A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzari, André
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/18893
Resumo: Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma a participação de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social esportivo pode refletir nos seus processos de socialização. Os sujeitos dessa pesquisa são crianças que freqüentam as atividades do projeto e provenientes de comunidades carentes. Para tanto, fez-se uma análise cotejando o discurso proposto pelo projeto com as informações obtidas junto às crianças que dele participam. Realizamos este estudo através de uma observação participante no contexto de um projeto social de tênis, como também nas atividades desenvolvidas pelas crianças fora dele, na vila, na escola. Este projeto busca ser referência no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de vulnerabilidade social. Com a missão de promover o desenvolvimento de seu público alvo, o projeto busca oportunizar que estes “reescrevam os seus projetos de vida”, por intermédio da prática “sistemática” e “disciplinada” do tênis. Constatamos que as crianças já chegam ao projeto com certas características pré-estabelecidas (“com boas condutas”). As atividades do projeto são todas conduzidas pelos professores/coordenadores mantendo os alunos ocupados e existindo poucos espaços para interações livres. Neste caso, aquilo que pode parecer um resultado da ação do projeto (“uma boa conduta”, por exemplo), pode ser ao mesmo tempo, algum tipo de pré-condição já trazida pelas crianças de outras experiências socializadoras. Com estas considerações, não quis tanto julgar ou questionar as ações do programa no que se refere aos objetivos e metas (aquilo que é visto como positivo), mas de justamente ponderar e colocar em debate as relações simplistas de causa-efeito nestas experiências com as crianças.
id UFRGS-2_a97faad681657dd3d96519c1e6638ba0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18893
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Lazzari, AndréStigger, Marco Paulo2010-03-26T04:16:28Z2009http://hdl.handle.net/10183/18893000732141Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma a participação de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social esportivo pode refletir nos seus processos de socialização. Os sujeitos dessa pesquisa são crianças que freqüentam as atividades do projeto e provenientes de comunidades carentes. Para tanto, fez-se uma análise cotejando o discurso proposto pelo projeto com as informações obtidas junto às crianças que dele participam. Realizamos este estudo através de uma observação participante no contexto de um projeto social de tênis, como também nas atividades desenvolvidas pelas crianças fora dele, na vila, na escola. Este projeto busca ser referência no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de vulnerabilidade social. Com a missão de promover o desenvolvimento de seu público alvo, o projeto busca oportunizar que estes “reescrevam os seus projetos de vida”, por intermédio da prática “sistemática” e “disciplinada” do tênis. Constatamos que as crianças já chegam ao projeto com certas características pré-estabelecidas (“com boas condutas”). As atividades do projeto são todas conduzidas pelos professores/coordenadores mantendo os alunos ocupados e existindo poucos espaços para interações livres. Neste caso, aquilo que pode parecer um resultado da ação do projeto (“uma boa conduta”, por exemplo), pode ser ao mesmo tempo, algum tipo de pré-condição já trazida pelas crianças de outras experiências socializadoras. Com estas considerações, não quis tanto julgar ou questionar as ações do programa no que se refere aos objetivos e metas (aquilo que é visto como positivo), mas de justamente ponderar e colocar em debate as relações simplistas de causa-efeito nestas experiências com as crianças.Este trabajo tiene por objeto comprender de que forma la participación de niños y adolescentes, en el contexto de um proyecto social deportivo, puede hacer reflejo en sus procesos de socialización. Los sujetos de esta investigación son niños que asisten a las actividades del proyecto y provienen de comunidades pobres. Para ello, se ha hecho un análisis en el que se coteja el discurso propuesto por el proyecto, con las informaciones obtenidas junto a los niños que de él participan. Hemos hecho este estudio através de una observación participante en el contexto de un proyecto social de tenis, así como también en las actividades desarrolladas por los niños en el barrio y en la escuela. Este proyecto busca ser referencia en el desarrollo de la ciudadania de niños y adolescentes considerados en situación de vulnerabilidad social. Con la misión de promover el desarrollo de su público estudiado, el proyecto busca oportunizar que éstos “reescriban sus proyectos de vida”, por intermédio de la práctica “sistemática” y “disciplinada” del tênis. Hemos constatado que los niños llegan al proyecto con ciertas características preestablecidas (con “buena conducta”). Las actividades del proyecto son llevadas a cabo por profesores coordinadores que mantienen a los alumnos ocupados, otorgando poco espacio para las interacciones