As políticas públicas para a educação especial na EJA e a inclusão dos portadores de necessidades especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Patrícia Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/72594
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das políticas públicas existentes para a Educação Especial, se as escolas regulares da Rede Municipal de Porto Alegre estão (ou não) preparadas para receber este contigente de alunos nas turmas de Educação de Jovens e Adultos. O interesse se deu a partir de uma saída de campo com um grupo de colegas do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos e Educação de Privados de Liberdade (FACED/UFRGS), onde conhecemos uma jovem que nos levou a pensar sobre essa questão tão discutida em todos os campos, seja cultural, político, econômico ou educacional – a Inclusão. A pesquisa, de caráter quanti-qualitativo, foi realizada através de pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta a entrevista semi-estruturada, além da observação do local escolhido, e envolvendo análise documental e análise do material coletado, para comparação e sistematização das informações. A fundamentação teórica tem como base autores como Mantoan, Skliar, Emílio, Minayo, Freire, entre outros. Com os resultados foi possível verificar que, apesar da boa vontade dos professores e gestores das instituições de ensino, as escolas ainda não estão adequadas para receber este número cada vez maior de educandos com necessidades especiais em suas turmas de EJA.
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