O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wanderer, Fernanda
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Longo, Fernanda, Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/184387
Resumo: Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais.
id UFRGS-2_a873a82d3280753f8e19ae9e1c53ba38
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184387
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Wanderer, FernandaLongo, FernandaCarneiro, Fernando Henrique Fogaça2018-11-07T02:46:24Z20182177-9309http://hdl.handle.net/10183/184387001078802Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais.This paper presents an investigation about teaching in Mathematics in the Elementary School. The analyzed materials were letters written by pedagogue teachers who teach mathematics in the private schools of Porto Alegre, which deal with beliefs and attitudes about the teaching of mathematics in these stages. The theoretical contributions consist of Michel Foucault's studies on self-writing, evidenced in the letters produced. The results point to at least two questions: "the relevance of teaching mathematics to be connected with elements of life" and "concrete materials as a foundation for learning mathematics". In view of this, it was possible to understand that (also) these statements conform a set of truths that regulate the ways of being teacher of students of the Elementary School.application/pdfporEm teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-19MatemáticaEnsino fundamentalMathematical educationTeachingElementary schoolSubjectivationTeachersO ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamentalThe teaching of mathematics and the constitution of elementary school teachers info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001078802.pdf.txt001078802.pdf.txtExtracted Texttext/plain54172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/2/001078802.pdf.txted9ff6a8a42c94597525e15b3b7cafdcMD52ORIGINAL001078802.pdfTexto completoapplication/pdf295952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/1/001078802.pdfbddd8e5e0afaf8d7e3273795f1ae5f97MD5110183/1843872021-11-20 06:05:58.481822oai:www.lume.ufrgs.br:10183/184387Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2021-11-20T08:05:58Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of mathematics and the constitution of elementary school teachers
title O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
spellingShingle O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
Wanderer, Fernanda
Matemática
Ensino fundamental
Mathematical education
Teaching
Elementary school
Subjectivation
Teachers
title_short O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_fullStr O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
title_sort O ensino de matemática e a constituição da docência nos anos iniciais do ensino fundamental
author Wanderer, Fernanda
author_facet Wanderer, Fernanda
Longo, Fernanda
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author_role author
author2 Longo, Fernanda
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
Longo, Fernanda
Carneiro, Fernando Henrique Fogaça
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ensino fundamental
topic Matemática
Ensino fundamental
Mathematical education
Teaching
Elementary school
Subjectivation
Teachers
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical education
Teaching
Elementary school
Subjectivation
Teachers
description Este artigo apresenta uma investigação sobre a docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os materiais analisados foram cartas escritas por professoras pedagogas que ensinam matemática na rede privada de Porto Alegre, as quais versam sobre crenças e atitudes acerca do ensino de matemática nessa etapa. Os aportes teóricos consistem em estudos de Michel Foucault sobre a escrita de si, evidenciados nas cartas produzidas. Os resultados apontam para, pelo menos, duas questões: “a relevância do ensino da matemática estar conectado com elementos da vida” e “os materiais concretos como fundamento para a aprendizagem da matemática”. Diante disso, pôde-se entender que (também) esses enunciados conformam um conjunto de verdades que regulam os modos de ser professor de alunos dos Anos Iniciais.
publishDate 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-11-07T02:46:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/184387
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2177-9309
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001078802
identifier_str_mv 2177-9309
001078802
url http://hdl.handle.net/10183/184387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Em teia : revista de educação matemática e tecnológica iberoamericana [recurso eletrônico]. Recife. Vol. 9, n. 2 (2018), p. 1-19
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/2/001078802.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/184387/1/001078802.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ed9ff6a8a42c94597525e15b3b7cafdc
bddd8e5e0afaf8d7e3273795f1ae5f97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br
_version_ 1817725035540905984