Do outro lado da história : uma experiência literária e digital
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201716 |
Resumo: | Essa monografia tem como principal objetivo identificar a contribuição que a utilização do Editor de Texto Coletivo (ETC) pode proporcionar no processo de construção de um texto literário. Em consonância com esse objetivo, buscou-se compreender como os alunos percebem o trabalho no ETC, analisando a satisfação com o trabalho de autoria em um editor de texto coletivo. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir da proposta de estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionário. Como resultado, reconhece-se que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente se construído a partir de constante reflexão sobre o fazer pedagógico. Da mesma forma, é preciso considerar as atividades de produção textual como tarefas de suma importância para o desenvolvimento do sujeito, seja em seu perfil acadêmico ou pessoal, pois a competência de escrever textos e o autorreconhecimento da capacidade linguística são oportunizadas a partir de experiências proporcionadas em atividades como o projeto Do outro lado da história. Os resultados observados a partir da análise desse projeto tornam evidente a contribuição e o estímulo que a utilização do ETC proporcionou ao público-alvo, os estudantes em sua etapa final da Educação Básica. Espera-se que essa pesquisa contribua para o desenvolvimento de projetos e atividades cuja prioridade seja o estímulo ao “gosto” pela escrita e pelo exercício da autoconfiança na competência produtiva de textos em quaisquer gêneros, com destaque aos textos literários. |
id |
UFRGS-2_eb8b2b9efcaf3b41eda0454db4888fdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201716 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Oliveira, Michele Souza deZank, Cláudia2019-11-14T03:53:50Z2019http://hdl.handle.net/10183/201716001106510Essa monografia tem como principal objetivo identificar a contribuição que a utilização do Editor de Texto Coletivo (ETC) pode proporcionar no processo de construção de um texto literário. Em consonância com esse objetivo, buscou-se compreender como os alunos percebem o trabalho no ETC, analisando a satisfação com o trabalho de autoria em um editor de texto coletivo. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir da proposta de estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionário. Como resultado, reconhece-se que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente se construído a partir de constante reflexão sobre o fazer pedagógico. Da mesma forma, é preciso considerar as atividades de produção textual como tarefas de suma importância para o desenvolvimento do sujeito, seja em seu perfil acadêmico ou pessoal, pois a competência de escrever textos e o autorreconhecimento da capacidade linguística são oportunizadas a partir de experiências proporcionadas em atividades como o projeto Do outro lado da história. Os resultados observados a partir da análise desse projeto tornam evidente a contribuição e o estímulo que a utilização do ETC proporcionou ao público-alvo, os estudantes em sua etapa final da Educação Básica. Espera-se que essa pesquisa contribua para o desenvolvimento de projetos e atividades cuja prioridade seja o estímulo ao “gosto” pela escrita e pelo exercício da autoconfiança na competência produtiva de textos em quaisquer gêneros, com destaque aos textos literários.This monograph has as main objective to identify the contribution that the use of the Collective Text Editor (ETC) can provide in the process of construction of a literary text. In line with this objective, we sought to understand how the students perceive the work in the ETC, analyzing the satisfaction with the work of authorship in a collective text editor. To reach the proposed objectives, a qualitative and quantitative research was carried out based on the case study proposal. Data were collected through a questionnaire. As a result, it is recognized that the teaching-learning process becomes more efficient if constructed from constant reflection on the pedagogical doing. Likewise, it is necessary to consider the activities of textual production as tasks of great importance for the development of the subject, be it in their academic or personal profile, since the competence to write texts and the selfrecognition of the linguistic capacity are opportunistic from the experiences provided in activities such as the project On the other side of history. The results observed from the analysis of this project make evident the contribution and the stimulus that the use of ETC provided to the target audience, students in their final stage of Basic Education. It is hoped that this research contributes to the development of projects and activities whose priority is to stimulate the "taste" for writing and the exercise of self-confidence in the productive competence of texts in any genres, with emphasis on literary texts. Title On the other side of the story: A literary and digital experience.application/pdfporEditor de textoAutoriaTexto literárioProdução textualSchoolHigh schoolAuthorshipCollective Text EditorDo outro lado da história : uma experiência literária e digitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019especializaçãoEspecialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001106510.pdf.txt001106510.pdf.txtExtracted Texttext/plain61537http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201716/2/001106510.pdf.txt49b1c7914421aeb5d8874d519927b8c2MD52ORIGINAL001106510.pdfTexto completoapplication/pdf889544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201716/1/001106510.pdf31d187b61e60aabee4e9c0695d030b42MD5110183/2017162019-11-15 04:50:44.559494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201716Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-11-15T06:50:44Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
title |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
spellingShingle |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital Oliveira, Michele Souza de Editor de texto Autoria Texto literário Produção textual School High school Authorship Collective Text Editor |
title_short |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
title_full |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
title_fullStr |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
title_full_unstemmed |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
title_sort |
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital |
author |
Oliveira, Michele Souza de |
author_facet |
Oliveira, Michele Souza de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Michele Souza de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zank, Cláudia |
contributor_str_mv |
Zank, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Editor de texto Autoria Texto literário Produção textual |
topic |
Editor de texto Autoria Texto literário Produção textual School High school Authorship Collective Text Editor |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
School High school Authorship Collective Text Editor |
description |
Essa monografia tem como principal objetivo identificar a contribuição que a utilização do Editor de Texto Coletivo (ETC) pode proporcionar no processo de construção de um texto literário. Em consonância com esse objetivo, buscou-se compreender como os alunos percebem o trabalho no ETC, analisando a satisfação com o trabalho de autoria em um editor de texto coletivo. Para atingir os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa qualitativa e quantitativa a partir da proposta de estudo de caso. Os dados foram coletados através de questionário. Como resultado, reconhece-se que o processo de ensino-aprendizagem se torna mais eficiente se construído a partir de constante reflexão sobre o fazer pedagógico. Da mesma forma, é preciso considerar as atividades de produção textual como tarefas de suma importância para o desenvolvimento do sujeito, seja em seu perfil acadêmico ou pessoal, pois a competência de escrever textos e o autorreconhecimento da capacidade linguística são oportunizadas a partir de experiências proporcionadas em atividades como o projeto Do outro lado da história. Os resultados observados a partir da análise desse projeto tornam evidente a contribuição e o estímulo que a utilização do ETC proporcionou ao público-alvo, os estudantes em sua etapa final da Educação Básica. Espera-se que essa pesquisa contribua para o desenvolvimento de projetos e atividades cuja prioridade seja o estímulo ao “gosto” pela escrita e pelo exercício da autoconfiança na competência produtiva de textos em quaisquer gêneros, com destaque aos textos literários. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-11-14T03:53:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/201716 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001106510 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/201716 |
identifier_str_mv |
001106510 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201716/2/001106510.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201716/1/001106510.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
49b1c7914421aeb5d8874d519927b8c2 31d187b61e60aabee4e9c0695d030b42 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447255393501184 |