A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/139560 |
Resumo: | O fenômeno urbano tem sido objeto de análise de diversos estudos, tanto da sociologia como da geografia e do urbanismo. Pela primeira vez na história da humanidade a população urbana ultrapassou em números a população rural. Este fenômeno trouxe consigo uma série de questões sobre a problemática das grandes cidades em escala global (desemprego, subemprego, precarização de direitos sociais como saúde, moradia, educação, etc.), com impactos econômicos, políticos, sociais e ambientais. As cidades passaram a ser objeto de cobiça, tanto do ponto de vista do capital quanto dos trabalhadores. As tensões presentes nesta relação de disputa são objeto de análise daqueles que protagonizam um movimento mundial pelo direito à cidade. A investigação presente neste trabalho configura-se como um ensaio exploratório e de revisão bibliográfica, e tem como instrumento o diálogo com a sociologia da educação, a sociologia urbana, a geografia crítica e o urbanismo. Tendo como ponto de partida a obra O Direito à Cidade, de Henri Lefebvre (2013), este trabalho referencia-se também nos estudos de Harvey (2014), Davis (2006b), Lipman (2013), Anderson (2008), Gramsci (2011), Mészáros (2005), dentre outros. Como resultado das análises, emergiu a preocupação de aproximarmos as pautas que reivindicam o direito à educação com o tema do direito à cidade. Verificou-se, ainda, a importância do diálogo entre a educação não-escolar e escolar para a constituição de novas experiências, que aproximam a escola e a educação dos movimentos sociais que lutam por cidades mais dignas e humanas, no sentido de formar para a participação política, sendo ambas de grande importância no processo de conscientização e emancipação dos trabalhadores. |
id |
UFRGS-2_a7b927d12e8cbee13427708877ebf439 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139560 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Cabral, Márcio PereiraFischer, Maria Clara Bueno2016-04-26T02:07:49Z2015http://hdl.handle.net/10183/139560000990575O fenômeno urbano tem sido objeto de análise de diversos estudos, tanto da sociologia como da geografia e do urbanismo. Pela primeira vez na história da humanidade a população urbana ultrapassou em números a população rural. Este fenômeno trouxe consigo uma série de questões sobre a problemática das grandes cidades em escala global (desemprego, subemprego, precarização de direitos sociais como saúde, moradia, educação, etc.), com impactos econômicos, políticos, sociais e ambientais. As cidades passaram a ser objeto de cobiça, tanto do ponto de vista do capital quanto dos trabalhadores. As tensões presentes nesta relação de disputa são objeto de análise daqueles que protagonizam um movimento mundial pelo direito à cidade. A investigação presente neste trabalho configura-se como um ensaio exploratório e de revisão bibliográfica, e tem como instrumento o diálogo com a sociologia da educação, a sociologia urbana, a geografia crítica e o urbanismo. Tendo como ponto de partida a obra O Direito à Cidade, de Henri Lefebvre (2013), este trabalho referencia-se também nos estudos de Harvey (2014), Davis (2006b), Lipman (2013), Anderson (2008), Gramsci (2011), Mészáros (2005), dentre outros. Como resultado das análises, emergiu a preocupação de aproximarmos as pautas que reivindicam o direito à educação com o tema do direito à cidade. Verificou-se, ainda, a importância do diálogo entre a educação não-escolar e escolar para a constituição de novas experiências, que aproximam a escola e a educação dos movimentos sociais que lutam por cidades mais dignas e humanas, no sentido de formar para a participação política, sendo ambas de grande importância no processo de conscientização e emancipação dos trabalhadores.application/pdfporDireito à educaçãoMovimentos sociaisA educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2015Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000990575.pdf000990575.pdfTexto completoapplication/pdf1376691http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139560/1/000990575.pdf3e4b43064b94db1ca9f662fa51d255e7MD51TEXT000990575.pdf.txt000990575.pdf.txtExtracted Texttext/plain113298http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139560/2/000990575.pdf.txtafee8c54e1af8c5862f66f35eed99980MD52THUMBNAIL000990575.pdf.jpg000990575.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg944http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139560/3/000990575.pdf.jpg2b43b51c2f6056cb15885133f3a7310cMD5310183/1395602018-10-25 09:14:26.165oai:www.lume.ufrgs.br:10183/139560Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:14:26Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
title |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
spellingShingle |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre Cabral, Márcio Pereira Direito à educação Movimentos sociais |
title_short |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
title_full |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
title_fullStr |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
title_full_unstemmed |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
title_sort |
A educação e o direito à cidade : imaginando novas possibilidades na perspectiva da “utopia experimental” de Henri Lefebvre |
author |
Cabral, Márcio Pereira |
author_facet |
Cabral, Márcio Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Márcio Pereira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fischer, Maria Clara Bueno |
contributor_str_mv |
Fischer, Maria Clara Bueno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito à educação Movimentos sociais |
topic |
Direito à educação Movimentos sociais |
description |
O fenômeno urbano tem sido objeto de análise de diversos estudos, tanto da sociologia como da geografia e do urbanismo. Pela primeira vez na história da humanidade a população urbana ultrapassou em números a população rural. Este fenômeno trouxe consigo uma série de questões sobre a problemática das grandes cidades em escala global (desemprego, subemprego, precarização de direitos sociais como saúde, moradia, educação, etc.), com impactos econômicos, políticos, sociais e ambientais. As cidades passaram a ser objeto de cobiça, tanto do ponto de vista do capital quanto dos trabalhadores. As tensões presentes nesta relação de disputa são objeto de análise daqueles que protagonizam um movimento mundial pelo direito à cidade. A investigação presente neste trabalho configura-se como um ensaio exploratório e de revisão bibliográfica, e tem como instrumento o diálogo com a sociologia da educação, a sociologia urbana, a geografia crítica e o urbanismo. Tendo como ponto de partida a obra O Direito à Cidade, de Henri Lefebvre (2013), este trabalho referencia-se também nos estudos de Harvey (2014), Davis (2006b), Lipman (2013), Anderson (2008), Gramsci (2011), Mészáros (2005), dentre outros. Como resultado das análises, emergiu a preocupação de aproximarmos as pautas que reivindicam o direito à educação com o tema do direito à cidade. Verificou-se, ainda, a importância do diálogo entre a educação não-escolar e escolar para a constituição de novas experiências, que aproximam a escola e a educação dos movimentos sociais que lutam por cidades mais dignas e humanas, no sentido de formar para a participação política, sendo ambas de grande importância no processo de conscientização e emancipação dos trabalhadores. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-26T02:07:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/139560 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000990575 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/139560 |
identifier_str_mv |
000990575 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139560/1/000990575.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139560/2/000990575.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/139560/3/000990575.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3e4b43064b94db1ca9f662fa51d255e7 afee8c54e1af8c5862f66f35eed99980 2b43b51c2f6056cb15885133f3a7310c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224506506739712 |