Percepções dos psicólogos sobre a capacitação no modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para vítimas de violência sexual
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/39085 |
Resumo: | Este estudo investigou as percepções de profissionais de psicologia que participaram da Tecnologia Social de Capacitação Profissional sobre o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual acerca do impacto da capacitação e da transferência de aprendizagem. Utilizou-se o delineamento de casos múltiplos, realizando-se entrevistas semi-estruturadas com três psicólogas que concluíram o curso e coordenaram grupos terapêuticos de acordo com o modelo aprendido. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a capacitação produziu um impacto direto sobre a atuação profissional das participantes. Isso é reconhecido no relato delas terem alterado a forma que desenvolviam os atendimentos as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Observou-se a presença de um impacto indireto sobre as demandas de trabalho e crenças relacionadas à violência sexual. De acordo com as participantes, a capacitação as auxiliou a lidar com as demandas de trabalho, assim como compreender a dinâmica da violência sexual. Houve situações de transferência de aprendizagem em curto prazo e em longo prazo. As participantes perceberam as situações de transferência de aprendizagem como experiências positivas aos pacientes e a elas. Além disso, elas avaliaram o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental como uma intervenção efetiva para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Tais dados demonstraram que as participantes avaliaram a capacitação de forma positiva e consideraram esta uma intervenção efetiva para instrumentalizar os profissionais em sua atuação com vítimas de violência sexual. |
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Freitas, Clarissa Pinto Pizarro deHabigzang, Luísa Fernanda2012-04-12T01:23:18Z2011http://hdl.handle.net/10183/39085000824061Este estudo investigou as percepções de profissionais de psicologia que participaram da Tecnologia Social de Capacitação Profissional sobre o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual acerca do impacto da capacitação e da transferência de aprendizagem. Utilizou-se o delineamento de casos múltiplos, realizando-se entrevistas semi-estruturadas com três psicólogas que concluíram o curso e coordenaram grupos terapêuticos de acordo com o modelo aprendido. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a capacitação produziu um impacto direto sobre a atuação profissional das participantes. Isso é reconhecido no relato delas terem alterado a forma que desenvolviam os atendimentos as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Observou-se a presença de um impacto indireto sobre as demandas de trabalho e crenças relacionadas à violência sexual. De acordo com as participantes, a capacitação as auxiliou a lidar com as demandas de trabalho, assim como compreender a dinâmica da violência sexual. Houve situações de transferência de aprendizagem em curto prazo e em longo prazo. As participantes perceberam as situações de transferência de aprendizagem como experiências positivas aos pacientes e a elas. Além disso, elas avaliaram o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental como uma intervenção efetiva para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Tais dados demonstraram que as participantes avaliaram a capacitação de forma positiva e consideraram esta uma intervenção efetiva para instrumentalizar os profissionais em sua atuação com vítimas de violência sexual.This study investigated the perceptions of psychology professionals who participated in a Social Technology of Professional Training in cognitive-behavioral group therapy for the treatment of children and adolescents victims of sexual violence about the impact of training and transfer of learning. Used the multiple case design, were made semi-structured interviews with three psychologists who completed the course and coordinated therapeutic groups according to the model learned. Data were analyzed using content analysis. The results indicated that the training produced a direct impact on the professional performance of the participants. This is recognized in their reporting of changed the way that they developed the care for victims of sexual violence. It was observed the presence of an indirect impact on the demands of work and beliefs related to sexual violence. According to the participants the training helped them to deal with the demands of work, as well as understand the dynamics of sexual violence. There were cases of transfer of learning in the short term and long term. The participants noticed the transfer of learning situations as positive experiences for patients and for them. Furthermore, they evaluate the model of cognitive-behavioral group therapy as an effective intervention for the treatment of children and adolescents victims of sexual abuse. These data demonstrate that the participants evaluated the training positively and considered that this was an effective intervention to capacitate professionals in their work with victims of sexual violence.application/pdfporTerapia cognitivo-comportamentalPsicoterapia de grupoViolência sexualProfessional trainingSexual violenceImpactTransfer of learningPercepções dos psicólogos sobre a capacitação no modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para vítimas de violência sexualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2011especializaçãoCurso de Especialização em Psicologia Clínica, ênfase em Terapia Cognitivo-Comportamentalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000824061.pdf.txt000824061.pdf.txtExtracted Texttext/plain90485http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39085/2/000824061.pdf.txt4604222b1cb0496f40133518275b1dafMD52ORIGINAL000824061.pdf000824061.pdfTexto completoapplication/pdf452902http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39085/1/000824061.pdfd93b9f385ff22e3b9d3fd730aac1f9deMD51THUMBNAIL000824061.pdf.jpg000824061.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/39085/3/000824061.pdf.jpga61780703ca9fd789e353e7927f7a39fMD5310183/390852018-10-10 08:13:38.717oai:www.lume.ufrgs.br:10183/39085Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-10T11:13:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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