Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Port, Stefanie
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/174368
Resumo: A presente pesquisa, a partir do campo da Pedagogia da Infância e das contribuições dos estudos sobre formação docente, tem como objetivo discutir os processos de constituição de minha professoralidade como professora estagiária de Educação Infantil. A partir dos conceitos de professoralidade, professor como conteúdo-linguagem, criança como conteúdo-linguagem e protagonismo compartilhado, evidencio episódios de minha prática docente com as crianças, os quais marcaram minha constituição profissional. Para tanto, o corpus de análise da pesquisa é constituído por um conjunto de crônicas, produzidas após o período de estágio. Através da leitura das crônicas, foram definidos quatro unidades de análise que correspondem ao que considero como eixos importantes do meu processo de constituição docente no período de estágio: 1) crianças como conteúdo-linguagem; 2) professora como conteúdo-linguagem para as crianças; 3) o protagonismo compartilhado das crianças e 4) o processo de constituição docente. Desse modo, as crônicas foram analisadas procurando evidenciar como fui tornando-me professora de crianças e os modos como professores e crianças podem tornar-se conteúdos-linguagens uns para os outros. Portanto, a partir da discussão apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que o processo de constituição da docência é atravessado pelas relações que são estabelecidas entre o professor e as crianças, a partir dos planejamentos realizados e também do aprendizado que ocorre no cotidiano do contexto de vida coletiva da Escola de Educação Infantil.
id UFRGS-2_a85e8d8557e490a4002cbfcb6c740a86
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174368
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Port, StefanieCarvalho, Rodrigo Saballa de2018-04-04T02:26:15Z2017http://hdl.handle.net/10183/174368001061646A presente pesquisa, a partir do campo da Pedagogia da Infância e das contribuições dos estudos sobre formação docente, tem como objetivo discutir os processos de constituição de minha professoralidade como professora estagiária de Educação Infantil. A partir dos conceitos de professoralidade, professor como conteúdo-linguagem, criança como conteúdo-linguagem e protagonismo compartilhado, evidencio episódios de minha prática docente com as crianças, os quais marcaram minha constituição profissional. Para tanto, o corpus de análise da pesquisa é constituído por um conjunto de crônicas, produzidas após o período de estágio. Através da leitura das crônicas, foram definidos quatro unidades de análise que correspondem ao que considero como eixos importantes do meu processo de constituição docente no período de estágio: 1) crianças como conteúdo-linguagem; 2) professora como conteúdo-linguagem para as crianças; 3) o protagonismo compartilhado das crianças e 4) o processo de constituição docente. Desse modo, as crônicas foram analisadas procurando evidenciar como fui tornando-me professora de crianças e os modos como professores e crianças podem tornar-se conteúdos-linguagens uns para os outros. Portanto, a partir da discussão apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que o processo de constituição da docência é atravessado pelas relações que são estabelecidas entre o professor e as crianças, a partir dos planejamentos realizados e também do aprendizado que ocorre no cotidiano do contexto de vida coletiva da Escola de Educação Infantil.application/pdfporProtagonismoEducação infantilProfessorDocênciaEntre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001061646.pdf001061646.pdfTexto completoapplication/pdf1142228http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174368/1/001061646.pdfc5efe36360dec6d53f619054acaeb7d8MD51TEXT001061646.pdf.txt001061646.pdf.txtExtracted Texttext/plain106819http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174368/2/001061646.pdf.txteabfb4d75dd9ea1fc8a3c9e238cc1481MD52THUMBNAIL001061646.pdf.jpg001061646.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1016http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174368/3/001061646.pdf.jpg8c44220fa4157d59de3d7fc059dc3feaMD5310183/1743682018-10-25 09:53:57.198oai:www.lume.ufrgs.br:10183/174368Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:53:57Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
title Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
spellingShingle Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
Port, Stefanie
Protagonismo
Educação infantil
Professor
Docência
title_short Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
title_full Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
title_fullStr Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
title_full_unstemmed Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
title_sort Entre planejamentos, práticas e reflexões : modos de constituição da professoralidade na educação infantil
author Port, Stefanie
author_facet Port, Stefanie
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Port, Stefanie
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
contributor_str_mv Carvalho, Rodrigo Saballa de
dc.subject.por.fl_str_mv Protagonismo
Educação infantil
Professor
Docência
topic Protagonismo
Educação infantil
Professor
Docência
description A presente pesquisa, a partir do campo da Pedagogia da Infância e das contribuições dos estudos sobre formação docente, tem como objetivo discutir os processos de constituição de minha professoralidade como professora estagiária de Educação Infantil. A partir dos conceitos de professoralidade, professor como conteúdo-linguagem, criança como conteúdo-linguagem e protagonismo compartilhado, evidencio episódios de minha prática docente com as crianças, os quais marcaram minha constituição profissional. Para tanto, o corpus de análise da pesquisa é constituído por um conjunto de crônicas, produzidas após o período de estágio. Através da leitura das crônicas, foram definidos quatro unidades de análise que correspondem ao que considero como eixos importantes do meu processo de constituição docente no período de estágio: 1) crianças como conteúdo-linguagem; 2) professora como conteúdo-linguagem para as crianças; 3) o protagonismo compartilhado das crianças e 4) o processo de constituição docente. Desse modo, as crônicas foram analisadas procurando evidenciar como fui tornando-me professora de crianças e os modos como professores e crianças podem tornar-se conteúdos-linguagens uns para os outros. Portanto, a partir da discussão apresentada no decorrer do trabalho, é possível afirmar que o processo de constituição da docência é atravessado pelas relações que são estabelecidas entre o professor e as crianças, a partir dos planejamentos realizados e também do aprendizado que ocorre no cotidiano do contexto de vida coletiva da Escola de Educação Infantil.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-04-04T02:26:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/174368
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001061646
url http://hdl.handle.net/10183/174368
identifier_str_mv 001061646
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174368/1/001061646.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174368/2/001061646.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/174368/3/001061646.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c5efe36360dec6d53f619054acaeb7d8
eabfb4d75dd9ea1fc8a3c9e238cc1481
8c44220fa4157d59de3d7fc059dc3fea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224545443512320