O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/184387 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais. |
id |
UFRGS-2_a873a82d3280753f8e19ae9e1c53ba38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184387 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Wanderer, FernandaLongo, FernandaCarneiro, Fernando Henrique Fogaça2018-11-07T02:46:24Z20182177-9309http://hdl.handle.net/10183/184387001078802Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais.This paper presents an investigation about teaching in Mathematics in the Elementary School. The analyzed materials were letters written by pedagogue teachers who teach mathematics in the private schools of Porto Alegre, which deal with beliefs and attitudes about the teaching of mathematics in these stages. The theoretical contributions consist of Michel Foucault's studies on self-writing, evidenced in the letters produced. The results point to at least two questions: "the relevance of teaching mathematics to be connected with elements of life" and "concrete materials as a foundation for learning mathematics". In view of this, it was possible to understand that (also) these statements conform a set of truths that regulate the ways of being teacher of students of the Elementary School.application/pdfporEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-19MatemáticaEnsino fundamentalMathematical educationTeachingElementary schoolSubjectivationTeachersO ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamentalThe teaching of mathematics and the constitution of elementary school teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078802.pdf.txt001078802.pdf.txtExtracted Texttext/plain54172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/2/001078802.pdf.txted9ff6a8a42c94597525e15b3b7cafdcMD52ORIGINAL001078802.pdfTexto completoapplication/pdf295952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/1/001078802.pdfbddd8e5e0afaf8d7e3273795f1ae5f97MD5110183/1843872021-11-20 06:05:58.481822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184387Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:05:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
The teaching of mathematics and the constitution of elementary school teachers |
title |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental Wanderer, Fernanda Matemática Ensino fundamental Mathematical education Teaching Elementary school Subjectivation Teachers |
title_short |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental |
author |
Wanderer, Fernanda |
author_facet |
Wanderer, Fernanda Longo, Fernanda Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
author_role |
author |
author2 |
Longo, Fernanda Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda Longo, Fernanda Carneiro, Fernando Henrique Fogaça |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino fundamental |
topic |
Matemática Ensino fundamental Mathematical education Teaching Elementary school Subjectivation Teachers |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical education Teaching Elementary school Subjectivation Teachers |
description |
Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais. |
publishDate |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-11-07T02:46:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/184387 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2177-9309 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001078802 |
identifier_str_mv |
2177-9309 001078802 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/184387 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Em teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-19 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/2/001078802.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/1/001078802.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ed9ff6a8a42c94597525e15b3b7cafdc bddd8e5e0afaf8d7e3273795f1ae5f97 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817725035540905984 |