Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwengber, Jacson
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36954
Resumo: O presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método.
id UFRGS-2_a7936cef3b0a525c2a182abbfa668d93
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36954
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Schwengber, JacsonVargas, Anderson Zalewski2012-01-27T01:19:50Z2011http://hdl.handle.net/10183/36954000819280O presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método.application/pdfporRetóricaVerney, Luis Antonio, 1713-1792EnsinoLeituraEscritaVerney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2011História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819280.pdf.txt000819280.pdf.txtExtracted Texttext/plain176032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/2/000819280.pdf.txtbb4f4bd75c6374963485ddc8b3097e9dMD52ORIGINAL000819280.pdf000819280.pdfTexto completoapplication/pdf539578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/1/000819280.pdf545fc15570c61f4eeb0b42718b1492beMD51THUMBNAIL000819280.pdf.jpg000819280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/3/000819280.pdf.jpg2097f3fc003b4b339db7cbfc71611777MD5310183/369542022-08-06 04:54:26.559125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
title Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
spellingShingle Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
Schwengber, Jacson
Retórica
Verney, Luis Antonio, 1713-1792
Ensino
Leitura
Escrita
title_short Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
title_full Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
title_fullStr Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
title_full_unstemmed Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
title_sort Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
author Schwengber, Jacson
author_facet Schwengber, Jacson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwengber, Jacson
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
contributor_str_mv Vargas, Anderson Zalewski
dc.subject.por.fl_str_mv Retórica
Verney, Luis Antonio, 1713-1792
Ensino
Leitura
Escrita
topic Retórica
Verney, Luis Antonio, 1713-1792
Ensino
Leitura
Escrita
description O presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-01-27T01:19:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/36954
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000819280
url http://hdl.handle.net/10183/36954
identifier_str_mv 000819280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/2/000819280.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/1/000819280.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/3/000819280.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bb4f4bd75c6374963485ddc8b3097e9d
545fc15570c61f4eeb0b42718b1492be
2097f3fc003b4b339db7cbfc71611777
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447072001753088