Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfante, Maria Eduarda
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/171055
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família-escola, por meio de uma revisão não sistemática da literatura sobre esse assunto. Ambos os contextos são fundamentais para o desenvolvimento humano e têm diferentes funções no que diz respeito à socialização e à educação das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, revisam-se alguns aspectos históricos referentes a mudanças ocorridas nesses dois contextos ao longo do tempo. A seguir, considerando-se essas diversas mudanças ocorridas tanto na família quanto na escola, questiona-se a ideia de que, atualmente, haveria uma crise na família. Por fim, apresentam-se algumas das principais dificuldades, assim como vantagens e possibilidades de uma maior aproximação entre família e escola.
id UFRGS-2_a85ccc984a299f0deb10501f946b20f4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171055
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bonfante, Maria EduardaFreitas, Lia Beatriz de Lucca2017-12-09T02:25:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/171055001054417Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família-escola, por meio de uma revisão não sistemática da literatura sobre esse assunto. Ambos os contextos são fundamentais para o desenvolvimento humano e têm diferentes funções no que diz respeito à socialização e à educação das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, revisam-se alguns aspectos históricos referentes a mudanças ocorridas nesses dois contextos ao longo do tempo. A seguir, considerando-se essas diversas mudanças ocorridas tanto na família quanto na escola, questiona-se a ideia de que, atualmente, haveria uma crise na família. Por fim, apresentam-se algumas das principais dificuldades, assim como vantagens e possibilidades de uma maior aproximação entre família e escola.This study has as its goal to understand the family–school relation, by way of a non-systematic review of the literature on this topic. Both contexts are fundamental to human development and have different functions with respect to the socialization and education of children and adolescents. Some historical facts relevant to the changes that have occurred in these two contexts over time will first be discussed. Subsequently, based on the various changes that have taken place both within the family and at school, the idea that currently there is a crisis in the family will be questioned. Finally, some of the principle difficulties will be presented, together with the advantages and possibilities of a greater approximation between home and school.application/pdfporRelações pais-escolaFamíliaRelações familiaresFamilyFamily-school relationshipSchoolFamília e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017Psicologiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001054417.pdf001054417.pdfTexto completoapplication/pdf307934http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/1/001054417.pdfcee55c8b9e8e45cb97677ab416b2aa15MD51TEXT001054417.pdf.txt001054417.pdf.txtExtracted Texttext/plain52533http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/2/001054417.pdf.txt33299a61d738d5d9b7dfaea022786092MD5210183/1710552022-06-15 04:46:15.927754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/171055Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-06-15T07:46:15Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
title Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
spellingShingle Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
Bonfante, Maria Eduarda
Relações pais-escola
Família
Relações familiares
Family
Family-school relationship
School
title_short Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
title_full Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
title_fullStr Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
title_full_unstemmed Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
title_sort Família e escola : encontros e desencontros, desafios e possibilidades
author Bonfante, Maria Eduarda
author_facet Bonfante, Maria Eduarda
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfante, Maria Eduarda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Lia Beatriz de Lucca
contributor_str_mv Freitas, Lia Beatriz de Lucca
dc.subject.por.fl_str_mv Relações pais-escola
Família
Relações familiares
topic Relações pais-escola
Família
Relações familiares
Family
Family-school relationship
School
dc.subject.eng.fl_str_mv Family
Family-school relationship
School
description Este trabalho tem como objetivo compreender a relação família-escola, por meio de uma revisão não sistemática da literatura sobre esse assunto. Ambos os contextos são fundamentais para o desenvolvimento humano e têm diferentes funções no que diz respeito à socialização e à educação das crianças e dos adolescentes. Inicialmente, revisam-se alguns aspectos históricos referentes a mudanças ocorridas nesses dois contextos ao longo do tempo. A seguir, considerando-se essas diversas mudanças ocorridas tanto na família quanto na escola, questiona-se a ideia de que, atualmente, haveria uma crise na família. Por fim, apresentam-se algumas das principais dificuldades, assim como vantagens e possibilidades de uma maior aproximação entre família e escola.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-12-09T02:25:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/171055
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001054417
url http://hdl.handle.net/10183/171055
identifier_str_mv 001054417
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/1/001054417.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/171055/2/001054417.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv cee55c8b9e8e45cb97677ab416b2aa15
33299a61d738d5d9b7dfaea022786092
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224541736796160