A word on Wide Sargasso Sea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maggio, Sandra Sirangelo
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/248031
Resumo: Jean Rhys nasceu e cresceu na Jamaica. Talvez por isso tenha-se sentido são fascinada pela personagem Bertha Mason do romance Jane Eyre, de Charlotte Brontê. Já adulta, vivendo na Inglaterra, Rhys escreve Wide Sargasso Sea, uma resposta ao preconceito involuntário que transparece na obra de Brontê com relação a tudo quanto seja diferente, amedrontador ou “estrangeiro.” Wide Sargasso Sea dialoga com Jane Eyre ao abordar a mesma história, porém agora através do ponto de vista do Outro. Seu romance se apresenta em três partes, cada qual com um narrador próprio. A primeira mostra a visão da jovem Antoinette antes da chegada do noivo inglês; a segunda traz a percepção de Rochester, na Jamaica, aos dezenove anos; por fim, retornamos a Thornfield Hall e assistimos ao último dia de Bertha Mason, percebido de dentro de seu delírio. Sua loucura passa a ser atribuída, então, à colisão entre culturas e mundos tão diversos.
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spelling Maggio, Sandra Sirangelo2022-08-27T05:06:22Z19990104-1886http://hdl.handle.net/10183/248031000316997Jean Rhys nasceu e cresceu na Jamaica. Talvez por isso tenha-se sentido são fascinada pela personagem Bertha Mason do romance Jane Eyre, de Charlotte Brontê. Já adulta, vivendo na Inglaterra, Rhys escreve Wide Sargasso Sea, uma resposta ao preconceito involuntário que transparece na obra de Brontê com relação a tudo quanto seja diferente, amedrontador ou “estrangeiro.” Wide Sargasso Sea dialoga com Jane Eyre ao abordar a mesma história, porém agora através do ponto de vista do Outro. Seu romance se apresenta em três partes, cada qual com um narrador próprio. A primeira mostra a visão da jovem Antoinette antes da chegada do noivo inglês; a segunda traz a percepção de Rochester, na Jamaica, aos dezenove anos; por fim, retornamos a Thornfield Hall e assistimos ao último dia de Bertha Mason, percebido de dentro de seu delírio. Sua loucura passa a ser atribuída, então, à colisão entre culturas e mundos tão diversos.application/pdfengCadernos do IL. Porto Alegre, RS. N. 21/22 (dez. 1999), p. 131-136Literatura inglesa : Crítica e interpretaçãoRhys, Jean, 1890-1979. Wide Sargasso Sea : Crítica e interpretaçãoA word on Wide Sargasso Seainfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000316997.pdf.txt000316997.pdf.txtExtracted Texttext/plain19240http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248031/2/000316997.pdf.txt3a78ec4b9ad0204a98dbca7b808ceadfMD52ORIGINAL000316997.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3718508http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/248031/1/000316997.pdf629499ded1c49282fd3cf324a2a27456MD5110183/2480312022-08-29 04:46:48.511266oai:www.lume.ufrgs.br:10183/248031Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-29T07:46:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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