Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25220 |
Resumo: | As experiências de estágio curricular e mini-práticas, realizadas ao longo do curso, despertaram em mim a necessidade de aprofundar um tema apontado de forma recorrente em meus relatórios: a relação professor-aluno. Neste trabalho me proponho a refletir sobre a relação vincular que se estabelece entre aluno-professor, a relação transferencial implicada neste processo, e como isso acaba por interferir na aprendizagem. Analiso também os vínculos que podem ser estabelecidos com as estagiárias e o que pode representar a entrada de outra professora na sala de aula. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica do tema apoiando-se na Psicanálise de Freud, nos estudos de Alicia Fernández sobre aprendizagem, de Bowlby sobre vínculos e apego, de Spitz sobre a infância e de Kupfer sobre a Educação. Através das análises, pude compreender que a relação transferencial só é propiciada quando se tem uma relação de apego com a outra pessoa envolvida e que essa relação é uma importante base para desencadear a transferência e a formação de vínculos. Juntos, eles formam uma tríade que pode vir a tornar a aprendizagem prazerosa e prevenir futuros problemas de aprendizagem que, por ventura, surjam ao longo da vida escolar. |
id |
UFRGS-2_a54fd02f847f5dfe4517e0c2d58a9930 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25220 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Evalte, Tatiana TelchCorso, Luciana Vellinho2010-08-25T04:18:28Z2010http://hdl.handle.net/10183/25220000752565As experiências de estágio curricular e mini-práticas, realizadas ao longo do curso, despertaram em mim a necessidade de aprofundar um tema apontado de forma recorrente em meus relatórios: a relação professor-aluno. Neste trabalho me proponho a refletir sobre a relação vincular que se estabelece entre aluno-professor, a relação transferencial implicada neste processo, e como isso acaba por interferir na aprendizagem. Analiso também os vínculos que podem ser estabelecidos com as estagiárias e o que pode representar a entrada de outra professora na sala de aula. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica do tema apoiando-se na Psicanálise de Freud, nos estudos de Alicia Fernández sobre aprendizagem, de Bowlby sobre vínculos e apego, de Spitz sobre a infância e de Kupfer sobre a Educação. Através das análises, pude compreender que a relação transferencial só é propiciada quando se tem uma relação de apego com a outra pessoa envolvida e que essa relação é uma importante base para desencadear a transferência e a formação de vínculos. Juntos, eles formam uma tríade que pode vir a tornar a aprendizagem prazerosa e prevenir futuros problemas de aprendizagem que, por ventura, surjam ao longo da vida escolar.application/pdfporRelação professor-alunoAfetividadeNas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000752565.pdf.txt000752565.pdf.txtExtracted Texttext/plain64432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25220/2/000752565.pdf.txt8d70cfb1832960a92b79e2ed8f1d188dMD52ORIGINAL000752565.pdf000752565.pdfTexto completoapplication/pdf1483953http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25220/1/000752565.pdffca125ce3f86de91afabb4f4ba56b619MD51THUMBNAIL000752565.pdf.jpg000752565.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25220/3/000752565.pdf.jpg7a9034d60357b6bc0ac3390dd908bae5MD5310183/252202018-10-09 08:29:16.783oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25220Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:29:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
title |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
spellingShingle |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo Evalte, Tatiana Telch Relação professor-aluno Afetividade |
title_short |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
title_full |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
title_fullStr |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
title_full_unstemmed |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
title_sort |
Nas entrelinhas da relação professor-aluno : o vínculo afetivo |
author |
Evalte, Tatiana Telch |
author_facet |
Evalte, Tatiana Telch |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Evalte, Tatiana Telch |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
contributor_str_mv |
Corso, Luciana Vellinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Afetividade |
topic |
Relação professor-aluno Afetividade |
description |
As experiências de estágio curricular e mini-práticas, realizadas ao longo do curso, despertaram em mim a necessidade de aprofundar um tema apontado de forma recorrente em meus relatórios: a relação professor-aluno. Neste trabalho me proponho a refletir sobre a relação vincular que se estabelece entre aluno-professor, a relação transferencial implicada neste processo, e como isso acaba por interferir na aprendizagem. Analiso também os vínculos que podem ser estabelecidos com as estagiárias e o que pode representar a entrada de outra professora na sala de aula. O estudo apresenta uma revisão bibliográfica do tema apoiando-se na Psicanálise de Freud, nos estudos de Alicia Fernández sobre aprendizagem, de Bowlby sobre vínculos e apego, de Spitz sobre a infância e de Kupfer sobre a Educação. Através das análises, pude compreender que a relação transferencial só é propiciada quando se tem uma relação de apego com a outra pessoa envolvida e que essa relação é uma importante base para desencadear a transferência e a formação de vínculos. Juntos, eles formam uma tríade que pode vir a tornar a aprendizagem prazerosa e prevenir futuros problemas de aprendizagem que, por ventura, surjam ao longo da vida escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:28Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25220 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000752565 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25220 |
identifier_str_mv |
000752565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25220/2/000752565.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25220/1/000752565.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25220/3/000752565.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8d70cfb1832960a92b79e2ed8f1d188d fca125ce3f86de91afabb4f4ba56b619 7a9034d60357b6bc0ac3390dd908bae5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447043785621504 |