Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Melgaço da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kern, Edith Rodrigues Morgado, Colaço, Raquel Ferreira, Miranda, Naiola Paiva de
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067
Resumo: As Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo.
id UFC-7_c7204e38f797b6a7680dbc3d5453cb38
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/39067
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de FortalezaPropostas e práticas pedagógicasQualidadeEducação infantilAs Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo.2019-01-23T15:56:30Z2019-01-23T15:56:30Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686.2176 1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067Silva, Lucas Melgaço daKern, Edith Rodrigues MorgadoColaço, Raquel FerreiraMiranda, Naiola Paiva deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39067Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:49:57.734387Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
title Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
spellingShingle Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
Silva, Lucas Melgaço da
Propostas e práticas pedagógicas
Qualidade
Educação infantil
title_short Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
title_full Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
title_fullStr Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
title_full_unstemmed Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
title_sort Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza
author Silva, Lucas Melgaço da
author_facet Silva, Lucas Melgaço da
Kern, Edith Rodrigues Morgado
Colaço, Raquel Ferreira
Miranda, Naiola Paiva de
author_role author
author2 Kern, Edith Rodrigues Morgado
Colaço, Raquel Ferreira
Miranda, Naiola Paiva de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lucas Melgaço da
Kern, Edith Rodrigues Morgado
Colaço, Raquel Ferreira
Miranda, Naiola Paiva de
dc.subject.por.fl_str_mv Propostas e práticas pedagógicas
Qualidade
Educação infantil
topic Propostas e práticas pedagógicas
Qualidade
Educação infantil
description As Instituições de Educação Infantil devem garantir o cuidar e o educar da criança de modo a desenvolver integralmente os aspectos formativo, cognitivo e motor. Promovendo situações que a desafie, trabalhe seu potencial de aprendizado, trabalho em grupo, inclusão, no modo de se expressar, comunicar, criar, nas interações, no brincar e na solução de problemas. É dever das instituições ofertar esse desenvolvimento qualitativamente, promovendo o bem estar e a saúde. Sabendo disso, o presente trabalho trata-se de uma cuidadosa análise das propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas por duas instituições de ensino do Município de Fortaleza que possuem em seu currículo a oferta de Educação Infantil. Objetiva mostrar como esta oferta acontece, tendo como base as dimensões qualitativas dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil, assim como os estudos teóricos realizados por pesquisadores da área em questão. A pesquisa também contribui para proporcionar aos pesquisadores, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, conhecimento e análise crítica de diferentes contextos institucionais de cuidados e educação de crianças, pertinente a uma formação de qualidade. A estrutura do trabalho corresponde a abordagens sobre a importância da proposta pedagógica para a instituição de educação infantil, os indicadores da qualidade na educação infantil e as visitas ao Núcleo de Desenvolvimento da Criança e a Escola Canarinho. Foram realizadas observações dos espaços disponíveis às práticas educacionais e de inclusão, além de conversas com a coordenação pedagógica e diretoria com o intuito de saber como se dá a oferta da educação infantil, em contexto geral; como é a proposta pedagógica da instituição; conhecer os cuidados, as práticas e projetos desenvolvidos para atender as crianças. Os resultados objetivam reflexões gerais das observações nas instituições assim como, a partir dessa experiência, a importância do conhecimento da qualidade na educação infantil para a formação do pedagogo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2019-01-23T15:56:30Z
2019-01-23T15:56:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686.
2176 1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067
identifier_str_mv SILVA, Lucas Melgaço da; KERN, Edith Rodrigues Morgado; COLAÇO, Raquel Ferreira; MIRANDA, Naiola Paiva de. Qualidade na educação infantil: oferta, conceitos e concepções em instituições no munícipio de Fortaleza. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23 a 26 set. 2013, Curitiba, PR. Anais... Curitiba, PR, 2013. p. 24673-24686.
2176 1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028963626254336