Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Guilherme dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220602
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais.
id UFRGS-2_a8d305adb8054fed8c42e546c4a349a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220602
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Corrêa, Guilherme dos SantosFoohs, Marcelo Magalhães2021-05-08T04:39:55Z2020http://hdl.handle.net/10183/220602001125161O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais.application/pdfporHistória em quadrinhosAutoriaProgramaçãoEducaçãoHistórias em quadrinhos: autoria mediada por software livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125161.pdf.txt001125161.pdf.txtExtracted Texttext/plain80597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/2/001125161.pdf.txt7aad9835ca13dd1b545ccb97b59b915bMD52ORIGINAL001125161.pdfTexto completoapplication/pdf1084242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/1/001125161.pdf946675e5076f400acb2d266bc8b52298MD5110183/2206022021-05-26 04:29:12.007266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
title Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
spellingShingle Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
Corrêa, Guilherme dos Santos
História em quadrinhos
Autoria
Programação
Educação
title_short Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
title_full Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
title_fullStr Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
title_full_unstemmed Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
title_sort Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
author Corrêa, Guilherme dos Santos
author_facet Corrêa, Guilherme dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Guilherme dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
contributor_str_mv Foohs, Marcelo Magalhães
dc.subject.por.fl_str_mv História em quadrinhos
Autoria
Programação
Educação
topic História em quadrinhos
Autoria
Programação
Educação
description O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-08T04:39:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/220602
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001125161
url http://hdl.handle.net/10183/220602
identifier_str_mv 001125161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/2/001125161.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/1/001125161.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 7aad9835ca13dd1b545ccb97b59b915b
946675e5076f400acb2d266bc8b52298
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447274213343232