Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Sely Batista Cavalcante
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/40436
Resumo: Competência, no sentido macro, trata de recursos intangíveis do ser humano. Lê Bofert (2003), Ruas (2000) e Zarifian (2001) colocaram a ênfase das competências na ação, ou seja, na forma como serão mobilizados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. A negociação em seu desenvolvimento com qualidade imprescindível faz o aprendizado por meio da experiência. Além disso, através da identificação de conhecimento, habilidade e atitude é possível mapear quais competências conferir ao indivíduo. Este trabalho trata de um estudo de caso onde a população pesquisada são os participantes de um processo de negociação com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O objetivo principal da pesquisa é identificar e analisar quais as competências relevantes para negociadores do IBGE, tendo como objetivos específicos identificar as competências utilizadas por negociadores no referido processo de negociação; e identificar competências necessárias para o bom desempenho dos negociadores, mais especificamente dos coordenadores do movimento ora estudado. O estudo está organizado em seis seções, assim distribuído: as primeiras seções tratam dos levantamentos teóricos do processo de negociação, perfil de negociadores e mapeamento de competências; na seção seis encontramos o resultado da pesquisa elaborada. A técnica de investigação usada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista, que foi feita com participantes do processo de negociação investigado. A análise das questões abertas permitiu a inclusão de aspectos qualitativos ao estudo. Além do perfil de negociadores, os resultados mostram que as demandas convergem para outros assuntos, como o perfil dos gestores e negociadores e a preocupação em operacionalizar recursos necessários para a preparação de negociadores dentro do serviço público. Uma parte substancial dos entrevistados neste estudo de caso desconhece as competências necessárias para negociadores em seu sentido amplo. Estimular e despertar um estudo mais amplo por parte das instituições governamentais, e num segundo processo os sindicatos com seus respectivos integrantes, são as principais recomendações deste trabalho.
id UFRGS-2_a8b0fb8add028436b7bc0e617a4f85ce
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40436
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Medeiros, Sely Batista CavalcanteAntunes, Elaine di Diego2012-05-10T01:24:47Z2010http://hdl.handle.net/10183/40436000828704Competência, no sentido macro, trata de recursos intangíveis do ser humano. Lê Bofert (2003), Ruas (2000) e Zarifian (2001) colocaram a ênfase das competências na ação, ou seja, na forma como serão mobilizados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. A negociação em seu desenvolvimento com qualidade imprescindível faz o aprendizado por meio da experiência. Além disso, através da identificação de conhecimento, habilidade e atitude é possível mapear quais competências conferir ao indivíduo. Este trabalho trata de um estudo de caso onde a população pesquisada são os participantes de um processo de negociação com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O objetivo principal da pesquisa é identificar e analisar quais as competências relevantes para negociadores do IBGE, tendo como objetivos específicos identificar as competências utilizadas por negociadores no referido processo de negociação; e identificar competências necessárias para o bom desempenho dos negociadores, mais especificamente dos coordenadores do movimento ora estudado. O estudo está organizado em seis seções, assim distribuído: as primeiras seções tratam dos levantamentos teóricos do processo de negociação, perfil de negociadores e mapeamento de competências; na seção seis encontramos o resultado da pesquisa elaborada. A técnica de investigação usada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista, que foi feita com participantes do processo de negociação investigado. A análise das questões abertas permitiu a inclusão de aspectos qualitativos ao estudo. Além do perfil de negociadores, os resultados mostram que as demandas convergem para outros assuntos, como o perfil dos gestores e negociadores e a preocupação em operacionalizar recursos necessários para a preparação de negociadores dentro do serviço público. Uma parte substancial dos entrevistados neste estudo de caso desconhece as competências necessárias para negociadores em seu sentido amplo. Estimular e despertar um estudo mais amplo por parte das instituições governamentais, e num segundo processo os sindicatos com seus respectivos integrantes, são as principais recomendações deste trabalho.application/pdfporNegociação coletivaDesenvolvimento de competênciasMapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2010especializaçãoCurso de Especialização em Negociação Coletiva a Distânciainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000828704.pdf.txt000828704.pdf.txtExtracted Texttext/plain80403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40436/2/000828704.pdf.txt99f629ca59d7425565f7031545cb9479MD52ORIGINAL000828704.pdf000828704.pdfTexto completoapplication/pdf482654http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40436/1/000828704.pdf25717483ceb4e2310af53d600f80f446MD51THUMBNAIL000828704.pdf.jpg000828704.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1104http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40436/3/000828704.pdf.jpg43f207398626c7d0e206675820f81b25MD5310183/404362018-10-10 08:24:39.664oai:www.lume.ufrgs.br:10183/40436Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:24:39Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
title Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
spellingShingle Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
Medeiros, Sely Batista Cavalcante
Negociação coletiva
Desenvolvimento de competências
title_short Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
title_full Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
title_fullStr Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
title_full_unstemmed Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
title_sort Mapeamento de competências de negociadores : a análise de um processo de negociação coletiva ocorrido no IBGE
author Medeiros, Sely Batista Cavalcante
author_facet Medeiros, Sely Batista Cavalcante
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Sely Batista Cavalcante
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Elaine di Diego
contributor_str_mv Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Negociação coletiva
Desenvolvimento de competências
topic Negociação coletiva
Desenvolvimento de competências
description Competência, no sentido macro, trata de recursos intangíveis do ser humano. Lê Bofert (2003), Ruas (2000) e Zarifian (2001) colocaram a ênfase das competências na ação, ou seja, na forma como serão mobilizados os conhecimentos, as habilidades e as atitudes. A negociação em seu desenvolvimento com qualidade imprescindível faz o aprendizado por meio da experiência. Além disso, através da identificação de conhecimento, habilidade e atitude é possível mapear quais competências conferir ao indivíduo. Este trabalho trata de um estudo de caso onde a população pesquisada são os participantes de um processo de negociação com o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. O objetivo principal da pesquisa é identificar e analisar quais as competências relevantes para negociadores do IBGE, tendo como objetivos específicos identificar as competências utilizadas por negociadores no referido processo de negociação; e identificar competências necessárias para o bom desempenho dos negociadores, mais especificamente dos coordenadores do movimento ora estudado. O estudo está organizado em seis seções, assim distribuído: as primeiras seções tratam dos levantamentos teóricos do processo de negociação, perfil de negociadores e mapeamento de competências; na seção seis encontramos o resultado da pesquisa elaborada. A técnica de investigação usada foi o estudo de caso. Os dados foram coletados através de entrevista, que foi feita com participantes do processo de negociação investigado. A análise das questões abertas permitiu a inclusão de aspectos qualitativos ao estudo. Além do perfil de negociadores, os resultados mostram que as demandas convergem para outros assuntos, como o perfil dos gestores e negociadores e a preocupação em operacionalizar recursos necessários para a preparação de negociadores dentro do serviço público. Uma parte substancial dos entrevistados neste estudo de caso desconhece as competências necessárias para negociadores em seu sentido amplo. Estimular e despertar um estudo mais amplo por parte das instituições governamentais, e num segundo processo os sindicatos com seus respectivos integrantes, são as principais recomendações deste trabalho.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-10T01:24:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/40436
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000828704
url http://hdl.handle.net/10183/40436
identifier_str_mv 000828704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40436/2/000828704.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40436/1/000828704.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/40436/3/000828704.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 99f629ca59d7425565f7031545cb9479
25717483ceb4e2310af53d600f80f446
43f207398626c7d0e206675820f81b25
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447087459860480