O processo de leitura compartilhada em ambiente digital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polonia, Eunice
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Patrícia da Silva Campelo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29338
Resumo: Este trabalho tem como propósito investigar como ocorre a leitura em ambiente digital, quando textos em língua estrangeira são produzidos a fim de serem compartilhados entre alunos que utilizam um editor eletrônico de texto coletivo. Partindo da noção de comunidades de prática, observa-se que a presença do leitor/colega, atuando como o interlocutor para o qual um texto é escrito, pode ter influência sobre o processo de escrita de aprendizes em ambiente digital, visto que a leitura passa a ser parte vital do processo de compartilhamento de produções textuais. Desse modo, são apresentados dados que refletem as interações, em meio eletrônico, entre alunos de língua estrangeira, que atuam como leitores e autores de textos produzidos no editor de texto coletivo. A partir do exame dessas interações, podemos observar que houve um feedback mútuo por parte dos alunos, que atuaram como revisores, leitores e apreciadores dos textos de seus colegas, construindo uma aprendizagem significativa em meio digital.
id UFRGS-2_a7ca1d7fa70dc37323ad888ee1c3ffa0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29338
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Polonia, EuniceCosta, Patrícia da Silva Campelo2011-06-02T06:00:48Z20101679-1916http://hdl.handle.net/10183/29338000762512Este trabalho tem como propósito investigar como ocorre a leitura em ambiente digital, quando textos em língua estrangeira são produzidos a fim de serem compartilhados entre alunos que utilizam um editor eletrônico de texto coletivo. Partindo da noção de comunidades de prática, observa-se que a presença do leitor/colega, atuando como o interlocutor para o qual um texto é escrito, pode ter influência sobre o processo de escrita de aprendizes em ambiente digital, visto que a leitura passa a ser parte vital do processo de compartilhamento de produções textuais. Desse modo, são apresentados dados que refletem as interações, em meio eletrônico, entre alunos de língua estrangeira, que atuam como leitores e autores de textos produzidos no editor de texto coletivo. A partir do exame dessas interações, podemos observar que houve um feedback mútuo por parte dos alunos, que atuaram como revisores, leitores e apreciadores dos textos de seus colegas, construindo uma aprendizagem significativa em meio digital.This research has the aim of investigating how reading occurs on digital environment when texts in a foreign language are written and shared among students who use a collaborative text editor. Focusing on the notion of community of practice, we can observe that the presence of a reader/colleague acting as interlocutor can have an influence on the process of writing by learners on digital environment, since reading is a vital step through the process of sharing textual productions. This way, we present data which reflects interactions among foreign language students, in electronic means, who act as readers and authors of texts produced in the collaborative text editor. Through the exam of these interactions, we can perceive there was a mutual feedback among students, who had the roles of reviewers and readers, building a meaningful learning on digital environment.application/pdfporRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.Editor de textoLeituraAmbiente digitalProdução textualReadingDigital environmentCollaborative text editorO processo de leitura compartilhada em ambiente digitalThe process of shared reading on digital environment info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000762512.pdf000762512.pdfTexto completoapplication/pdf108244http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29338/1/000762512.pdfcfe6be2b59a20be44cea02229ddb2790MD51TEXT000762512.pdf.txt000762512.pdf.txtExtracted Texttext/plain34266http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29338/2/000762512.pdf.txt2b0ea098e2824e156644907a90788bb1MD52THUMBNAIL000762512.pdf.jpg000762512.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29338/3/000762512.pdf.jpg637a206f5ba5f5596e166acd3c1386dfMD5310183/293382018-10-19 10:48:38.588oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29338Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:48:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The process of shared reading on digital environment
title O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
spellingShingle O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
Polonia, Eunice
Editor de texto
Leitura
Ambiente digital
Produção textual
Reading
Digital environment
Collaborative text editor
title_short O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
title_full O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
title_fullStr O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
title_full_unstemmed O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
title_sort O processo de leitura compartilhada em ambiente digital
author Polonia, Eunice
author_facet Polonia, Eunice
Costa, Patrícia da Silva Campelo
author_role author
author2 Costa, Patrícia da Silva Campelo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polonia, Eunice
Costa, Patrícia da Silva Campelo
dc.subject.por.fl_str_mv Editor de texto
Leitura
Ambiente digital
Produção textual
topic Editor de texto
Leitura
Ambiente digital
Produção textual
Reading
Digital environment
Collaborative text editor
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading
Digital environment
Collaborative text editor
description Este trabalho tem como propósito investigar como ocorre a leitura em ambiente digital, quando textos em língua estrangeira são produzidos a fim de serem compartilhados entre alunos que utilizam um editor eletrônico de texto coletivo. Partindo da noção de comunidades de prática, observa-se que a presença do leitor/colega, atuando como o interlocutor para o qual um texto é escrito, pode ter influência sobre o processo de escrita de aprendizes em ambiente digital, visto que a leitura passa a ser parte vital do processo de compartilhamento de produções textuais. Desse modo, são apresentados dados que refletem as interações, em meio eletrônico, entre alunos de língua estrangeira, que atuam como leitores e autores de textos produzidos no editor de texto coletivo. A partir do exame dessas interações, podemos observar que houve um feedback mútuo por parte dos alunos, que atuaram como revisores, leitores e apreciadores dos textos de seus colegas, construindo uma aprendizagem significativa em meio digital.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29338
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1679-1916
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000762512
identifier_str_mv 1679-1916
000762512
url http://hdl.handle.net/10183/29338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 8, n. 2 (jul. 2010), 10 f.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29338/1/000762512.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29338/2/000762512.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29338/3/000762512.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cfe6be2b59a20be44cea02229ddb2790
2b0ea098e2824e156644907a90788bb1
637a206f5ba5f5596e166acd3c1386df
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447424688193536