Representações de professores sobre letramento na educação de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25205 |
Resumo: | Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações. |
id |
UFRGS-2_a904db1ff560f7733c15af378c8eca16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25205 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monticelli, Carolina IsraelThoma, Adriana da Silva2010-08-25T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25205000751693Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações.application/pdfporLetramentoEducação especialSurdoRepresentações de professores sobre letramento na educação de surdosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000751693.pdf000751693.pdfTexto completoapplication/pdf268448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/1/000751693.pdfb23b4853bf3c60c52cfa5a8556e70a14MD51TEXT000751693.pdf.txt000751693.pdf.txtExtracted Texttext/plain68973http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/2/000751693.pdf.txt8794e0be318baf9bb5c31bfa33109b1dMD52THUMBNAIL000751693.pdf.jpg000751693.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/3/000751693.pdf.jpg6c2e89e6c8cf7580d3c4e1cdf2945017MD5310183/252052018-10-18 07:34:00.371oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25205Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
title |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
spellingShingle |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos Monticelli, Carolina Israel Letramento Educação especial Surdo |
title_short |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
title_full |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
title_fullStr |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
title_full_unstemmed |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
title_sort |
Representações de professores sobre letramento na educação de surdos |
author |
Monticelli, Carolina Israel |
author_facet |
Monticelli, Carolina Israel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monticelli, Carolina Israel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
contributor_str_mv |
Thoma, Adriana da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Educação especial Surdo |
topic |
Letramento Educação especial Surdo |
description |
Essa pesquisa tem como objetivo conhecer e problematizar as representações de professores sobre o letramento de alunos surdos. A pesquisa foi desenvolvida através de entrevistas com seis professoras, sendo dessas duas surdas e quatro ouvintes, que atuam com alunos surdos nas séries iniciais do ensino fundamental de uma escola de surdos no município de Porto Alegre. Como referencial teórico, utilizo os Estudos Culturais e os Estudos Surdos, a partir dos conceitos de representação e letramento visual. As perguntas feitas versam sobre os significados do letramento para surdos e as respostas como: "dificuldade”, “não gostam”, “rejeitam”, “dificuldade de compreensão”, “tem que estar incentivando..." aparecem com freqüência. As professoras surdas acham importante a aprendizagem escrita para autonomia do surdo, uso social: “faculdade, mercado de trabalho, vestibular, futuro”. Todas as entrevistadas concordam que o acesso à língua de sinais é fundamental para a compreensão e contextualização do português escrito e pontuaram a relevância no uso da imagem, do visual para o entendimento do surdo. Algumas professoras referem pouca abordagem de questões que envolvem a educação de surdos em suas formações, fato este que pode estar correlacionado com suas representações. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25205 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000751693 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25205 |
identifier_str_mv |
000751693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/1/000751693.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/2/000751693.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25205/3/000751693.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b23b4853bf3c60c52cfa5a8556e70a14 8794e0be318baf9bb5c31bfa33109b1d 6c2e89e6c8cf7580d3c4e1cdf2945017 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447043753115648 |