Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Carmem Lucia da Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134007
Resumo: O vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma.
id UFRGS-2_a6cb15aaac12f84f85120392efbea455
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134007
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gonçalves, Carmem Lucia da SilvaPiovesan, Sandra Dutra2016-03-19T02:04:44Z2015http://hdl.handle.net/10183/134007000976986O vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma.The vídeo is a technology that has had great prominence in society. Although it is an easily accessible technology, the teacher still finds it very difficult to work as an educational resource. This paper aims to research about the importance of video as an educational resource in the learning process, taking into account the knowledge of technology between the teacher and the student. There is the problem: how the teacher training seeks to address the technology issues, especially the production of educational video in a foreign language classroom. Based on this accomplishes is a qualitative research, which seeks to describe the researched context, a literature search and a theoretical framework that contributed to the theme, such as teacher training, the TV and the Video in the classroom, the video and the foreign language. The study proceeds through the collection and analysis of data obtained through a questionnaire applied to teachers and students in a Basic Education School State Network of Santana do Livramento Teaching. It can be seen that the video is limited to entertainment use, however, the study shows relevant as it brings a chance for the resource to be used to expand learning opportunities for students, especially in Foreign Language course (Spanish).application/pdfporProfessorFormação profissionalLíngua estrangeiraEnsinoVídeoTeacherTrainingVideoForeignLanguageUma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000976986.pdf000976986.pdfTexto completoapplication/pdf477048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/1/000976986.pdf4d74169a84c305b43a8a3d03a16b27d1MD51TEXT000976986.pdf.txt000976986.pdf.txtExtracted Texttext/plain67747http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/2/000976986.pdf.txt44bff591c6d088bf707fe081cdf6da19MD52THUMBNAIL000976986.pdf.jpg000976986.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1132http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/3/000976986.pdf.jpg67ee1401f5aa25f31b18fa60796b8d2aMD5310183/1340072018-10-29 07:45:55.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/134007Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T10:45:55Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
title Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
spellingShingle Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
Gonçalves, Carmem Lucia da Silva
Professor
Formação profissional
Língua estrangeira
Ensino
Vídeo
Teacher
Training
Video
Foreign
Language
title_short Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
title_full Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
title_fullStr Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
title_full_unstemmed Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
title_sort Uma experiência que deu certo : o vídeo como instrumento de aprendizagem e a língua estrangeira (Espanhol)
author Gonçalves, Carmem Lucia da Silva
author_facet Gonçalves, Carmem Lucia da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Carmem Lucia da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
contributor_str_mv Piovesan, Sandra Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Formação profissional
Língua estrangeira
Ensino
Vídeo
topic Professor
Formação profissional
Língua estrangeira
Ensino
Vídeo
Teacher
Training
Video
Foreign
Language
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher
Training
Video
Foreign
Language
description O vídeo é uma das tecnologias que vem tendo grande destaque na sociedade. Embora seja uma tecnologia de fácil acesso, o professor ainda encontra muita dificuldade para trabalhar como recurso educacional. O presente trabalho tem como objetivo pesquisar sobre a importância do vídeo como recurso pedagógico no processo ensino aprendizagem, para que professores e alunos obtenham maior conhecimento sobre tecnologia, sobretudo, sua usabilidade em sala de aula. Destaca-se a problemática: de que forma o professor busca formação para enfrentar os problemas tecnológicos, sobretudo a produção do vídeo educativo em sala de aula de Língua Estrangeira. Com base nisso realiza-se uma pesquisa de cunho qualitativo, que busca descrever o contexto pesquisado, uma pesquisa bibliográfica, e um referencial teórico que contribuísse com o tema proposto, como: capacitação do professor, a TV e o Vídeo em sala de aula, o vídeo e a língua estrangeira. O estudo procede mediante a coleta e análise dos dados obtidos através de aplicação de questionário aplicado a professores e alunos em uma escola de Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Santana do Livramento. Pode-se observar que o vídeo limita-se ao uso de entretenimento, no entanto, o estudo se mostra relevante à medida que traz uma possibilidade para que o recurso seja utilizado para ampliar as possibilidades de aprendizagem dos alunos, sobretudo na disciplina de Língua Estrangeira (espanhol). Como resultado elaborou-se um projeto que teve como tema um tele jornal que propiciou aos alunos o manuseio direto das tecnologias usadas em sala de aula e puderam apresentar para os outros colegas de turma.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-19T02:04:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/134007
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000976986
url http://hdl.handle.net/10183/134007
identifier_str_mv 000976986
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/1/000976986.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/2/000976986.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/134007/3/000976986.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4d74169a84c305b43a8a3d03a16b27d1
44bff591c6d088bf707fe081cdf6da19
67ee1401f5aa25f31b18fa60796b8d2a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224500827652096