Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067 |
Resumo: | As Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo. |
id |
UFC-7_c7204e38f797b6a7680dbc3d5453cb38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/39067 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de FortalezaPropostas e práticas pedagógicasQualidadeEducação infantilAs Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo.2019-01-23T15:56:30Z2019-01-23T15:56:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067Silva, Lucas Melgaço daKern, Edith Rodrigues MorgadoColaço, Raquel FerreiraMiranda, Naiola Paiva deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39067Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:57.734387Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
title |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
spellingShingle |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza Silva, Lucas Melgaço da Propostas e práticas pedagógicas Qualidade Educação infantil |
title_short |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
title_full |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
title_fullStr |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
title_sort |
Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza |
author |
Silva, Lucas Melgaço da |
author_facet |
Silva, Lucas Melgaço da Kern, Edith Rodrigues Morgado Colaço, Raquel Ferreira Miranda, Naiola Paiva de |
author_role |
author |
author2 |
Kern, Edith Rodrigues Morgado Colaço, Raquel Ferreira Miranda, Naiola Paiva de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lucas Melgaço da Kern, Edith Rodrigues Morgado Colaço, Raquel Ferreira Miranda, Naiola Paiva de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Propostas e práticas pedagógicas Qualidade Educação infantil |
topic |
Propostas e práticas pedagógicas Qualidade Educação infantil |
description |
As Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-01-23T15:56:30Z 2019-01-23T15:56:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686. 2176 1396 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686. 2176 1396 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028963626254336 |