O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49231 |
Resumo: | A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos. |
id |
UFRGS-2_a9e1460eb72f7325e529a6d8620d3b9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49231 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, LuanaKindel, Eunice Aita Isaia2012-05-26T01:36:24Z2011http://hdl.handle.net/10183/49231000835624A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos.application/pdfporRendimento escolarRelação professor-alunoO fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835624.pdf000835624.pdfTexto completoapplication/pdf210222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/1/000835624.pdfcfd9dd24c5ebefb431cde1b7de4961ccMD51TEXT000835624.pdf.txt000835624.pdf.txtExtracted Texttext/plain50182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/2/000835624.pdf.txt0d05dd505e0982346c2528bd0be68d27MD52THUMBNAIL000835624.pdf.jpg000835624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/3/000835624.pdf.jpg6778498c9b7d38f2e22984dd35734111MD5310183/492312018-10-08 08:08:17.003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
title |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
spellingShingle |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? Castro, Luana Rendimento escolar Relação professor-aluno |
title_short |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
title_full |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
title_fullStr |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
title_full_unstemmed |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
title_sort |
O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar? |
author |
Castro, Luana |
author_facet |
Castro, Luana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Luana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Rendimento escolar Relação professor-aluno |
topic |
Rendimento escolar Relação professor-aluno |
description |
A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-05-26T01:36:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49231 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000835624 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49231 |
identifier_str_mv |
000835624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/1/000835624.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/2/000835624.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/3/000835624.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cfd9dd24c5ebefb431cde1b7de4961cc 0d05dd505e0982346c2528bd0be68d27 6778498c9b7d38f2e22984dd35734111 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447089098784768 |