Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/220602 |
Resumo: | O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais. |
id |
UFRGS-2_a8d305adb8054fed8c42e546c4a349a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220602 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Corrêa, Guilherme dos SantosFoohs, Marcelo Magalhães2021-05-08T04:39:55Z2020http://hdl.handle.net/10183/220602001125161O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais.application/pdfporHistória em quadrinhosAutoriaProgramaçãoEducaçãoHistórias em quadrinhos: autoria mediada por software livreinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125161.pdf.txt001125161.pdf.txtExtracted Texttext/plain80597http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/2/001125161.pdf.txt7aad9835ca13dd1b545ccb97b59b915bMD52ORIGINAL001125161.pdfTexto completoapplication/pdf1084242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/1/001125161.pdf946675e5076f400acb2d266bc8b52298MD5110183/2206022021-05-26 04:29:12.007266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/220602Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:29:12Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
title |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
spellingShingle |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre Corrêa, Guilherme dos Santos História em quadrinhos Autoria Programação Educação |
title_short |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
title_full |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
title_fullStr |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
title_full_unstemmed |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
title_sort |
Histórias em quadrinhos: autoria mediada por software livre |
author |
Corrêa, Guilherme dos Santos |
author_facet |
Corrêa, Guilherme dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Guilherme dos Santos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
contributor_str_mv |
Foohs, Marcelo Magalhães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História em quadrinhos Autoria Programação Educação |
topic |
História em quadrinhos Autoria Programação Educação |
description |
O presente trabalho de conclusão de curso trata de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula e tem como recorte de pesquisa a autoria de HQs animadas por parte de estudantes do ensino fundamental. Realizamos, a fim de conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) na qual processamos 74 produções diversas. Desse montante havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA em 17 fatores e 2 categorias. A partir dos apontamentos desse estudo elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica em que a autoria de histórias em quadrinhos é mediada pelo auxílio de dois softwares gratuitos: o SCRATCH e o SCALA. Esses softwares trazem em sua interface componentes e conceitos que podem auxiliar na alfabetização digital de estudantes do ensino fundamental. A conclusão geral desse estudo foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, a apropriação digital. Para futuras pesquisas, sugerimos avançar este estudo na direção de facilitar a apropriação, por parte dos educandos, de conceitos pertinentes à autoria de histórias digitais e de sistemas computacionais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-08T04:39:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/220602 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001125161 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/220602 |
identifier_str_mv |
001125161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/2/001125161.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/220602/1/001125161.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
7aad9835ca13dd1b545ccb97b59b915b 946675e5076f400acb2d266bc8b52298 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447274213343232 |