Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luísa Gijsen dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/199291
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil (Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso, como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em seus planejamentos e rotinas.
id UFRGS-2_a7feb6b4e63f69db0390ff36694afc31
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199291
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Luísa Gijsen dosCorso, Luciana Vellinho2019-09-13T03:50:18Z2019http://hdl.handle.net/10183/199291001100611O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil (Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso, como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em seus planejamentos e rotinas.application/pdfporDiversidadeAprendizagemPlanejamentoEducação infantilDiversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100611.pdf.txt001100611.pdf.txtExtracted Texttext/plain74112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/2/001100611.pdf.txt8fceb9e8eaa7a54566b5763cc9e30359MD52ORIGINAL001100611.pdfTexto completoapplication/pdf392968http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/1/001100611.pdf47cf824679532fd2eef873cabff662b9MD5110183/1992912019-09-14 03:54:47.506697oai:www.lume.ufrgs.br:10183/199291Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-09-14T06:54:47Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
title Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
spellingShingle Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
Santos, Luísa Gijsen dos
Diversidade
Aprendizagem
Planejamento
Educação infantil
title_short Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
title_full Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
title_fullStr Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
title_full_unstemmed Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
title_sort Diversidades de aprendizagem na educação infantil : uma investigação no cotidiano escolar
author Santos, Luísa Gijsen dos
author_facet Santos, Luísa Gijsen dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Luísa Gijsen dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Corso, Luciana Vellinho
contributor_str_mv Corso, Luciana Vellinho
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade
Aprendizagem
Planejamento
Educação infantil
topic Diversidade
Aprendizagem
Planejamento
Educação infantil
description O presente trabalho trata-se de um estudo exploratório baseado em uma entrevista semiestruturada realizada com três professoras da Rede Municipal de Educação Infantil de Porto Alegre. A pesquisa tem como objetivo geral verificar se a diversidade de aprendizagem é valorizada e respeitada nos três grupos de Educação Infantil (Berçário 1, Maternal 1 e Jardim B) dos quais as professoras fazem parte. Além disso, como objetivos específicos, visa evidenciar se há intencionalidade em promover a diversidade de aprendizagem na rotina e no planejamento pedagógico das docentes e investigar se há respeito à diversidade de tempo, ritmo e formas de aprender no cotidiano das crianças. O trabalho tem como principais referenciais os estudos de Luciana Corso, Maria Carmem Barbosa e Paulo Fochi. Procura-se analisar as frustrações da tentativa de flexibilização dentro de uma rigidez de horários presente na rotina da Educação Infantil; a frustração da falta de tempo para um planejamento potente e, em consequência, de um registro de qualidade; e o respeito aos direitos e às individualidades de cada bebê e de cada criança. Assim, os achados do trabalho demonstram um entendimento e respeito das educadoras sobre as diversidades de aprendizagem. Porém, não foi evidenciada uma valorização dessas educadoras em seus planejamentos e rotinas.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-13T03:50:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/199291
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100611
url http://hdl.handle.net/10183/199291
identifier_str_mv 001100611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/2/001100611.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/199291/1/001100611.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8fceb9e8eaa7a54566b5763cc9e30359
47cf824679532fd2eef873cabff662b9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447249682956288