Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tramontina, Silzá
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Martins, Silvia de Oliveira, Michalowski, Mariana Bohns, Souza, Carla Ruffoni Ketzer de, Eizirik, Mariana, Biederman, Joseph, Rohde, Luis Augusto Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/19568
Resumo: Objetivos: Avaliar a associação entre retardo mental estimado (RM) e evasão escolar numa amostra de escolares de terceira e quarta séries da rede estadual de Porto Alegre. Método: Neste estudo caso-controle, estudantes que evadiram da escola (n=44) e um grupo controle que se mantinha na escola (n=44) tiveram o seu quociente de inteligência (QI) determinado através dos sub-testes vocabulário e cubos da Escala de Inteligência de Wescheler – terceira edição (WISC–III). Estudantes com QI<70 foram considerados potenciais casos de RM. Outros transtornos mentais prevalentes nesta faixa etária foram avaliados nos dois grupos por meio da aplicação da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia na Idade Escolar- Versão Epidemiológica, 4ª versão em português (K-SADS-E). Resultados: O grupo de evadidos apresentou um número significativamente maior de indivíduos com provável RM do que o grupo controle (p<0,001). A razão de chances para evasão escolar manteve-se significativamente maior para os indivíduos com RM estimado, mesmo após ajuste para potenciais variáveis confundidoras (idade, transtorno de conduta, repetência escolar, renda e estrutura familiar) (p<0,01). Conclusão: Crianças com menor capacidade de inteligência representam um grupo de risco para evasão escolar, necessitando estratégias, em nível escolar, que possibilitem o seu reconhecimento e adequada inclusão no processo de aprendizagem.
id UFRGS-2_aad2fcb4664b87ee7cd51ee7431dbe74
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19568
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Tramontina, SilzáMartins, Silvia de OliveiraMichalowski, Mariana BohnsSouza, Carla Ruffoni Ketzer deEizirik, MarianaBiederman, JosephRohde, Luis Augusto Paim2010-04-16T09:10:43Z20021516-4446http://hdl.handle.net/10183/19568000338971Objetivos: Avaliar a associação entre retardo mental estimado (RM) e evasão escolar numa amostra de escolares de terceira e quarta séries da rede estadual de Porto Alegre. Método: Neste estudo caso-controle, estudantes que evadiram da escola (n=44) e um grupo controle que se mantinha na escola (n=44) tiveram o seu quociente de inteligência (QI) determinado através dos sub-testes vocabulário e cubos da Escala de Inteligência de Wescheler – terceira edição (WISC–III). Estudantes com QI<70 foram considerados potenciais casos de RM. Outros transtornos mentais prevalentes nesta faixa etária foram avaliados nos dois grupos por meio da aplicação da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia na Idade Escolar- Versão Epidemiológica, 4ª versão em português (K-SADS-E). Resultados: O grupo de evadidos apresentou um número significativamente maior de indivíduos com provável RM do que o grupo controle (p<0,001). A razão de chances para evasão escolar manteve-se significativamente maior para os indivíduos com RM estimado, mesmo após ajuste para potenciais variáveis confundidoras (idade, transtorno de conduta, repetência escolar, renda e estrutura familiar) (p<0,01). Conclusão: Crianças com menor capacidade de inteligência representam um grupo de risco para evasão escolar, necessitando estratégias, em nível escolar, que possibilitem o seu reconhecimento e adequada inclusão no processo de aprendizagem.Objectives: To assess the association between estimated Mental Retardation (MR) and school dropout in a sample of students of the third and fourth grades at state schools in Porto Alegre, the capital of the southernmost state of Brazil. Method: In this case - control study, students that dropped out from schools (n=44) and a control group who continued attending schools (n=44) had their intelligence quotient (IQ) determined by the vocabulary and cubes subtests of the Wescheler Intelligence Scale = third edition (WISC-III). Students with IQ lower than 70 were considered as potential cases of MR. Other prevalent mental disorders in this age range were assessed in both groups using the Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School– Age Children, Epidemiological Version (K-SADS-E). Results: The prevalence of potential MR was significantly higher in the dropped out group than in the control group (p<0.001). Odds ratio for school dropout was significantly higher in the presence of MR even after controlling for potentially confounding factors (age, conduct disorder, grade repetition, family structure and income) (p<0.01). Conclusion: Children with IQ lower than 70 (potential MR) were at higher risk for school dropout. These children need to be identified at school and specific educational strategies should be implemented to assure their inclusion in the learning process.application/pdfengRevista brasileira de psiquiatria = Brazilian journal of psychiatry. São Paulo, SP. Vol. 24, n. 4 (out. 2002), p. 177-181Deficiência intelectualEvasão escolarEstudantesSchool dropoutsMental retardationAbsenteeismStudentsEstimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, BrazilRetardo mental estimado e evasão escolar em uma amostra de estudantes da rede estadual de Porto Alegre info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000338971.pdf000338971.pdfTexto completo (inglês)application/pdf154754http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19568/1/000338971.pdf5bf7e4fc4aa18772724695b84b663889MD51TEXT000338971.pdf.txt000338971.pdf.txtExtracted Texttext/plain26639http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19568/2/000338971.pdf.txt7f77e2a9a350d454e49ef1e8b773e6dbMD52THUMBNAIL000338971.pdf.jpg000338971.