations to the rival city team. Critical distancing, a factor that gives the trans-mission the journalistic character, is conditioned to the context of the match favorable or not to the club owner of the station.application/pdfporRádio esportivo (Comunicação)Grêmio Rádio UmbroRádio ColoradaSports radioSportscastFanTorcida ao microfone: as jornadas esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Coloradainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Comunicação Social: Habilitação em Jornalismograduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115910.pdf.txt001115910.pdf.txtExtracted Texttext/plain256971http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212506/2/001115910.pdf.txt93b4f08875db199a7e0f5b311c8d547cMD52ORIGINAL001115910.pdfTexto completoapplication/pdf877712http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212506/1/001115910.pdfac1e54fdadc5fa92e5ad3014838fe333MD5110183/2125062020-07-30 03:38:33.793347oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212506Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-07-30T06:38:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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