Of angels and demons : female roles and sexuality in Jane Eyre and Wide Sargasso Sea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Gomes Alves de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201717
Resumo: De demônios aanjos, mulheres têm feito parteda literatura tanto como personagens quanto como autoras. O objetivodesta dissertação é analisar como três personagens mulheres são apresentadasem dois romances, o inglês Jane Eyre (1847)e o caribenho VastoMarde Sargaços (1966), focando na oposição entre anjos edemônios, nospapéis femininos das sociedades em que elas se encontram, e em sua sexualidade.Jane Eyrefoi o primeiroromance publicado de Charlotte Brontë. Nele, aautora dá vida a uma garota pobre e órfã que precisa superar dificuldades na vida parase construir como pessoa e alcançar a sua tãodesejada liberdade; esta heroína é muito aclamada na literatura como uma mulherindependente quenão tem medo de dizer o que pensa. Jane afirma que nãoé um anjo, e nemtem desejo de ser. No mesmo romance, escondida de todosos olhos, existe também certa demônia com uma risada feroz e um comportamento selvagem. BerthaMason, amulher silenciada elouca também não é nenhum anjo.Inspirada nessa personagem,um século depois,a autora caribenha Jean Rhys decideque ademôniaBertha temuma história própria a contar e cria o romancederivado Vasto Mar de Sargaços (1966). A protagonistadestaobra éAntoinette Cosway,uma meninadasÍndias Ocidentais demasiadamentesensível e commedo de tudo.Antoinette está presa nojardim do Éden, flutuando entre se tornaro anjo que se esperaque ela seja ou enfrentar o seu demônio reprimido.Assim, o objetivo desta dissertação é comentar essas três representações dacondição feminina– Jane Eyre,Bertha Mason e Antoinette Cosway – à luz da dicotomia criada em torno dos papéis sociais esperados das mulheres. O trabalho vem estruturado em três capítulos. O primeiro considera a condição feminina a partir de uma bifurcação de papéis aqui representada através dos termos ―anjo e ―demônio . O segundo verifica como essa problemática se apresenta no romance vitoriano escrito por Brontë. O terceiro aborda a questão pelo recorte pós-colonial de Rhys, feito em um novo tempo e lugar. Ao término do trabalho, apontarei o que muda e o que permanece igual, a partir da análise dessas três personagens que se equilibram entre o puro e o depravado, o moral e o corrupto, tentando se encaixar, ser aceitas e abrir seus caminhos rumo à realização pessoal.
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No mesmo romance, escondida de todosos olhos, existe também certa demônia com uma risada feroz e um comportamento selvagem. BerthaMason, amulher silenciada elouca também não é nenhum anjo.Inspirada nessa personagem,um século depois,a autora caribenha Jean Rhys decideque ademôniaBertha temuma história própria a contar e cria o romancederivado Vasto Mar de Sargaços (1966). A protagonistadestaobra éAntoinette Cosway,uma meninadasÍndias Ocidentais demasiadamentesensível e commedo de tudo.Antoinette está presa nojardim do Éden, flutuando entre se tornaro anjo que se esperaque ela seja ou enfrentar o seu demônio reprimido.Assim, o objetivo desta dissertação é comentar essas três representações dacondição feminina– Jane Eyre,Bertha Mason e Antoinette Cosway – à luz da dicotomia criada em torno dos papéis sociais esperados das mulheres. O trabalho vem estruturado em três capítulos. O primeiro considera a condição feminina a partir de uma bifurcação de papéis aqui representada através dos termos ―anjo e ―demônio . O segundo verifica como essa problemática se apresenta no romance vitoriano escrito por Brontë. O terceiro aborda a questão pelo recorte pós-colonial de Rhys, feito em um novo tempo e lugar. Ao término do trabalho, apontarei o que muda e o que permanece igual, a partir da análise dessas três personagens que se equilibram entre o puro e o depravado, o moral e o corrupto, tentando se encaixar, ser aceitas e abrir seus caminhos rumo à realização pessoal.From angels to demons, women have been part of Literature both as characters and as creators. It is the objective of this work to analyze how three female characters are portrayed in two novels, the English Jane Eyre (1847) and the Caribbean Wide Sargasso Sea (1966), with focus on the opposition between angels and demons, on the female roles expected from the society in which they live, and on their sexuality. Jane Eyre was Charlotte Brontë‘s first published novel. In it, the author gives life to a poor, orphan girl who needs to overcome the difficulties in her life to construct herself as a person and attain her desired freedom. This heroine is acclaimed in Literature as an independent woman who is not afraid of expressing herself. As a woman of her time, Jane affirms she is no angel, and she does not desire to be one. In the same novel, hidden from all eyes, there is a certain demon with a cruel laughter and wild behavior. Bertha Mason, the silenced mad woman is no angel either. Inspired in this character, a century later, the Caribbean author Jean Rhys decides the demon Bertha has a story of her own to tell, and creates the derivate novel Wide Sargasso Sea (1966). The protagonist of this novel is Antoinette Cosway, a girl from the West Indies overly sensible and afraid of everything. Antoinette is caged in the garden of Eden, floating between becoming the angel she is expected to be, or facing her repressed demon. Therefore, the aim of this thesis is to comment on those three representations of the female condition - Jane Eyre, Bertha Mason and Antoinette Cosway - in the light of the dichotomy created about the social roles expected of women. The thesis is structured in three chapters. The first considers the female condition, from a bifurcation of roles here represented through the terms ―angel‖ and ―demon‖. The second verifies how this problematic is presented in the Victorian novel written by Brontë. The third approaches the question through Rhys‘ Postcolonial view, created in another time and place. At the end of the work, I hope to be able to identify what changes and what continues the same, through the analysis of those three characters, balanced between pure and deviant, moral and corrupt, trying to fit in, being accepted and opening their ways toward personal realization.application/pdfengBrontë, Charlotte, 1816-1855. Jane Eyre : Crítica e interpretaçãoRhys, Jean, 1890-1979. 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