Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crestani, Jéssica dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Carvalho, Carolina, Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/205541
Resumo: O ensino do empreendedorismo no Brasil tem proporcionado novos desafios às Instituições de Ensino Superior (IES) e aos atores envolvidos no processo de ensino. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar o perfil e o potencial empreendedor dos alunos de um curso de Ciências Contábeis de uma Universidade da região Sul do Brasil. Esta pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva e foi realizada a partir da aplicação de um levantamento realizado com os alunos de Ciências Contábeis de uma IES do setor público nos anos de 2016 e 2018, tendo o total de 394 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que os respondentes do gênero masculino demonstram maiores intenções empreendedoras, e que o grupo que demonstrou maior intenção de empreender possui maior nível de confiança em gerir e resolver os problemas de um negócio. Ainda que de maneira fraca, constatou-se em 2018 um maior interesse dos participantes sobre a temática de empreendedorismo, uma vez que, aqueles que cursaram uma ou mais disciplinas que abordaram o tema, também buscaram participar de cursos extracurriculares para conhecerem mais as iniciativas da Universidade. O estudo contribui ao destacar que estudantes de Ciências Contábeis possuem habilidades empreendedoras com potencial de utilizar suas habilidades técnicas para iniciar e gerir um negócio.
id UFRGS-2_a93be3c8f380062e1b9a078cd3f961bd
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205541
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Crestani, Jéssica dos SantosCarvalho, CarolinaCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddad2020-02-06T04:18:04Z20191982-3029http://hdl.handle.net/10183/205541001110495O ensino do empreendedorismo no Brasil tem proporcionado novos desafios às Instituições de Ensino Superior (IES) e aos atores envolvidos no processo de ensino. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar o perfil e o potencial empreendedor dos alunos de um curso de Ciências Contábeis de uma Universidade da região Sul do Brasil. Esta pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva e foi realizada a partir da aplicação de um levantamento realizado com os alunos de Ciências Contábeis de uma IES do setor público nos anos de 2016 e 2018, tendo o total de 394 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que os respondentes do gênero masculino demonstram maiores intenções empreendedoras, e que o grupo que demonstrou maior intenção de empreender possui maior nível de confiança em gerir e resolver os problemas de um negócio. Ainda que de maneira fraca, constatou-se em 2018 um maior interesse dos participantes sobre a temática de empreendedorismo, uma vez que, aqueles que cursaram uma ou mais disciplinas que abordaram o tema, também buscaram participar de cursos extracurriculares para conhecerem mais as iniciativas da Universidade. O estudo contribui ao destacar que estudantes de Ciências Contábeis possuem habilidades empreendedoras com potencial de utilizar suas habilidades técnicas para iniciar e gerir um negócio.The entrepreneurship education in Brazil has been providing new challenges to the High Education Institutions (HEI) and to the actors that are involved in the education process (SEBRAE; ENDEAVOR, 2016). In this regard, this study aims to identify the students from a South Brazil University profile and entrepreneurial potential. This research is classified as quantitative and descriptive and it was realized through the application of a survey that was done with Accounting students of a public HEI in 2016 and 2018, with a total of 394 respondents. Among the results obtained, it was observed that the male gender respondents have demonstrated greater entrepreneurial intentions, and the group that have shown more entrepreneurial intentions has the higher confidence level to manage and to solve business problems. Although it is in a weak manner, it was found in 2018 a major interest of the participants concerning the entrepreneurship theme, since the ones that attended one or more subjects about the theme also have sought to participate of other extracurricular courses to know more about the University’s activities. The study contributes by highlighting that students of Accounting Sciences have entrepreneurial skills, with the potential to use their technical skills to start and run a business.application/pdfporRevista Expectativa. Cascavél, PR. Vol. 18, no. 1 (jan./jun. 2019), p. 44-70EmpreendedorismoContabilidadeEstudanteEntrepreneurshipAccountingEntrepreneurial EducationEmpreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências ContábeisEnterpreneurship in the university : accouinting students profile and entrepreneurial potentialinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001110495.pdf.txt001110495.pdf.txtExtracted Texttext/plain59355http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205541/2/001110495.pdf.txt42c65a113f37f3e9cff077a9bbe484bcMD52ORIGINAL001110495.pdfTexto completoapplication/pdf705187http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205541/1/001110495.pdf0b64cbdd115e84115004f6ed10ff73f6MD5110183/2055412020-02-07 05:15:33.240351oai:www.lume.ufrgs.br:10183/205541Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2020-02-07T07:15:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Enterpreneurship in the university : accouinting students profile and entrepreneurial potential
title Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
spellingShingle Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
Crestani, Jéssica dos Santos
Empreendedorismo
Contabilidade
Estudante
Entrepreneurship
Accounting
Entrepreneurial Education
title_short Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
title_full Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
title_fullStr Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
title_full_unstemmed Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
title_sort Empreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeis
author Crestani, Jéssica dos Santos
author_facet Crestani, Jéssica dos Santos
Carvalho, Carolina
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
author_role author
author2 Carvalho, Carolina
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crestani, Jéssica dos Santos
Carvalho, Carolina
Carraro, Wendy Beatriz Witt Haddad
dc.subject.por.fl_str_mv Empreendedorismo
Contabilidade
Estudante
topic Empreendedorismo
Contabilidade
Estudante
Entrepreneurship
Accounting
Entrepreneurial Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Entrepreneurship
Accounting
Entrepreneurial Education
description O ensino do empreendedorismo no Brasil tem proporcionado novos desafios às Instituições de Ensino Superior (IES) e aos atores envolvidos no processo de ensino. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar o perfil e o potencial empreendedor dos alunos de um curso de Ciências Contábeis de uma Universidade da região Sul do Brasil. Esta pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva e foi realizada a partir da aplicação de um levantamento realizado com os alunos de Ciências Contábeis de uma IES do setor público nos anos de 2016 e 2018, tendo o total de 394 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que os respondentes do gênero masculino demonstram maiores intenções empreendedoras, e que o grupo que demonstrou maior intenção de empreender possui maior nível de confiança em gerir e resolver os problemas de um negócio. Ainda que de maneira fraca, constatou-se em 2018 um maior interesse dos participantes sobre a temática de empreendedorismo, uma vez que, aqueles que cursaram uma ou mais disciplinas que abordaram o tema, também buscaram participar de cursos extracurriculares para conhecerem mais as iniciativas da Universidade. O estudo contribui ao destacar que estudantes de Ciências Contábeis possuem habilidades empreendedoras com potencial de utilizar suas habilidades técnicas para iniciar e gerir um negócio.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-02-06T04:18:04Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/205541
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1982-3029
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001110495
identifier_str_mv 1982-3029
001110495
url http://hdl.handle.net/10183/205541
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Expectativa. Cascavél, PR. Vol. 18, no. 1 (jan./jun. 2019), p. 44-70
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205541/2/001110495.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/205541/1/001110495.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 42c65a113f37f3e9cff077a9bbe484bc
0b64cbdd115e84115004f6ed10ff73f6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224985593774080