Quantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazil
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262347 |
Resumo: | O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual. |
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Hoernig, André FelipeMassoni, Neusa TeresinhaHadjimichef, Dimiter2023-07-19T03:39:14Z20231677-2334http://hdl.handle.net/10183/262347001167185O presente trabalho trata das possibilidades de contribuição da Teoria das Representações Sociais (TRS) como referência para aprendizagem de grupo, com técnicas e metodologias que lhe são específicas, para facilitar o ensino de Física Quântica no Ensino Médio, permitindo investigar, por exemplo, se os alunos possuem concepções ligadas ao Misticismo Quântico. O objetivo principal é avaliar como essa teoria psicossocial pode ser utilizada pela comunidade de pesquisa em Ensino de Ciências. Nosso estudo é baseado principalmente em resultados empíricos da aplicação de questionários em Ensino Médio (Estudo 1, N=291), bem como durante a aplicação de uma Atividade Didática em sala de aula com 34 alunos (Estudo 2, N=34). Procedemos com a construção de redes de similaridade por meio de um software utilizado em Psicologia Social (IRAMuTeQ), redes que são representações gráficas de um teste de associação verbal, que podem dar alguns indícios de como é a Representação Social dos alunos. Concluímos que o uso da TRS é uma possibilidade relevante para a introdução da Física Quântica no Ensino Médio e tem potencial para auxiliar o professor no processo de estabelecimento do letramento científico, com ênfase na aprendizagem conceitual.The present work deals with possibilities for contribution of the Theory of Social Representations (TSR) as a reference for group learning, with techniques and methodologies that are specific to it, to facilitate the teaching of Quantum Physics in High School, allowing to investigate, for example, if students have conceptions linked to Quantum Mysticism. The main objective is to evaluate how this psychosocial theory can be used for the research community in Science Teaching. Our study is majorly based onempirical results from the application of questionnaires in high school (Study 1, N = 291), as well as during the application of a Didactic Activityin a classroom with 34 students (Study 2, N = 34). We proceeded with the construction of similarity networks via a software used in Social Psychology (IRAMuTeQ), networks that are graphic representations of a verbal association test, which may give some indications of whatthe Social Representation of students looks like. We conclude that the use of TSR is a relevant possibility for the introduction of Quantum Physics in High School, and has potential to assist the teacher in the process of establishing scientific literacy, with emphasis on conceptual learning.application/pdfporCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 40, n. 1 (abr. 2022), p. 57-83Representações sociaisEnsino de físicaFísica quânticaMisticismoTheory of Social RepresentationsQuantum Physics TeachingQuantum MysticismQuantum Physics teaching and the theory of Social representations : investigating the presence of quantum mysticism concepts among high school students in the south of Brazilinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001167185.pdf.txt001167185.pdf.txtExtracted Texttext/plain73927http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262347/2/001167185.pdf.txte6468488ac16bf8e9086d45cb3709934MD52ORIGINAL001167185.pdfTexto completo (inglês)application/pdf592251http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262347/1/001167185.pdf51a52ce2d51201bf6435f4e28df5e4f9MD5110183/2623472023-07-20 03:35:33.99469oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262347Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-07-20T06:35:33Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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