Estudo comparativo do nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/27732 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. A amostra foi composta por sessenta e quatro crianças matriculadas em cinco escolas de Porto Alegre, com idades entre cinco e seis anos (M=5,81; DP=0,45). O instrumento utilizado para a análise do desempenho motor das crianças foi o Test of Gross Motor Development–2 (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados indicam desempenho motor abaixo da média para o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática e pobre para o grupo de crianças não praticantes, com base nas categorias descritivas propostas por Ulrich (2000). Para a comparação entre os dois grupos, recorreu-se ao Teste t para amostras independentes. Foi constatado que: a) no subteste locomotor, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,56 e DP=1,65, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=5,61 e DP=1,89, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; b) no subteste de controle de objetos, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,83 e DP=2,35, enquanto que o grupo de crianças não praticantes a apresentou M=6,46 e DP=1,77, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; c) no Coeficiente Motor Amplo, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=86,25 e DP=9,76, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=76,04 e DP=9,02, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa. Conclui-se que, embora os níveis de desempenho motor apresentados pelas crianças de ambos os grupos sejam considerados aquém do esperado para a sua idade, a participação em programas de movimento/educação física tem influenciado positivamente o desempenho das crianças, quando comparadas às que não se engajam nesses tipos de programas. |
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Camargo, Vinícius Arnaboldi dePalma, Miriam Stock2011-02-08T05:59:29Z2010http://hdl.handle.net/10183/27732000766288O objetivo deste estudo foi avaliar e comparar o nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemática. A amostra foi composta por sessenta e quatro crianças matriculadas em cinco escolas de Porto Alegre, com idades entre cinco e seis anos (M=5,81; DP=0,45). O instrumento utilizado para a análise do desempenho motor das crianças foi o Test of Gross Motor Development–2 (TGMD-2), de Ulrich (2000). Os resultados indicam desempenho motor abaixo da média para o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática e pobre para o grupo de crianças não praticantes, com base nas categorias descritivas propostas por Ulrich (2000). Para a comparação entre os dois grupos, recorreu-se ao Teste t para amostras independentes. Foi constatado que: a) no subteste locomotor, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,56 e DP=1,65, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=5,61 e DP=1,89, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; b) no subteste de controle de objetos, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=7,83 e DP=2,35, enquanto que o grupo de crianças não praticantes a apresentou M=6,46 e DP=1,77, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa; c) no Coeficiente Motor Amplo, o grupo de crianças praticantes de atividade física sistemática apresentou M=86,25 e DP=9,76, enquanto que o grupo de crianças não praticantes apresentou M=76,04 e DP=9,02, sendo a diferença entre as médias estatisticamente significativa. Conclui-se que, embora os níveis de desempenho motor apresentados pelas crianças de ambos os grupos sejam considerados aquém do esperado para a sua idade, a participação em programas de movimento/educação física tem influenciado positivamente o desempenho das crianças, quando comparadas às que não se engajam nesses tipos de programas.application/pdfporDesempenho motorCriançasEstudo comparativo do nível de desempenho motor entre crianças pré-escolares praticantes e não praticantes de atividade física sistemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000766288.pdf.txt000766288.pdf.txtExtracted Texttext/plain98485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27732/2/000766288.pdf.txtf5df3344b2a23fdbd6ca381a1fe115fbMD52ORIGINAL000766288.pdf000766288.pdfTexto completoapplication/pdf327447http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27732/1/000766288.pdf2850d46e4b7d26673400eff01969a8acMD51THUMBNAIL000766288.pdf.jpg000766288.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/27732/3/000766288.pdf.jpg04472da5cb17b85030d4614b659ce946MD5310183/277322018-10-08 08:02:35.191oai:www.lume.ufrgs.br:10183/27732Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:02:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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