A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/153215 |
Resumo: | Este trabalho surgiu na disciplina “Infâncias e crianças na cultura contemporânea e políticas de Educação Infantil”, no curso de Docência na Educação Infantil, que apresentou uma face desconhecida do município que a autora representava no referido curso. Apresenta uma investigação sobre os movimentos que Alvorada realizou, de 2009 a 2015, para atender às exigências da Emenda Constitucional 59/2009, que tornou a Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a trajetória da oferta de Educação Infantil pública municipal nesse período. Essa investigação envolveu a análise documental das políticas públicas de oferta de vagas na educação infantil, especificamente da Pré-Escola, no Município de Alvorada/RS, tendo como base de análises as Radiografias de Educação Infantil elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, dados Censitários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, bem como as Leis Municipais da Câmara de Vereadores de Alvorada, programas de conveniamento entre a Secretaria Municipal de Educação e entidades da sociedade civil. A presente pesquisa se caracterizou por ser um estudo de caso com uma abordagem qualitativa em relação aos dados quantitativos, apoiada em referências bibliográficas e normas vigentes A revisão da literatura privilegiou os estudos de Campos (2010), demonstrando que, em alguns países latino-americanos e regiões brasileiras, as condições financeiras, de classe social, de raça e de situação domiciliar das famílias influenciam diretamente as desigualdades e mantêm a Educação Infantil como privilégio de poucos. A afirmação de Farenzena (2010) sobre a existência de uma lógica naturalizada de que as leis podem não ser cumpridas no Brasil também orientou as análises quanto ao descumprimento de normativas vigentes para a área. As análises evidenciaram que diversos aspectos contribuíram para que o município investigado apresente os piores índices de oferta da Educação Infantil no período analisado, sendo que as políticas de oferta de vagas para a Pré-Escola ainda se mostram insuficientes para o alcance das metas do atual Plano Nacional de Educação. |
id |
UFRGS-2_a8d17aca2501c3b2f6a41809f8639696 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153215 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Gonçalves, Mariane VieiraFlores, Maria Luiza Rodrigues2017-03-16T02:20:10Z2016http://hdl.handle.net/10183/153215001013580Este trabalho surgiu na disciplina “Infâncias e crianças na cultura contemporânea e políticas de Educação Infantil”, no curso de Docência na Educação Infantil, que apresentou uma face desconhecida do município que a autora representava no referido curso. Apresenta uma investigação sobre os movimentos que Alvorada realizou, de 2009 a 2015, para atender às exigências da Emenda Constitucional 59/2009, que tornou a Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a trajetória da oferta de Educação Infantil pública municipal nesse período. Essa investigação envolveu a análise documental das políticas públicas de oferta de vagas na educação infantil, especificamente da Pré-Escola, no Município de Alvorada/RS, tendo como base de análises as Radiografias de Educação Infantil elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, dados Censitários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, bem como as Leis Municipais da Câmara de Vereadores de Alvorada, programas de conveniamento entre a Secretaria Municipal de Educação e entidades da sociedade civil. A presente pesquisa se caracterizou por ser um estudo de caso com uma abordagem qualitativa em relação aos dados quantitativos, apoiada em referências bibliográficas e normas vigentes A revisão da literatura privilegiou os estudos de Campos (2010), demonstrando que, em alguns países latino-americanos e regiões brasileiras, as condições financeiras, de classe social, de raça e de situação domiciliar das famílias influenciam diretamente as desigualdades e mantêm a Educação Infantil como privilégio de poucos. A afirmação de Farenzena (2010) sobre a existência de uma lógica naturalizada de que as leis podem não ser cumpridas no Brasil também orientou as análises quanto ao descumprimento de normativas vigentes para a área. As análises evidenciaram que diversos aspectos contribuíram para que o município investigado apresente os piores índices de oferta da Educação Infantil no período analisado, sendo que as políticas de oferta de vagas para a Pré-Escola ainda se mostram insuficientes para o alcance das metas do atual Plano Nacional de Educação.application/pdfporEducação infantilA oferta de educação infantil no município de Alvorada/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016especializaçãoEspecialização em Docência na Educação Infantilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001013580.pdf001013580.pdfTexto completoapplication/pdf546028http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153215/1/001013580.pdf4f28e6b920b2b044adee614d2c0d37ddMD51TEXT001013580.pdf.txt001013580.pdf.txtExtracted Texttext/plain165985http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153215/2/001013580.pdf.txt544f79c74a15a0d40f1d6ebfed5ef4a2MD52THUMBNAIL001013580.pdf.jpg001013580.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1044http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153215/3/001013580.pdf.jpg669cde90ae8ab9f15855f548646fddadMD5310183/1532152018-10-22 08:20:49.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/153215Repositório InstitucionalPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.bropendoar:2018-10-22T11:20:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
title |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
spellingShingle |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS Gonçalves, Mariane Vieira Educação infantil |
title_short |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
title_full |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
title_fullStr |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
title_full_unstemmed |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
title_sort |
A oferta de educação infantil no município de Alvorada/RS |
author |
Gonçalves, Mariane Vieira |
author_facet |
Gonçalves, Mariane Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Mariane Vieira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
contributor_str_mv |
Flores, Maria Luiza Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil |
topic |
Educação infantil |
description |
Este trabalho surgiu na disciplina “Infâncias e crianças na cultura contemporânea e políticas de Educação Infantil”, no curso de Docência na Educação Infantil, que apresentou uma face desconhecida do município que a autora representava no referido curso. Apresenta uma investigação sobre os movimentos que Alvorada realizou, de 2009 a 2015, para atender às exigências da Emenda Constitucional 59/2009, que tornou a Educação Básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa foi investigar a trajetória da oferta de Educação Infantil pública municipal nesse período. Essa investigação envolveu a análise documental das políticas públicas de oferta de vagas na educação infantil, especificamente da Pré-Escola, no Município de Alvorada/RS, tendo como base de análises as Radiografias de Educação Infantil elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, dados Censitários do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, bem como as Leis Municipais da Câmara de Vereadores de Alvorada, programas de conveniamento entre a Secretaria Municipal de Educação e entidades da sociedade civil. A presente pesquisa se caracterizou por ser um estudo de caso com uma abordagem qualitativa em relação aos dados quantitativos, apoiada em referências bibliográficas e normas vigentes A revisão da literatura privilegiou os estudos de Campos (2010), demonstrando que, em alguns países latino-americanos e regiões brasileiras, as condições financeiras, de classe social, de raça e de situação domiciliar das famílias influenciam diretamente as desigualdades e mantêm a Educação Infantil como privilégio de poucos. A afirmação de Farenzena (2010) sobre a existência de uma lógica naturalizada de que as leis podem não ser cumpridas no Brasil também orientou as análises quanto ao descumprimento de normativas vigentes para a área. As análises evidenciaram que diversos aspectos contribuíram para que o município investigado apresente os piores índices de oferta da Educação Infantil no período analisado, sendo que as políticas de oferta de vagas para a Pré-Escola ainda se mostram insuficientes para o alcance das metas do atual Plano Nacional de Educação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-03-16T02:20:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/153215 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001013580 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/153215 |
identifier_str_mv |
001013580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153215/1/001013580.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153215/2/001013580.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/153215/3/001013580.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4f28e6b920b2b044adee614d2c0d37dd 544f79c74a15a0d40f1d6ebfed5ef4a2 669cde90ae8ab9f15855f548646fddad |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br |
_version_ |
1817724618760257536 |