Representações de professores sobre letramento na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monticelli, Carolina Israel
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25205
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações.
id UFRGS-2_a904db1ff560f7733c15af378c8eca16
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25205
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monticelli, Carolina IsraelThoma, Adriana da Silva2010-08-25T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25205000751693Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações.application/pdfporLetramentoEducação especialSurdoRepresentações de professores sobre letramento na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751693.pdf000751693.pdfTexto completoapplication/pdf268448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/1/000751693.pdfb23b4853bf3c60c52cfa5a8556e70a14MD51TEXT000751693.pdf.txt000751693.pdf.txtExtracted Texttext/plain68973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/2/000751693.pdf.txt8794e0be318baf9bb5c31bfa33109b1dMD52THUMBNAIL000751693.pdf.jpg000751693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/3/000751693.pdf.jpg6c2e89e6c8cf7580d3c4e1cdf2945017MD5310183/252052018-10-18 07:34:00.371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
title Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
spellingShingle Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
Monticelli, Carolina Israel
Letramento
Educação especial
Surdo
title_short Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
title_full Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
title_fullStr Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
title_full_unstemmed Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
title_sort Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
author Monticelli, Carolina Israel
author_facet Monticelli, Carolina Israel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monticelli, Carolina Israel
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Thoma, Adriana da Silva
contributor_str_mv Thoma, Adriana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Educação especial
Surdo
topic Letramento
Educação especial
Surdo
description Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25205
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000751693
url http://hdl.handle.net/10183/25205
identifier_str_mv 000751693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/1/000751693.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/2/000751693.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/3/000751693.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b23b4853bf3c60c52cfa5a8556e70a14
8794e0be318baf9bb5c31bfa33109b1d
6c2e89e6c8cf7580d3c4e1cdf2945017
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447043753115648