Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Letras Raras |
Texto Completo: | https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737 |
Resumo: | DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575 O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos. |
id |
UFCG-2_8fb7acf0b064520d5d1fe176bc33fe41 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1737 |
network_acronym_str |
UFCG-2 |
network_name_str |
Revista Letras Raras |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdosLetramentoImagemEducação de surdosDOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575 O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos.Editora Universitaria da UFCG2023-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-262317-2347reponame:Revista Letras Rarasinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737/1659© 2023 Revista Letras Rarashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Elaine Cristina Sofiato, Cássia Geciauskas 2024-01-04T23:51:08Zoai:ojs2.revistas.editora.ufcg.edu.br:article/1737Revistahttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLRPUBhttps://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/oai||letrasrarasufcg@gmail.com2317-23472317-2347opendoar:2024-01-04T23:51:08Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
title |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
spellingShingle |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos Paixão, Elaine Cristina Letramento Imagem Educação de surdos |
title_short |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
title_full |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
title_fullStr |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
title_full_unstemmed |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
title_sort |
Imagem e texto: a intertextualidade na educação de surdos |
author |
Paixão, Elaine Cristina |
author_facet |
Paixão, Elaine Cristina Sofiato, Cássia Geciauskas |
author_role |
author |
author2 |
Sofiato, Cássia Geciauskas |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paixão, Elaine Cristina Sofiato, Cássia Geciauskas |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Imagem Educação de surdos |
topic |
Letramento Imagem Educação de surdos |
description |
DOI: https://dx.doi.org/10.35572/rlr.v5i1.575 O ensino da leitura e da escrita para alunos surdos é um trabalho desafiador em virtude das especificidades que se colocam no processo de aquisição da língua de sinais e da língua portuguesa. Dentro de uma perspectiva de educação bilíngue, o trabalho com a intertextualidade, por meio do diálogo entre imagem e texto escrito, pode favorecer o desenvolvimento dos alunos surdos. Este trabalho objetiva contribuir com a reflexão sobre a importância do uso da imagem e do texto para a aquisição da leitura e escrita de alunos surdos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de cunho bibliográfico. Como fontes foram utilizados artigos científicos e livros que abordam a questão. Com base nos estudos realizados observa-se que o trabalho com a intertextualidade, envolvendo a imagem, o texto escrito e também a língua de sinais, além de ser importante para o desenvolvimento de linguagem ainda pode colaborar para a aprendizagem da leitura, da escrita e desenvolvimento do processo de letramento com alunos surdos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737 |
url |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/RLR/article/view/1737/1659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
© 2023 Revista Letras Raras https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitaria da UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Letras Raras; Vol. 5 No. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26 Revista Letras Raras; Vol. 5 Núm. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26 Revista Letras Raras; Vol. 5 No 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26 Revista Letras Raras; v. 5 n. 1 (2016): Estudos sobre a LIBRAS e demais línguas de sinais: ensino e outras perspectivas; 11-26 2317-2347 reponame:Revista Letras Raras instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Revista Letras Raras |
collection |
Revista Letras Raras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Letras Raras - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||letrasrarasufcg@gmail.com |
_version_ |
1799319784879292416 |