Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gemelli, Catia Eli
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Closs, Lisiane Quadrado, Fraga, Aline Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223869
Resumo: O sistema capitalista apresenta especificidades nas diferentes demarcações temporais ao longo do seu transcurso histórico. As transformações políticas, econômicas e sociais vivenciadas contemporaneamente no Brasil impactam em mudanças nas relações de trabalho, que repercutem na profissão docente. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as atuais configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas realizadas com dez docentes da área de Administração. Evidencia-se, a partir dos relatos, a primazia do curto prazo, principalmente nas instituições de ensino cujas relações envolvem trabalho autônomo ou contratação por pessoa jurídica. A precarização das relações de trabalho e o discurso de gestão de si alcançam o trabalho docente e resultam em um movimento de pejotização. A flexibilidade e a volatidade revelam-se na exigência para que os/as docentes estejam sempre preparados/as a assumir diferentes disciplinas a fim de minimizar riscos de enfraquecimento progressivo de seu vínculo com as IESs contratantes. No contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco se sobressaem como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente.
id UFRGS-2_aa73f034b5695ab7c21877a61caa32ab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223869
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Gemelli, Catia EliCloss, Lisiane QuadradoFraga, Aline Mendonça2021-07-14T04:31:48Z20201413-2311http://hdl.handle.net/10183/223869001117573O sistema capitalista apresenta especificidades nas diferentes demarcações temporais ao longo do seu transcurso histórico. As transformações políticas, econômicas e sociais vivenciadas contemporaneamente no Brasil impactam em mudanças nas relações de trabalho, que repercutem na profissão docente. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as atuais configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas realizadas com dez docentes da área de Administração. Evidencia-se, a partir dos relatos, a primazia do curto prazo, principalmente nas instituições de ensino cujas relações envolvem trabalho autônomo ou contratação por pessoa jurídica. A precarização das relações de trabalho e o discurso de gestão de si alcançam o trabalho docente e resultam em um movimento de pejotização. A flexibilidade e a volatidade revelam-se na exigência para que os/as docentes estejam sempre preparados/as a assumir diferentes disciplinas a fim de minimizar riscos de enfraquecimento progressivo de seu vínculo com as IESs contratantes. No contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco se sobressaem como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente.The capitalist system has specificities in different temporary demarcations throughout its historical course. Contemporary capitalism is based on volatility, meritocracy, flexibility, individuality and short-term goals. The new productive conditions drives the spread of the managerial ideology. The political, economic and social transformations experienced in Brazil also generated changes in work relations. The professor’s career is not immune to these changes. Given this context, the objective of this paper is to analyze the work configurations documented in private institutions of higher education, mainly in the metropolitan region of Porto Alegre (RS). This is an exploratory study of qualitative nature based on semi-structured interviews conducted with ten professors from the business area. The reports evidenced the short-term relationship, self-employment work relations or being hired as a juridical person. The precarization of working relationships and the self-management discourse reach the teaching environment and result in a movement of “pejotização” – hiring workers as they were juridical persons. The flexibility and the volatility reveal that professors must be always prepared to assume different disciplines to minimize risks of weakening even more their relation with contracting organizations. In the context of private higher education, adaptability, mobility and risk acceptance stands out as conditions for entry and permanence in the teaching career.El sistema capitalista tiene especificidades en las diferentes demarcaciones temporales a lo largo de su curso histórico. Las transformaciones políticas, económicas y sociales experimentadas en Brasil también tienen un impacto en los cambios en las relaciones laborales y el trabajo docente no es inmune a estos cambios. Dado este contexto, el objetivo de este trabajo fue analizar las configuraciones actuales del trabajo docente en instituciones privadas de educación superior, especialmente en la región metropolitana de Porto Alegre (RS). Este es un estudio exploratorio, de naturaleza cualitativa, basado en entrevistas semiestructuradas realizadas con diez professores y professoras en el área de administración. A partir de los informes, se evidencia la primacía del corto plazo, principalmente en instituciones educativas cuyas relaciones involucran trabajo autónomo o contratación por parte de una entidad legal. La precariedad de las relaciones laborales y el discurso de autogestión alcanzan el trabajo docente y dan como resultado un movimiento de pejotização. La flexibilidad y la volatilidad se revelan en el requisito de que los maestros y las maestras siempre estén preparados para asumir diferentes disciplinas a fin de minimizar los riesgos de debilitar aún más su vínculo con las contratantes. En el contexto de la educación superior privada, la adaptabilidad, la movilidad y la aceptación del riesgo se destacan como condiciones de ingreso y permanencia en la carrera docente.application/pdfporREAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre, RS. