Os significados do corpo para as pessoas adeptas das modificações corporais extremas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loeck, Leonardo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/24916
Resumo: Este trabalho trata de práticas de modificações corporais extremas que alteram radicalmente a forma e a imagem do corpo, tais como tatuagens, piercings, brandings, escarificações, alargadores, nulificações entre outros. Tem como objetivo interpretar quais são os significados do corpo para as pessoas que são adeptas das modificações corporais extremas, as influências sócio-culturais que levam alguns jovens a realizar tais práticas e o comportamento dessas pessoas. Para dar conta destas intenções, optou-se pelo estudo de caso coletivo, com entrevistas semi-estruturadas tratadas como narrativas e uma observação de campo. Por apresentarem acentuadas diferenças corporais em relação ao padrão socialmente aceito, esses indivíduos acabam sofrendo preconceito e pressão (velada ou direta) para que ajustem seus corpos à norma, deixando evidente que a propalada “liberdade de expressão” esbarra em formas de controle pouco visíveis, mas muito precisas. Alguns jovens utilizam este tipo de modificações como uma forma de mostrar que pertencem a determinadas tribos urbanas, para se identificarem com os demais componentes, mas, um dos principais objetivos ao modificar extremamente o corpo é construir uma identidade, que é criada com base nas diferenças em relação aos demais indivíduos. Para essas pessoas, o corpo torna-se um projeto, que é construído para dar forma à identidade, se expressar, aumentar a auto-estima entre outros e, muitas vezes, acaba se tornando um projeto sem fim. Interpretando as respostas dos sujeitos entrevistados foi possível constatar que eles modificam extremamente o corpo com o intuito de se diferenciar dos demais, construir uma identidade, buscar uma individualidade, se sentir mais bonito, mostrar que pertencem a uma tribo urbana, contar histórias de suas vidas, se expressar através da arte, se comunicar, superar limites e também representar um ritual de passagem.
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Por apresentarem acentuadas diferenças corporais em relação ao padrão socialmente aceito, esses indivíduos acabam sofrendo preconceito e pressão (velada ou direta) para que ajustem seus corpos à norma, deixando evidente que a propalada “liberdade de expressão” esbarra em formas de controle pouco visíveis, mas muito precisas. Alguns jovens utilizam este tipo de modificações como uma forma de mostrar que pertencem a determinadas tribos urbanas, para se identificarem com os demais componentes, mas, um dos principais objetivos ao modificar extremamente o corpo é construir uma identidade, que é criada com base nas diferenças em relação aos demais indivíduos. Para essas pessoas, o corpo torna-se um projeto, que é construído para dar forma à identidade, se expressar, aumentar a auto-estima entre outros e, muitas vezes, acaba se tornando um projeto sem fim. Interpretando as respostas dos sujeitos entrevistados foi possível constatar que eles modificam extremamente o corpo com o intuito de se diferenciar dos demais, construir uma identidade, buscar uma individualidade, se sentir mais bonito, mostrar que pertencem a uma tribo urbana, contar histórias de suas vidas, se expressar através da arte, se comunicar, superar limites e também representar um ritual de passagem.This paper deals with extreme body modifications practices, which radically change the shape and the image of the body, such as tattoos, piercings, brandings, scarification, reamers, nullifications, among others. The objective of this research is to understand and interpretate what are the meanings of the body for people who are devotees of extreme body modifications, as well as the socio-cultural influences that lead some young people to perform such practices and about the behavior of these people. To realize these aims, a collective study was chosen, with semi-structured interviews treated as narratives, besides a field observation. Because these people present significant differences compared to the standard body socially acceptable, these individuals end up suffering prejudice and pressure (directly or not) to fit their bodies to the standard, making it clear that the so-called "free speech" collides with not well seen forms of control, but they are very precise. Some young people use this type of body modification as a way to show that they belong to certain urban tribes, to identify themselves with the other components of these groups, however one of the main objectives to perform extreme body modifications is to build an identity, which is created based on the differences from the other individuals. For these people, their body becomes a project, that is built to form the identity, to express themselves, to increase the self-esteem, among others, and often ends up becoming a project without an end. Interpreting the answers of the interviewees was possible to understand that they perform extreme body modifications in order to differentiate themselves from others, to build an identity, to search for their individuality, to feel beautiful, besides to show that they belong to an urban tribe, as well as telling stories of their lives and express themselves through art, to communicate, overcoming limits and also representing these practices represent a rite of passage.application/pdfporCorporeidadeTatuagemOs significados do corpo para as pessoas adeptas das modificações corporais extremasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RS2010Educação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000750297.pdf000750297.pdfTexto completoapplication/pdf726085http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24916/1/000750297.pdfa84d79892c131b1d1e106f9b04d71b78MD51TEXT000750297.pdf.txt000750297.pdf.txtExtracted Texttext/plain154194http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24916/2/000750297.pdf.txt9c1c0ae21cbba69cee8747f2b2a2ddc8MD52THUMBNAIL000750297.pdf.jpg000750297.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1007http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/24916/3/000750297.pdf.jpgef80f3529880f98171dc6df772f55708MD5310183/249162018-10-18 07:33:34.043oai:www.lume.ufrgs.br:10183/24916Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-18T10:33:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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