Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Sofiato, Cássia Geciauskas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Letras Raras
Texto Completo: https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737
Resumo: DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575 O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos.
id UFCG-2_8fb7acf0b064520d5d1fe176bc33fe41
oai_identifier_str oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1737
network_acronym_str UFCG-2
network_name_str Revista Letras Raras
repository_id_str
spelling Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdosLetramentoImagemEducação de surdosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575 O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-262317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737/1659© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Elaine Cristina Sofiato, Cássia Geciauskas 2024-01-04T23:51:08Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1737Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:08Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
title Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
spellingShingle Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
Paixão, Elaine Cristina
Letramento
Imagem
Educação de surdos
title_short Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
title_full Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
title_fullStr Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
title_full_unstemmed Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
title_sort Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
author Paixão, Elaine Cristina
author_facet Paixão, Elaine Cristina
Sofiato, Cássia Geciauskas
author_role author
author2 Sofiato, Cássia Geciauskas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Elaine Cristina
Sofiato, Cássia Geciauskas
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Imagem
Educação de surdos
topic Letramento
Imagem
Educação de surdos
description DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575 O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737
url https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737/1659
dc.rights.driver.fl_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv © 2023 Revista Letras Raras
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitaria da UFCG
dc.source.none.fl_str_mv Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26
Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26
Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26
Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26
2317-2347
reponame:Revista Letras Raras
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Revista Letras Raras
collection Revista Letras Raras
repository.name.fl_str_mv Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv ||letrasrarasufcg@gmail.com
_version_ 1799319784879292416