Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/131141 |
Resumo: | O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais. |
id |
UFRGS-2_a896f491bdf55c7d4a06b6916182480b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131141 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Zitkoski, Jaime JoséGenro, Maria Elly HerzCaregnato, Célia Elizabete2015-12-15T02:38:24Z20151518-4684http://hdl.handle.net/10183/131141000980588O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais.This article analyzes elements of higher education democratization committed to the idea that it is necessary to value historic and theoretic elements which allow us to visualize emergent experiences in Latin-American reality in order to reach, in the future, more intense changes. In the text, we present elements that support thinking the limits of university in its classic development from European experiences to punctuate some aspects theoretically inspired in Boaventura de Sousa Santos, which instigate us to think the processes of democratization and the dialogue between knowledge and experience towards decolonization as a possible path to new practices in an emancipatory perspective. Finally, the reference to two alternative experiences of university brings about characters that constitute instituting kinds of new practices that may point to perspectives of more radical transformations.Este artículo analiza los elementos de democratización educación superior comprometida con la idea de que es necesario poner en valor los elementos históricos y teóricos que nos permiten visualizar las experiencias emergentes en la realidad latinoamericana a fin de alcanzar , en el futuro , los cambios más intensos. En el texto , se presentan elementos que apoyar el pensamiento de los límites de la universidad en su desarrollo clásico de las experiencias europeas para puntualizar algunos aspectos teóricamente inspiradas en Boaventura de Sousa Santos , que nos inciten a pensar los procesos de democratización y el diálogo entre el conocimiento y la experiencia hacia la descolonización como un posible camino hacia nuevas prácticas en una perspectiva emancipatoria. Por último , la referencia a dos experiencias alternativas de la universidad trae personajes que constituyen tipos instituyentes de nuevas prácticas que pueden señalar a las perspectivas de las transformaciones más radicales.application/pdfporRevista de ciências humanas (Frederico Westphalen). Frederico Westphalen, RS. Vol. 16, n. 27 (dez. 2015), p. 56-71Ensino superiorDemocratização do ensinoAmérica LatinaDemocratizationHigher educationLatin americaUniversityDemocratizaciónEducación más altaUniversidadDemocratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americanoDemocratization of higher education : notes to the experiences of valuation alternativasno latin american contextLa democratización de la educación superior : notas a las experiencias de valoración alternativasno contexto latinoamericanoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980588.pdf000980588.pdfTexto completoapplication/pdf362268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/1/000980588.pdf33ac63df3cd2c01aaa5a51c47e1f680cMD51TEXT000980588.pdf.txt000980588.pdf.txtExtracted Texttext/plain43648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/2/000980588.pdf.txt67f539fe5016c9c89088ca4c0295c689MD52THUMBNAIL000980588.pdf.jpg000980588.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/3/000980588.pdf.jpg63680a18ed038bb2fe7e43fcd695851cMD5310183/1311412018-10-25 09:49:19.237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Democratization of higher education : notes to the experiences of valuation alternativasno latin american context |
dc.title.alternative.es.fl_str_mv |
La democratización de la educación superior : notas a las experiencias de valoración alternativasno contexto latinoamericano |
title |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
spellingShingle |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano Zitkoski, Jaime José Ensino superior Democratização do ensino América Latina Democratization Higher education Latin america University Democratización Educación más alta Universidad |
title_short |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
title_full |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
title_fullStr |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
title_full_unstemmed |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
title_sort |
Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano |
author |
Zitkoski, Jaime José |
author_facet |
Zitkoski, Jaime José Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete |
author_role |
author |
author2 |
Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José Genro, Maria Elly Herz Caregnato, Célia Elizabete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino superior Democratização do ensino América Latina |
topic |
Ensino superior Democratização do ensino América Latina Democratization Higher education Latin america University Democratización Educación más alta Universidad |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Democratization Higher education Latin america University |
dc.subject.spa.fl_str_mv |
Democratización Educación más alta Universidad |
description |
O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-12-15T02:38:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/131141 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
1518-4684 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000980588 |
identifier_str_mv |
1518-4684 000980588 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/131141 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Revista de ciências humanas (Frederico Westphalen). Frederico Westphalen, RS. Vol. 16, n. 27 (dez. 2015), p. 56-71 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/1/000980588.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/2/000980588.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/3/000980588.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
33ac63df3cd2c01aaa5a51c47e1f680c 67f539fe5016c9c89088ca4c0295c689 63680a18ed038bb2fe7e43fcd695851c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798487312813785088 |