libres. En este caso, aquello que puede parecer um resultado de la acción del proyecto (una “buena conducta”, por ejemplo) , puede ser al mismo tiempo algún tipo de precondición já internalizada por los niños através de otras experiências socializadoras. Con estas consideraciones, no he pretendido juzgar ni poner en cuestión las acciones del programa en lo referente a los objetivos y metas (aquello que es visto como positivo), sino justamente ponderar y poner en el debate las relaciones simplistas de causa y efecto en estas experiencias con niños.application/pdfporTênis (Esporte)Esporte : Aspectos sociaisSocializaçãoAdolescentesInfanciaSocializaciónProyectos socialesDeporteA socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPorto Alegre, BR-RSEducação Física: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000732141.pdf000732141.pdfTexto completoapplication/pdf225218http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18893/1/000732141.pdf101624537947e825b4ca765636c2d322MD51TEXT000732141.pdf.txt000732141.pdf.txtExtracted Texttext/plain122090http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18893/2/000732141.pdf.txt0eb923d05626da5bc189192f26a3731fMD52THUMBNAIL000732141.pdf.jpg000732141.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18893/3/000732141.pdf.jpg1954d5d60c6a8006c45cd778e9eda5c1MD5310183/188932021-05-26 04:41:31.837929oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18893Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-26T07:41:31Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
title A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
spellingShingle A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
Lazzari, André
Tênis (Esporte)
Esporte : Aspectos sociais
Socialização
Adolescentes
Infancia
Socialización
Proyectos sociales
Deporte
title_short A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
title_full A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
title_fullStr A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
title_full_unstemmed A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
title_sort A socialização de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social de tênis
author Lazzari, André
author_facet Lazzari, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzari, André
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stigger, Marco Paulo
contributor_str_mv Stigger, Marco Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Tênis (Esporte)
Esporte : Aspectos sociais
Socialização
Adolescentes
topic Tênis (Esporte)
Esporte : Aspectos sociais
Socialização
Adolescentes
Infancia
Socialización
Proyectos sociales
Deporte
dc.subject.eng.fl_str_mv Infancia
Socialización
Proyectos sociales
Deporte
description Este trabalho tem como objetivo compreender de que forma a participação de crianças e adolescentes no contexto de um projeto social esportivo pode refletir nos seus processos de socialização. Os sujeitos dessa pesquisa são crianças que freqüentam as atividades do projeto e provenientes de comunidades carentes. Para tanto, fez-se uma análise cotejando o discurso proposto pelo projeto com as informações obtidas junto às crianças que dele participam. Realizamos este estudo através de uma observação participante no contexto de um projeto social de tênis, como também nas atividades desenvolvidas pelas crianças fora dele, na vila, na escola. Este projeto busca ser referência no desenvolvimento da cidadania de crianças e adolescentes consideradas em situação de vulnerabilidade social. Com a missão de promover o desenvolvimento de seu público alvo, o projeto busca oportunizar que estes “reescrevam os seus projetos de vida”, por intermédio da prática “sistemática” e “disciplinada” do tênis. Constatamos que as crianças já chegam ao projeto com certas características pré-estabelecidas (“com boas condutas”). As atividades do projeto são todas conduzidas pelos professores/coordenadores mantendo os alunos ocupados e existindo poucos espaços para interações livres. Neste caso, aquilo que pode parecer um resultado da ação do projeto (“uma boa conduta”, por exemplo), pode ser ao mesmo tempo, algum tipo de pré-condição já trazida pelas crianças de outras experiências socializadoras. Com estas considerações, não quis tanto julgar ou questionar as ações do programa no que se refere aos objetivos e metas (aquilo que é visto como positivo), mas de justamente ponderar e colocar em debate as relações simplistas de causa-efeito nestas experiências com as crianças.
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-03-26T04:16:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/18893
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000732141
url http://hdl.handle.net/10183/18893
identifier_str_mv 000732141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18893/1/000732141.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18893/2/000732141.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18893/3/000732141.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 101624537947e825b4ca765636c2d322
0eb923d05626da5bc189192f26a3731f
1954d5d60c6a8006c45cd778e9eda5c1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224391324860416