Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/171055 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família-escola, por meio de uma revisão não sistemática da literatura sobre esse assunto. Ambos os contextos são fundamentais para o desenvolvimento humano e têm diferentes funções no que diz respeito à socialização e à educação das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, revisam-se alguns aspectos históricos referentes a mudanças ocorridas nesses dois contextos ao longo do tempo. A seguir, considerando-se essas diversas mudanças ocorridas tanto na família quanto na escola, questiona-se a ideia de que, atualmente, haveria uma crise na família. Por fim, apresentam-se algumas das principais dificuldades, assim como vantagens e possibilidades de uma maior aproximação entre família e escola. |
id |
UFRGS-2_a85ccc984a299f0deb10501f946b20f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171055 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bonfante, Maria EduardaFreitas, Lia Beatriz de Lucca2017-12-09T02:25:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/171055001054417Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família-escola, por meio de uma revisão não sistemática da literatura sobre esse assunto. Ambos os contextos são fundamentais para o desenvolvimento humano e têm diferentes funções no que diz respeito à socialização e à educação das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, revisam-se alguns aspectos históricos referentes a mudanças ocorridas nesses dois contextos ao longo do tempo. A seguir, considerando-se essas diversas mudanças ocorridas tanto na família quanto na escola, questiona-se a ideia de que, atualmente, haveria uma crise na família. Por fim, apresentam-se algumas das principais dificuldades, assim como vantagens e possibilidades de uma maior aproximação entre família e escola.This study has as its goal to understand the family–school relation, by way of a non-systematic review of the literature on this topic. Both contexts are fundamental to human development and have different functions with respect to the socialization and education of children and adolescents. Some historical facts relevant to the changes that have occurred in these two contexts over time will first be discussed. Subsequently, based on the various changes that have taken place both within the family and at school, the idea that currently there is a crisis in the family will be questioned. Finally, some of the principle difficulties will be presented, together with the advantages and possibilities of a greater approximation between home and school.application/pdfporRelações pais-escolaFamíliaRelações familiaresFamilyFamily-school relationshipSchoolFamília e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054417.pdf001054417.pdfTexto completoapplication/pdf307934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/1/001054417.pdfcee55c8b9e8e45cb97677ab416b2aa15MD51TEXT001054417.pdf.txt001054417.pdf.txtExtracted Texttext/plain52533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/2/001054417.pdf.txt33299a61d738d5d9b7dfaea022786092MD5210183/1710552022-06-15 04:46:15.927754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
title |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
spellingShingle |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades Bonfante, Maria Eduarda Relações pais-escola Família Relações familiares Family Family-school relationship School |
title_short |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
title_full |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
title_fullStr |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
title_sort |
Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades |
author |
Bonfante, Maria Eduarda |
author_facet |
Bonfante, Maria Eduarda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bonfante, Maria Eduarda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
contributor_str_mv |
Freitas, Lia Beatriz de Lucca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações pais-escola Família Relações familiares |
topic |
Relações pais-escola Família Relações familiares Family Family-school relationship School |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Family Family-school relationship School |
description |
Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família-escola, por meio de uma revisão não sistemática da literatura sobre esse assunto. Ambos os contextos são fundamentais para o desenvolvimento humano e têm diferentes funções no que diz respeito à socialização e à educação das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, revisam-se alguns aspectos históricos referentes a mudanças ocorridas nesses dois contextos ao longo do tempo. A seguir, considerando-se essas diversas mudanças ocorridas tanto na família quanto na escola, questiona-se a ideia de que, atualmente, haveria uma crise na família. Por fim, apresentam-se algumas das principais dificuldades, assim como vantagens e possibilidades de uma maior aproximação entre família e escola. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-12-09T02:25:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/171055 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001054417 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/171055 |
identifier_str_mv |
001054417 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/1/001054417.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/2/001054417.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cee55c8b9e8e45cb97677ab416b2aa15 33299a61d738d5d9b7dfaea022786092 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224541736796160 |