Percepções dos psicólogos sobre a capacitação no modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para vítimas de violência sexual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Clarissa Pinto Pizarro de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/39085
Resumo: Este estudo investigou as percepções de profissionais de psicologia que participaram da Tecnologia Social de Capacitação Profissional sobre o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual acerca do impacto da capacitação e da transferência de aprendizagem. Utilizou-se o delineamento de casos múltiplos, realizando-se entrevistas semi-estruturadas com três psicólogas que concluíram o curso e coordenaram grupos terapêuticos de acordo com o modelo aprendido. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a capacitação produziu um impacto direto sobre a atuação profissional das participantes. Isso é reconhecido no relato delas terem alterado a forma que desenvolviam os atendimentos as crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Observou-se a presença de um impacto indireto sobre as demandas de trabalho e crenças relacionadas à violência sexual. De acordo com as participantes, a capacitação as auxiliou a lidar com as demandas de trabalho, assim como compreender a dinâmica da violência sexual. Houve situações de transferência de aprendizagem em curto prazo e em longo prazo. As participantes perceberam as situações de transferência de aprendizagem como experiências positivas aos pacientes e a elas. Além disso, elas avaliaram o modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental como uma intervenção efetiva para o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Tais dados demonstraram que as participantes avaliaram a capacitação de forma positiva e consideraram esta uma intervenção efetiva para instrumentalizar os profissionais em sua atuação com vítimas de violência sexual.
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