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 409-438Capitalismo flexívelPejotizaçãoRelações de trabalhoTrabalho docenteLabor relationsProfessors’ careerFlexible capitalismCapitalismo flexibleRelaciones laboralesTrabajo docenteMultiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexívelinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001117573.pdf.txt001117573.pdf.txtExtracted Texttext/plain76678http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223869/2/001117573.pdf.txt30252a215574c5419eb3991ace4bf5e2MD52ORIGINAL001117573.pdfTexto completoapplication/pdf501523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223869/1/001117573.pdfa148ff3e933f5e61293d3157759761ebMD5110183/2238692021-08-18 04:39:49.114776oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223869Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-08-18T07:39:49Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
title Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
spellingShingle Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
Gemelli, Catia Eli
Capitalismo flexível
Pejotização
Relações de trabalho
Trabalho docente
Labor relations
Professors’ career
Flexible capitalism
Capitalismo flexible
Relaciones laborales
Trabajo docente
title_short Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
title_full Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
title_fullStr Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
title_full_unstemmed Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
title_sort Multiformidade e pejotização : (re)configurações do trabalho docente no ensino superior privado sob o capitalismo flexível
author Gemelli, Catia Eli
author_facet Gemelli, Catia Eli
Closs, Lisiane Quadrado
Fraga, Aline Mendonça
author_role author
author2 Closs, Lisiane Quadrado
Fraga, Aline Mendonça
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gemelli, Catia Eli
Closs, Lisiane Quadrado
Fraga, Aline Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Capitalismo flexível
Pejotização
Relações de trabalho
Trabalho docente
topic Capitalismo flexível
Pejotização
Relações de trabalho
Trabalho docente
Labor relations
Professors’ career
Flexible capitalism
Capitalismo flexible
Relaciones laborales
Trabajo docente
dc.subject.eng.fl_str_mv Labor relations
Professors’ career
Flexible capitalism
dc.subject.spa.fl_str_mv Capitalismo flexible
Relaciones laborales
Trabajo docente
description O sistema capitalista apresenta especificidades nas diferentes demarcações temporais ao longo do seu transcurso histórico. As transformações políticas, econômicas e sociais vivenciadas contemporaneamente no Brasil impactam em mudanças nas relações de trabalho, que repercutem na profissão docente. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar as atuais configurações de trabalho docente em instituições privadas de ensino superior, sobretudo da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, baseado em entrevistas semiestruturadas realizadas com dez docentes da área de Administração. Evidencia-se, a partir dos relatos, a primazia do curto prazo, principalmente nas instituições de ensino cujas relações envolvem trabalho autônomo ou contratação por pessoa jurídica. A precarização das relações de trabalho e o discurso de gestão de si alcançam o trabalho docente e resultam em um movimento de pejotização. A flexibilidade e a volatidade revelam-se na exigência para que os/as docentes estejam sempre preparados/as a assumir diferentes disciplinas a fim de minimizar riscos de enfraquecimento progressivo de seu vínculo com as IESs contratantes. No contexto do ensino superior privado, adaptabilidade, mobilidade e aceitação ao risco se sobressaem como condicionantes para o ingresso e a permanência na carreira docente.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-07-14T04:31:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223869
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1413-2311
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001117573
identifier_str_mv 1413-2311
001117573
url http://hdl.handle.net/10183/223869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv REAd : revista eletrônica de administração. Porto Alegre, RS. Vol. 26, n. 2 (maio/ago. 2020), p. 409-438
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223869/2/001117573.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223869/1/001117573.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30252a215574c5419eb3991ace4bf5e2
a148ff3e933f5e61293d3157759761eb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225025786740736