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg2172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19568/3/000338971.pdf.jpgb2a4bbf3ada9d777acbb52ba63a184fbMD5310183/195682023-10-01 03:38:28.79944oai:www.lume.ufrgs.br:10183/19568Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
dc.title.alternative.pt.fl_str_mv Retardo mental estimado e evasão escolar em uma amostra de estudantes da rede estadual de Porto Alegre
title Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
spellingShingle Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
Tramontina, Silzá
Deficiência intelectual
Evasão escolar
Estudantes
School dropouts
Mental retardation
Absenteeism
Students
title_short Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
title_full Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
title_fullStr Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
title_full_unstemmed Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
title_sort Estimated mental retardation and school dropout in a sample of students from state public schools in Porto Alegre, Brazil
author Tramontina, Silzá
author_facet Tramontina, Silzá
Martins, Silvia de Oliveira
Michalowski, Mariana Bohns
Souza, Carla Ruffoni Ketzer de
Eizirik, Mariana
Biederman, Joseph
Rohde, Luis Augusto Paim
author_role author
author2 Martins, Silvia de Oliveira
Michalowski, Mariana Bohns
Souza, Carla Ruffoni Ketzer de
Eizirik, Mariana
Biederman, Joseph
Rohde, Luis Augusto Paim
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tramontina, Silzá
Martins, Silvia de Oliveira
Michalowski, Mariana Bohns
Souza, Carla Ruffoni Ketzer de
Eizirik, Mariana
Biederman, Joseph
Rohde, Luis Augusto Paim
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiência intelectual
Evasão escolar
Estudantes
topic Deficiência intelectual
Evasão escolar
Estudantes
School dropouts
Mental retardation
Absenteeism
Students
dc.subject.eng.fl_str_mv School dropouts
Mental retardation
Absenteeism
Students
description Objetivos: Avaliar a associação entre retardo mental estimado (RM) e evasão escolar numa amostra de escolares de terceira e quarta séries da rede estadual de Porto Alegre. Método: Neste estudo caso-controle, estudantes que evadiram da escola (n=44) e um grupo controle que se mantinha na escola (n=44) tiveram o seu quociente de inteligência (QI) determinado através dos sub-testes vocabulário e cubos da Escala de Inteligência de Wescheler – terceira edição (WISC–III). Estudantes com QI<70 foram considerados potenciais casos de RM. Outros transtornos mentais prevalentes nesta faixa etária foram avaliados nos dois grupos por meio da aplicação da Entrevista para Transtornos Afetivos e Esquizofrenia na Idade Escolar- Versão Epidemiológica, 4ª versão em português (K-SADS-E). Resultados: O grupo de evadidos apresentou um número significativamente maior de indivíduos com provável RM do que o grupo controle (p<0,001). A razão de chances para evasão escolar manteve-se significativamente maior para os indivíduos com RM estimado, mesmo após ajuste para potenciais variáveis confundidoras (idade, transtorno de conduta, repetência escolar, renda e estrutura familiar) (p<0,01). Conclusão: Crianças com menor capacidade de inteligência representam um grupo de risco para evasão escolar, necessitando estratégias, em nível escolar, que possibilitem o seu reconhecimento e adequada inclusão no processo de aprendizagem.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-04-16T09:10:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/19568
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1516-4446
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000338971
identifier_str_mv 1516-4446
000338971
url http://hdl.handle.net/10183/19568
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista brasileira de psiquiatria = Brazilian journal of psychiatry. São Paulo, SP. Vol. 24, n. 4 (out. 2002), p. 177-181
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19568/1/000338971.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19568/2/000338971.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/19568/3/000338971.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5bf7e4fc4aa18772724695b84b663889
7f77e2a9a350d454e49ef1e8b773e6db
b2a4bbf3ada9d777acbb52ba63a184fb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224702874615808