Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/134007 |
Resumo: | O vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma. |
id |
UFRGS-2_a6cb15aaac12f84f85120392efbea455 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134007 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Carmem Lucia da SilvaPiovesan, Sandra Dutra2016-03-19T02:04:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/134007000976986O vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma.The vídeo is a technology that has had great prominence in society. Although it is an easily accessible technology, the teacher still finds it very difficult to work as an educational resource. This paper aims to research about the importance of video as an educational resource in the learning process, taking into account the knowledge of technology between the teacher and the student. There is the problem: how the teacher training seeks to address the technology issues, especially the production of educational video in a foreign language classroom. Based on this accomplishes is a qualitative research, which seeks to describe the researched context, a literature search and a theoretical framework that contributed to the theme, such as teacher training, the TV and the Video in the classroom, the video and the foreign language. The study proceeds through the collection and analysis of data obtained through a questionnaire applied to teachers and students in a Basic Education School State Network of Santana do Livramento Teaching. It can be seen that the video is limited to entertainment use, however, the study shows relevant as it brings a chance for the resource to be used to expand learning opportunities for students, especially in Foreign Language course (Spanish).application/pdfporProfessorFormação profissionalLíngua estrangeiraEnsinoVídeoTeacherTrainingVideoForeignLanguageUma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976986.pdf000976986.pdfTexto completoapplication/pdf477048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/1/000976986.pdf4d74169a84c305b43a8a3d03a16b27d1MD51TEXT000976986.pdf.txt000976986.pdf.txtExtracted Texttext/plain67747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/2/000976986.pdf.txt44bff591c6d088bf707fe081cdf6da19MD52THUMBNAIL000976986.pdf.jpg000976986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/3/000976986.pdf.jpg67ee1401f5aa25f31b18fa60796b8d2aMD5310183/1340072018-10-29 07:45:55.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134007Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
title |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
spellingShingle |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) Gonçalves, Carmem Lucia da Silva Professor Formação profissional Língua estrangeira Ensino Vídeo Teacher Training Video Foreign Language |
title_short |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
title_full |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
title_fullStr |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
title_full_unstemmed |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
title_sort |
Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol) |
author |
Gonçalves, Carmem Lucia da Silva |
author_facet |
Gonçalves, Carmem Lucia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carmem Lucia da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra |
contributor_str_mv |
Piovesan, Sandra Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor Formação profissional Língua estrangeira Ensino Vídeo |
topic |
Professor Formação profissional Língua estrangeira Ensino Vídeo Teacher Training Video Foreign Language |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teacher Training Video Foreign Language |
description |
O vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-19T02:04:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/134007 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000976986 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/134007 |
identifier_str_mv |
000976986 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/1/000976986.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/2/000976986.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/3/000976986.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4d74169a84c305b43a8a3d03a16b27d1 44bff591c6d088bf707fe081cdf6da19 67ee1401f5aa25f31b18fa60796b8d2a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224500827652096 |