O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castro, Luana
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49231
Resumo: A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos.
id UFRGS-2_a9e1460eb72f7325e529a6d8620d3b9e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49231
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Castro, LuanaKindel, Eunice Aita Isaia2012-05-26T01:36:24Z2011http://hdl.handle.net/10183/49231000835624A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos.application/pdfporRendimento escolarRelação professor-alunoO fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2011Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000835624.pdf000835624.pdfTexto completoapplication/pdf210222http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/1/000835624.pdfcfd9dd24c5ebefb431cde1b7de4961ccMD51TEXT000835624.pdf.txt000835624.pdf.txtExtracted Texttext/plain50182http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/2/000835624.pdf.txt0d05dd505e0982346c2528bd0be68d27MD52THUMBNAIL000835624.pdf.jpg000835624.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1087http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/3/000835624.pdf.jpg6778498c9b7d38f2e22984dd35734111MD5310183/492312018-10-08 08:08:17.003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49231Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:08:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
title O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
spellingShingle O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
Castro, Luana
Rendimento escolar
Relação professor-aluno
title_short O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
title_full O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
title_fullStr O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
title_full_unstemmed O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
title_sort O fortalecimento das relações afetivas entre professor e aluno contribui para um melhor rendimento escolar?
author Castro, Luana
author_facet Castro, Luana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castro, Luana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
contributor_str_mv Kindel, Eunice Aita Isaia
dc.subject.por.fl_str_mv Rendimento escolar
Relação professor-aluno
topic Rendimento escolar
Relação professor-aluno
description A aprendizagem depende de vários fatores, entre eles: interesse do aluno, dos professores, um ambiente favorável à construção do conhecimento e também da relação existente ente professor-aluno. Neste trabalho, abordei temas relacionados a problemas na educação, como indisciplina, motivação, auto-estima e qual sua relação com a afetividade na relação professor-aluno, e se essa contribui para um melhor rendimento escolar. Para isso, utilizei aportes da pesquisa qualitativa, sendo a metodologia utilizada a de entrevistas através de questionários que foram aplicados a onze alunos e três professores de uma escola pública da cidade de Porto Alegre. O questionário continha questões objetivas e dissertativas que visavam analisar o que alunos e professores pensam a respeito da afetividade e se essa tem relação com a motivação, com a auto-estima e com a indisciplina. Em relação aos resultados obtidos, nas questões aplicadas aos alunos, percebemos que eles confundem motivação com cobrança e relacionam afetividade com aproximação, com amizade e carinho. Para a maioria, o modo como se comportam em sala de aula está relacionado com a afetividade. Quanto aos professores, o que mais chama atenção é que a maioria não tem clareza do que seja afetividade, pois não conseguiram especificar a mesma. Foi possível, ainda, perceber a importância que o professor tem na construção e manutenção da auto-estima e confiança do aluno. Para o aluno é muito importante ter um bom relacionamento com seu professor, principalmente se vier carregado de afeto e cumplicidade, resultando num bom trabalho para ambos.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-05-26T01:36:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49231
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000835624
url http://hdl.handle.net/10183/49231
identifier_str_mv 000835624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/1/000835624.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/2/000835624.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49231/3/000835624.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv cfd9dd24c5ebefb431cde1b7de4961cc
0d05dd505e0982346c2528bd0be68d27
6778498c9b7d38f2e22984dd35734111
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447089098784768