Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/199291 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil (Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso, como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em seus planejamentos e rotinas. |
id |
UFRGS-2_a7feb6b4e63f69db0390ff36694afc31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199291 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Luísa Gijsen dosCorso, Luciana Vellinho2019-09-13T03:50:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/199291001100611O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil (Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso, como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em seus planejamentos e rotinas.application/pdfporDiversidadeAprendizagemPlanejamentoEducação infantilDiversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100611.pdf.txt001100611.pdf.txtExtracted Texttext/plain74112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/2/001100611.pdf.txt8fceb9e8eaa7a54566b5763cc9e30359MD52ORIGINAL001100611.pdfTexto completoapplication/pdf392968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/1/001100611.pdf47cf824679532fd2eef873cabff662b9MD5110183/1992912019-09-14 03:54:47.506697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
title |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
spellingShingle |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar Santos, Luísa Gijsen dos Diversidade Aprendizagem Planejamento Educação infantil |
title_short |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
title_full |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
title_fullStr |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
title_full_unstemmed |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
title_sort |
Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar |
author |
Santos, Luísa Gijsen dos |
author_facet |
Santos, Luísa Gijsen dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Luísa Gijsen dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diversidade Aprendizagem Planejamento Educação infantil |
topic |
Diversidade Aprendizagem Planejamento Educação infantil |
description |
O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil (Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso, como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em seus planejamentos e rotinas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-09-13T03:50:18Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/199291 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100611 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/199291 |
identifier_str_mv |
001100611 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/2/001100611.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/1/001100611.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8fceb9e8eaa7a54566b5763cc9e30359 47cf824679532fd2eef873cabff662b9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447249682956288 |