Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zitkoski, Jaime José
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Genro, Maria Elly Herz, Caregnato, Célia Elizabete
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131141
Resumo: O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais.
id UFRGS-2_a896f491bdf55c7d4a06b6916182480b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131141
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Zitkoski, Jaime JoséGenro, Maria Elly HerzCaregnato, Célia Elizabete2015-12-15T02:38:24Z20151518-4684http://hdl.handle.net/10183/131141000980588O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais.This article analyzes elements of higher education democratization committed to the idea that it is necessary to value historic and theoretic elements which allow us to visualize emergent experiences in Latin-American reality in order to reach, in the future, more intense changes. In the text, we present elements that support thinking the limits of university in its classic development from European experiences to punctuate some aspects theoretically inspired in Boaventura de Sousa Santos, which instigate us to think the processes of democratization and the dialogue between knowledge and experience towards decolonization as a possible path to new practices in an emancipatory perspective. Finally, the reference to two alternative experiences of university brings about characters that constitute instituting kinds of new practices that may point to perspectives of more radical transformations.Este artículo analiza los elementos de democratización educación superior comprometida con la idea de que es necesario poner en valor los elementos históricos y teóricos que nos permiten visualizar las experiencias emergentes en la realidad latinoamericana a fin de alcanzar , en el futuro , los cambios más intensos. En el texto , se presentan elementos que apoyar el pensamiento de los límites de la universidad en su desarrollo clásico de las experiencias europeas para puntualizar algunos aspectos teóricamente inspiradas en Boaventura de Sousa Santos , que nos inciten a pensar los procesos de democratización y el diálogo entre el conocimiento y la experiencia hacia la descolonización como un posible camino hacia nuevas prácticas en una perspectiva emancipatoria. Por último , la referencia a dos experiencias alternativas de la universidad trae personajes que constituyen tipos instituyentes de nuevas prácticas que pueden señalar a las perspectivas de las transformaciones más radicales.application/pdfporRevista de ciências humanas (Frederico Westphalen). Frederico Westphalen, RS. Vol. 16, n. 27 (dez. 2015), p. 56-71Ensino superiorDemocratização do ensinoAmérica LatinaDemocratizationHigher educationLatin americaUniversityDemocratizaciónEducación más altaUniversidadDemocratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americanoDemocratization of higher education : notes to the experiences of valuation alternativasno latin american contextLa democratización de la educación superior : notas a las experiencias de valoración alternativasno contexto latinoamericanoinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000980588.pdf000980588.pdfTexto completoapplication/pdf362268http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/1/000980588.pdf33ac63df3cd2c01aaa5a51c47e1f680cMD51TEXT000980588.pdf.txt000980588.pdf.txtExtracted Texttext/plain43648http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/2/000980588.pdf.txt67f539fe5016c9c89088ca4c0295c689MD52THUMBNAIL000980588.pdf.jpg000980588.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1745http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/3/000980588.pdf.jpg63680a18ed038bb2fe7e43fcd695851cMD5310183/1311412018-10-25 09:49:19.237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131141Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T12:49:19Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Democratization of higher education : notes to the experiences of valuation alternativasno latin american context
dc.title.alternative.es.fl_str_mv La democratización de la educación superior : notas a las experiencias de valoración alternativasno contexto latinoamericano
title Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
spellingShingle Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
Zitkoski, Jaime José
Ensino superior
Democratização do ensino
América Latina
Democratization
Higher education
Latin america
University
Democratización
Educación más alta
Universidad
title_short Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
title_full Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
title_fullStr Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
title_full_unstemmed Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
title_sort Democratização da educação superior : apontamentos para a valorização de experiências alternativas no contexto latino-americano
author Zitkoski, Jaime José
author_facet Zitkoski, Jaime José
Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
author_role author
author2 Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
Genro, Maria Elly Herz
Caregnato, Célia Elizabete
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Democratização do ensino
América Latina
topic Ensino superior
Democratização do ensino
América Latina
Democratization
Higher education
Latin america
University
Democratización
Educación más alta
Universidad
dc.subject.eng.fl_str_mv Democratization
Higher education
Latin america
University
dc.subject.spa.fl_str_mv Democratización
Educación más alta
Universidad
description O artigo analisa elementos da democratização da educação superior de forma comprometida com a ideia de que é necessário valorizar elementos históricos e teóricos que permitem visualizar experiências emergentes no âmbito da realidade latino-americana, na busca de alcançarmos no futuro transformações mais intensas. São apresentados no texto que segue elementos que permitem pensar os limites da universidade em seu desenvolvimento clássico a partir das experiências europeias para, em seguida, pontuar alguns aspectos da inspiração teórica em Boaventura de Sousa Santos, que instigam a pensarmos os processos de democratização e o diálogo entre saberes e experiências no sentido da descolonização como caminhos possíveis para novas práticas numa perspectiva emancipatória. Por fim, a referência a duas experiências alternativas de universidade traz à tona aspectos que constituem experiências instituintes de novas práticas que possam indicar perspectivas de transformações mais radicais.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-15T02:38:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131141
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1518-4684
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000980588
identifier_str_mv 1518-4684
000980588
url http://hdl.handle.net/10183/131141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista de ciências humanas (Frederico Westphalen). Frederico Westphalen, RS. Vol. 16, n. 27 (dez. 2015), p. 56-71
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/1/000980588.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/2/000980588.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131141/3/000980588.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 33ac63df3cd2c01aaa5a51c47e1f680c
67f539fe5016c9c89088ca4c0295c689
63680a18ed038bb2fe7e43fcd695851c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798487312813785088