Educação de jovens e adultos, educação especial e inclusão escolar : quais pontos de conexão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britto, Édina Brasil Batista
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/56384
Resumo: O presente trabalho propõe uma análise acerca da Educação Brasileira, considerando duas de suas modalidades; a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial. Procurou-se investir na delimitação de suas características e de suas tendências. Para a realização da análise, houve o resgate relativo à historicidade das políticas públicas que envolvem essas duas modalidades, seus marcos legais e seus desafios contemporâneos. A pesquisa, de natureza qualitativa, evoluiu pautada em procedimentos que permitiram a análise documental de dispositivos legais, diretrizes políticas e da produção acadêmica publicada predominantemente nos últimos cinco anos. Ao analisarmos as diferentes origens institucionais dos alunos com deficiência que frequentam as salas de Educação de Jovens e Adultos, podemos perceber que há grandes indícios de articulação entre essas duas modalidades. Destacam-se nessa análise: a condição secundária de ambas as modalidades, quando investigamos as prioridades históricas, a parcialidade das iniciativas que caracterizaram a oferta desses serviços e o recente investimento em políticas públicas que explicitem a responsabilidade do Estado brasileiro quanto à escolarização dos sujeitos implicados nas duas modalidades em questão.
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