Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/174368 |
Resumo: | A presente pesquisa, a partir do campo da Pedagogia da Infância e das contribuições dos estudos sobre formação docente, tem como objetivo discutir os processos de constituição de minha professoralidade como professora estagiária de Educação Infantil. A partir dos conceitos de professoralidade, professor como conteúdo-linguagem, criança como conteúdo-linguagem e protagonismo compartilhado, evidencio episódios de minha prática docente com as crianças, os quais marcaram minha constituição profissional. Para tanto, o corpus de análise da pesquisa é constituído por um conjunto de crônicas, produzidas após o período de estágio. Através da leitura das crônicas, foram definidos quatro unidades de análise que correspondem ao que considero como eixos importantes do meu processo de constituição docente no período de estágio: 1) crianças como conteúdo-linguagem; 2) professora como conteúdo-linguagem para as crianças; 3) o protagonismo compartilhado das crianças e 4) o processo de constituição docente. Desse modo, as crônicas foram analisadas procurando evidenciar como fui tornando-me professora de crianças e os modos como professores e crianças podem tornar-se conteúdos-linguagens uns para os outros. Portanto, a partir da discussão apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que o processo de constituição da docência é atravessado pelas relações que são estabelecidas entre o professor e as crianças, a partir dos planejamentos realizados e também do aprendizado que ocorre no cotidiano do contexto de vida coletiva da Escola de Educação Infantil. |
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