O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fronza, Marcelo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPR
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1884/13663
Resumo: Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
id UFPR_fb7ab62edafb690adf8d152578e1778b
oai_identifier_str oai:acervodigital.ufpr.br:1884/13663
network_acronym_str UFPR
network_name_str Repositório Institucional da UFPR
repository_id_str 308
spelling Fronza, MarceloSchmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação2020-06-18T14:10:11Z2020-06-18T14:10:11Z2007https://hdl.handle.net/1884/13663Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos SchmidtDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 17/05/2007Inclui bibliografia e anexosResumo: Nesta pesquisa, buscou-se estudar se os jovens constroem conhecimento histórico a partir das histórias em quadrinhos com temas históricos que estão presentes na cultura escolar. Este estudo se insere no conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, em especial, na linha de investigação ligada à cognição histórica situada, a qual leva em consideração a compreensão das idéias dos sujeitos escolares no contexto do ensino de História. Esta investigação de caráter qualitativo privilegia como sujeitos os jovens de escolas públicas do Ensino Médio, os quais lêem os quadrinhos que aqui são considerados como artefatos culturais. Entendo a escola como um espaço da manifestação da experiência cultural dos sujeitos; nesse sentido, as histórias em quadrinhos podem mediar a relação entre a cultura juvenil e o conhecimento histórico elaborado presente neste local, permitindo que os estudantes sintam satisfação em conviver no universo escolar. Para isso, procurou-se analisar os conceitos estruturais ligados a esses artefatos culturais à luz da filosofia da linguagem bakhtiniana e da teoria das histórias em quadrinhos. Depois, analisou-se como os quadrinhos são trabalhados por alguns livros didáticos de História, o que permitiu construir uma ficha de análise. Isso possibilitou perceber se as histórias em quadrinhos eram trabalhadas como ilustrações ou como documento histórico nesses manuais didáticos. Também utilizou-se como instrumento de investigação um questionário e três páginas da história em quadrinhos Asterix e Cleópatra, dos quadrinistas franceses Goscinny e Uderzo. Este instrumento, a partir da técnica ligada à análise de conteúdo, possibilitou a compreensão das idéias históricas que os sujeitos envolvidos na pesquisa apresentaram em relação a este artefato cultural. Utilizou-se as considerações teóricas referentes às idéias de segunda ordem como inferência histórica, significância histórica e narrativa histórica com o objetivo de entender quais os conceitos históricos, sejam eles substantivos, seja de segunda ordem, que os jovens mobilizam ao ler uma história em quadrinhos com temas históricos. Por fim, pretendeu-se indicar como, a partir de pressupostos didáticos e pressupostos da epistemologia da História, construirei uma metodologia para o trabalho com as histórias em quadrinhos no âmbito da Educação Histórica.Abstract: The purpose of this research is the study of the youths'skills to build their knowledge coming from the comics with historical themes that appear in the school universe. This study is introduced in a set of researches related to the History Education, specially, into the located cognitive investigation that considers the understanding of the students' ideas in the context of the History learning. It is a qualitative investigation that privileges as individuals the public high school's students, who read the comics considered as cultural artifacts. The school is considered as a cultural individuals experienced manifestation space. In that sense, the comics can mediate the relation between the youth culture and the elaborated historical knowledge presented here, allowing the students to feel satisfaction to live into the school universe. By this reason, it was analysed the structural concepts attached to cultural artifacts to the awakening of the Bakhtinian philosophy's language and the comics' theory. After that, the next step was to find out how these comics are worked by some history's textbooks, which allowed me to build an analysis record. It turned possible to notice if the comics were worked as illustrations or as a historical document in these textbooks. It was used as an instrument of investigation a questionnaire and three pages of the Asterix and Cleopatra's comics created by the Frenchmen Goscinny and Uderzo. Through the technique of analyzed content of this instrument it was possible to notice the understanding of the historic ideas that the individuals involved presented in relation to this cultural artifact. It also was applied the theorical considerations related to the second order ideas as a significance, inference and narrative historic, to understand what historical concepts such as nouns or second order ideas mobilize the students to read a comic concerned with historic themes. Finally, the intention was to build a methdology for comics' work into de Historic Education area, beginning with didacticand epistemology presuppositions of the History.x, 170 f. : il., tabs.application/pdfDisponível em formato digitalHistorias em quadrinhosDissertações - EducaçãoEducaçãoO significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFPRinstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALDISSERTACAO DE MESTRADO - VERSAO FINAL.pdfapplication/pdf9740764https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13663/1/DISSERTACAO%20DE%20MESTRADO%20-%20VERSAO%20FINAL.pdf1e1cea3099a1575ec6fe822cbac6029dMD51open accessTEXTDISSERTACAO DE MESTRADO - VERSAO FINAL.pdf.txtExtracted Texttext/plain409001https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13663/2/DISSERTACAO%20DE%20MESTRADO%20-%20VERSAO%20FINAL.pdf.txt82cfc719f89c466711c482319c6dcf00MD52open accessTHUMBNAILDISSERTACAO DE MESTRADO - VERSAO FINAL.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1211https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13663/3/DISSERTACAO%20DE%20MESTRADO%20-%20VERSAO%20FINAL.pdf.jpgc75f2ef6801a1eaff41ef24a26ff6931MD53open access1884/136632020-06-18 11:10:11.748open accessoai:acervodigital.ufpr.br:1884/13663Repositório de PublicaçõesPUBhttp://acervodigital.ufpr.br/oai/requestopendoar:3082020-06-18T14:10:11Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
title O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
spellingShingle O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
Fronza, Marcelo
Historias em quadrinhos
Dissertações - Educação
Educação
title_short O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
title_full O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
title_fullStr O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
title_full_unstemmed O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
title_sort O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio
author Fronza, Marcelo
author_facet Fronza, Marcelo
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Schmidt, Maria Auxiliadora M. S. (Maria Auxiliadora Moreira dos Santos), 1948-
Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.contributor.author.fl_str_mv Fronza, Marcelo
dc.subject.por.fl_str_mv Historias em quadrinhos
Dissertações - Educação
Educação
topic Historias em quadrinhos
Dissertações - Educação
Educação
description Orientadora: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-18T14:10:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-18T14:10:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1884/13663
url https://hdl.handle.net/1884/13663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.pt_BR.fl_str_mv Disponível em formato digital
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv x, 170 f. : il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPR
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Repositório Institucional da UFPR
collection Repositório Institucional da UFPR
bitstream.url.fl_str_mv https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13663/1/DISSERTACAO%20DE%20MESTRADO%20-%20VERSAO%20FINAL.pdf
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13663/2/DISSERTACAO%20DE%20MESTRADO%20-%20VERSAO%20FINAL.pdf.txt
https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/1884/13663/3/DISSERTACAO%20DE%20MESTRADO%20-%20VERSAO%20FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1e1cea3099a1575ec6fe822cbac6029d
82cfc719f89c466711c482319c6dcf00
c75f2ef6801a1eaff41ef24a26ff6931
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPR - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813898869765832704