Educação continuada para a atualização profissional dos peritos contábeis : um enfoque sob o olhar dos peritos contadores da APEJUST 4° região
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/197652 |
Resumo: | Há mudanças ocorrendo no mundo a todo instante e, obviamente, elas afetam a forma como determinado trabalho é exercido. Na perícia contábil, a reforma trabalhista, por exemplo, promete alterar a dinâmica processual dos litígios e isso, invariavelmente, demanda um aprimoramento permanente, através de programas de educação continuada, dos profissionais para que estes estejam aptos para superar esses desafios e incertezas. Em vista disso, demonstrar a percepção dos peritos contábeis da APEJUST quanto ao programa de educação continuada para sua atualização profissional constitui-se o objetivo geral da pesquisa. O estudo é descritivo, quali-quantitativo e realizado por meio de um levantamento, o qual envolveu o envio de um questionário de 18 questões, binárias e de múltipla escolha, para peritos contábeis inscritos na APEJUST. A amostra obtida foi de 20 respondentes. A partir das respostas destes, os dados foram organizados em uma planilha no Excel e transformados em três tabelas, nas quais questões relevantes concernentes à educação continuada e a coordenação do programa pelo órgão normatizador foram abordadas. Entre os principais achados da pesquisa, destaca-se o percentual significativo de 75% que consideraram que a iniciativa contribui para aumentar sua qualificação profissional, além de outros 70% que atestaram a eficácia da medida em aumentar a credibilidade do perito contábil diante das partes interessadas. Em virtude do diminuto tempo de vigência da obrigatoriedade da educação continuada para peritos contábeis, não foi possível responder adequadamente a um dos anseios do estudo, que era verificar como os profissionais enxergavam as principais consequências decorrentes de uma medida desse tipo. |
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Silva, Gabriel Pereira Medeiros daMartins, Marco Antônio dos Santos2019-08-03T02:31:54Z2018http://hdl.handle.net/10183/197652001098345Há mudanças ocorrendo no mundo a todo instante e, obviamente, elas afetam a forma como determinado trabalho é exercido. Na perícia contábil, a reforma trabalhista, por exemplo, promete alterar a dinâmica processual dos litígios e isso, invariavelmente, demanda um aprimoramento permanente, através de programas de educação continuada, dos profissionais para que estes estejam aptos para superar esses desafios e incertezas. Em vista disso, demonstrar a percepção dos peritos contábeis da APEJUST quanto ao programa de educação continuada para sua atualização profissional constitui-se o objetivo geral da pesquisa. O estudo é descritivo, quali-quantitativo e realizado por meio de um levantamento, o qual envolveu o envio de um questionário de 18 questões, binárias e de múltipla escolha, para peritos contábeis inscritos na APEJUST. A amostra obtida foi de 20 respondentes. A partir das respostas destes, os dados foram organizados em uma planilha no Excel e transformados em três tabelas, nas quais questões relevantes concernentes à educação continuada e a coordenação do programa pelo órgão normatizador foram abordadas. Entre os principais achados da pesquisa, destaca-se o percentual significativo de 75% que consideraram que a iniciativa contribui para aumentar sua qualificação profissional, além de outros 70% que atestaram a eficácia da medida em aumentar a credibilidade do perito contábil diante das partes interessadas. Em virtude do diminuto tempo de vigência da obrigatoriedade da educação continuada para peritos contábeis, não foi possível responder adequadamente a um dos anseios do estudo, que era verificar como os profissionais enxergavam as principais consequências decorrentes de uma medida desse tipo.There are changes taking place in the world all the time and, obviously, they affect the way certain work is carried out. In forensic accounting, the labor reform, for example, promises to change the dynamics of procedural disputes and this, invariably, demands a permanent improvement, through continuing education programs, of the professionals so that they are able to overcome these challenges and uncertainties. Therefore, demonstrate the perception of the forensic accountants of APEJUST about the continuing education program for their professional updating is the overall objective of the research. The study is descriptive, qualitative and quantitative, and carried out through a survey, which involved sending a questionnaire of 18 questions, binary and multiple choice, for accounting experts enrolled in APEJUST. The sample obtained was 20 respondents. From the answers of these, the data were organized in a spreadsheet in Excel and transformed into three tables in which relevant issues concerning continuing education and the coordination of the program by the regulatory institution were addressed. Among the main findings of research, there is a significant percentage of 75% who felt that the initiative helps to increase their professional qualification, in addition to another 70% that testified the effectiveness of the measure in increasing the credibility of the accounting expert before the interested parties. Due to the small period of validity of the obligation of continuing education for accounting experts, it wasn't possible to adequately respond to one of the study's yearnings, which was to see how professionals saw the main consequences of such a measure.application/pdfporPerícia contábilForensic accountingProfessional updatingContinuing educationEducação continuada para a atualização profissional dos peritos contábeis : um enfoque sob o olhar dos peritos contadores da APEJUST 4° regiãoContinuing education for professional updating of forensic accountants : an approach under the look of forensic accountants of APEJUSTinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPorto Alegre, BR-RS2018Ciências Contábeisgraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001098345.pdf.txt001098345.pdf.txtExtracted Texttext/plain57304http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197652/2/001098345.pdf.txt243f692f62f1ea9b85dae524ec60427cMD52ORIGINAL001098345.pdfTexto completoapplication/pdf251663http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/197652/1/001098345.pdfa8002e85567841fd98e5c941cd4b2b76MD5110183/1976522019-08-04 02:30:06.700079oai:www.lume.ufrgs.br:10183/197652Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2019-08-04T05:30:06Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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