Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estivalete, Patrícia Blini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reategui, Eliseo Berni
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205472
Resumo: As tecnologias hápticas de software e hardware permitem o toque em objetos virtuais de uma cena com três direções e com feedback de força para que os usuários percebam a sensibilidade háptica dos efeitos, das texturas, das formas, do peso e das dimensões. O objetivo desta pesquisa é verificar como os sistemas hápticos apoiam os estudantes cegos na percepção de propriedades geométricas 2D ou 3D. A revisão sistemática foi guiada pelo processo de Kitchenham (2004). Dessa maneira, as buscas foram realizadas de setembro a outubro de 2017 em bases de dados internacionais – Springer, Sage Journals, ACM Digital Library (Association for Computing Machinery) e IEEE Xplore Digital Library – com o propósito de identificar trabalhos na área da ciência da computação, interação humano-computador, seguindo o protocolo de investigação entre os anos de 2000 a 2017. Os resultados demonstram que os Ambientes Virtuais Hápticos permitem aos estudantes cegos a identificação das características das formas geométricas 3D apesar das limitações de exploração possibilitadas pelos dispositivos hápticos. Dessa forma, as tecnologias hápticas de hardware e software podem proporcionar aos estudantes cegos a compreensão dos conceitos geométricos por meio de vários cenários de problemas contextualizados com o mundo real ou com a própria ciência matemática.
id UFRGS-2_a7572b590cd6d0c6dcda797a671a9220
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205472
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Estivalete, Patrícia BliniReategui, Eliseo Berni2020-02-06T04:17:14Z20191679-1916http://hdl.handle.net/10183/205472001110869As tecnologias hápticas de software e hardware permitem o toque em objetos virtuais de uma cena com três direções e com feedback de força para que os usuários percebam a sensibilidade háptica dos efeitos, das texturas, das formas, do peso e das dimensões. O objetivo desta pesquisa é verificar como os sistemas hápticos apoiam os estudantes cegos na percepção de propriedades geométricas 2D ou 3D. A revisão sistemática foi guiada pelo processo de Kitchenham (2004). Dessa maneira, as buscas foram realizadas de setembro a outubro de 2017 em bases de dados internacionais – Springer, Sage Journals, ACM Digital Library (Association for Computing Machinery) e IEEE Xplore Digital Library – com o propósito de identificar trabalhos na área da ciência da computação, interação humano-computador, seguindo o protocolo de investigação entre os anos de 2000 a 2017. Os resultados demonstram que os Ambientes Virtuais Hápticos permitem aos estudantes cegos a identificação das características das formas geométricas 3D apesar das limitações de exploração possibilitadas pelos dispositivos hápticos. Dessa forma, as tecnologias hápticas de hardware e software podem proporcionar aos estudantes cegos a compreensão dos conceitos geométricos por meio de vários cenários de problemas contextualizados com o mundo real ou com a própria ciência matemática.The software and hardware haptic technologies enable the touch of virtual objects in a three-way scene and with feedback of strength so that users perceive the haptic sensitivity of effects, textures, shapes, weight and dimensions. The aim of this research is to verify how the haptic systems support blind students in the perception of 2D or 3D geometric properties. The systematic review was guided by the Kitchenham process (2004). In this way, the searches were carried out from September to October 2017 in international databases – Springer, Sage Journals, ACM Digital Library (Association for Computing Machinery) and IEEE Xplore Digital Library – for the purpose of identifying works in Area of computer science, human-machine interaction, following the protocol of investigation between the years of 2000 to 2017. The results demonstrate that the haptic virtual environments allow blind students to identify the characteristics of 3D geometric shapes despite the limitations of exploitation made possible by the haptic devices. Thus, hardware and software haptic technologies can provide blind students with understanding of geometric concepts through various scenarios of contextualized problems with the real world or mathematical science itself.application/pdfporRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [9] p.Tecnologia educacionalCegoHaptic PerceptionBlindGeometryHaptic TechnologyPercepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticosPerception of blind students on 3D geometric features using haptic systems info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110869.pdf.txt001110869.pdf.txtExtracted Texttext/plain31075http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205472/2/001110869.pdf.txt7e57e064270e186bc01344b81b40fa51MD52ORIGINAL001110869.pdfTexto completoapplication/pdf988979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205472/1/001110869.pdf0bf876043c458a184387c65ca8c0834cMD5110183/2054722020-02-07 05:14:50.385244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205472Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:14:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Perception of blind students on 3D geometric features using haptic systems
title Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
spellingShingle Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
Estivalete, Patrícia Blini
Tecnologia educacional
Cego
Haptic Perception
Blind
Geometry
Haptic Technology
title_short Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
title_full Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
title_fullStr Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
title_full_unstemmed Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
title_sort Percepção de estudantes cegos sobre características geométricas 3D utilizando sistemas hápticos
author Estivalete, Patrícia Blini
author_facet Estivalete, Patrícia Blini
Reategui, Eliseo Berni
author_role author
author2 Reategui, Eliseo Berni
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Estivalete, Patrícia Blini
Reategui, Eliseo Berni
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia educacional
Cego
topic Tecnologia educacional
Cego
Haptic Perception
Blind
Geometry
Haptic Technology
dc.subject.eng.fl_str_mv Haptic Perception
Blind
Geometry
Haptic Technology
description As tecnologias hápticas de software e hardware permitem o toque em objetos virtuais de uma cena com três direções e com feedback de força para que os usuários percebam a sensibilidade háptica dos efeitos, das texturas, das formas, do peso e das dimensões. O objetivo desta pesquisa é verificar como os sistemas hápticos apoiam os estudantes cegos na percepção de propriedades geométricas 2D ou 3D. A revisão sistemática foi guiada pelo processo de Kitchenham (2004). Dessa maneira, as buscas foram realizadas de setembro a outubro de 2017 em bases de dados internacionais – Springer, Sage Journals, ACM Digital Library (Association for Computing Machinery) e IEEE Xplore Digital Library – com o propósito de identificar trabalhos na área da ciência da computação, interação humano-computador, seguindo o protocolo de investigação entre os anos de 2000 a 2017. Os resultados demonstram que os Ambientes Virtuais Hápticos permitem aos estudantes cegos a identificação das características das formas geométricas 3D apesar das limitações de exploração possibilitadas pelos dispositivos hápticos. Dessa forma, as tecnologias hápticas de hardware e software podem proporcionar aos estudantes cegos a compreensão dos conceitos geométricos por meio de vários cenários de problemas contextualizados com o mundo real ou com a própria ciência matemática.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:17:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205472
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110869
identifier_str_mv 1679-1916
001110869
url http://hdl.handle.net/10183/205472
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 17, n.1 (jul. 2019), [9] p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205472/2/001110869.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205472/1/001110869.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e57e064270e186bc01344b81b40fa51
0bf876043c458a184387c65ca8c0834c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985493110784