Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/36954 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método. |
id |
UFRGS-2_a7936cef3b0a525c2a182abbfa668d93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36954 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Schwengber, JacsonVargas, Anderson Zalewski2012-01-27T01:19:50Z2011http://hdl.handle.net/10183/36954000819280O presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método.application/pdfporRetóricaVerney, Luis Antonio, 1713-1792EnsinoLeituraEscritaVerney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPorto Alegre, BR-RS2011História: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000819280.pdf.txt000819280.pdf.txtExtracted Texttext/plain176032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/2/000819280.pdf.txtbb4f4bd75c6374963485ddc8b3097e9dMD52ORIGINAL000819280.pdf000819280.pdfTexto completoapplication/pdf539578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/1/000819280.pdf545fc15570c61f4eeb0b42718b1492beMD51THUMBNAIL000819280.pdf.jpg000819280.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/3/000819280.pdf.jpg2097f3fc003b4b339db7cbfc71611777MD5310183/369542022-08-06 04:54:26.559125oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36954Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:54:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
title |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
spellingShingle |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII Schwengber, Jacson Retórica Verney, Luis Antonio, 1713-1792 Ensino Leitura Escrita |
title_short |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
title_full |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
title_fullStr |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
title_full_unstemmed |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
title_sort |
Verney leitor de Quintiliano : a apropriação da retórica latina na formação intelectual do século XVIII |
author |
Schwengber, Jacson |
author_facet |
Schwengber, Jacson |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schwengber, Jacson |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vargas, Anderson Zalewski |
contributor_str_mv |
Vargas, Anderson Zalewski |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Retórica Verney, Luis Antonio, 1713-1792 Ensino Leitura Escrita |
topic |
Retórica Verney, Luis Antonio, 1713-1792 Ensino Leitura Escrita |
description |
O presente trabalho tem como objeto principal o corpus documental composto pelas Cartas Quinta e Sexta, de o Verdadeiro Método de Estudar, obra de autoria do pensador português Luís António Verney. Este tratado composto por dezesseis cartas, originalmente divididas em dois tomos, foi publicado pela primeira vez no ano de 1746, na cidade italiana de Nápoles. Escrita de forma epistolar e vazada em tom irônico, continha um arsenal combativo ao sistema de ensino dos inacianos e propunha algumas reflexões para a formação de um novo método pedagógico, mais adequado aos novos tempos. Porém, a ruptura não foi completa, na esteira da tradição letrada do humanismo renascentista e do sistema de ensino jesuítico, Verney também apresentou os “Antigos” como modelo de bom gosto literário e exemplo de aplicação de técnicas retóricas. Por isso o objetivo desta pesquisa foi identificar como, a partir da leitura e da interpretação da obra de Quintiliano, Verney se apropriou de elementos da antiguidade latina na escrita das cartas cinco e seis do seu Método. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-01-27T01:19:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/36954 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000819280 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/36954 |
identifier_str_mv |
000819280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/2/000819280.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/1/000819280.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36954/3/000819280.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bb4f4bd75c6374963485ddc8b3097e9d 545fc15570c61f4eeb0b42718b1492be 2097f3fc003b4b339db7cbfc71611777 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447072001753088 |