O olhar etnopedagógico sobre uma escola diferenciada dentro da terra indígena mbyá guarani : tekoá jata’ity, Viamão/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Buchain, Tainá Távora Alfonsin
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/238901
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Ciências Sociais é o relato da experiência de estágio em uma escola indígena na aldeia Tekoá Jata’ity, na comunidade do Cantagalo, município de Viamão/RS, inserido na pedagogia diferenciada, que garante aos indígenas o direito a uma educação que respeite a recuperação de suas memórias, a reafirmação de suas identidades étnicas e a valorização das línguas e ciências, bem como a garantia ao acesso à informação, aos conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não indígenas. Tem como objetivos observar como esta política é aplicada dentro da escola e a efetividade na execução das leis. O estudo é feito a partir da vivência do estágio dentro da Tekoá na escola, bem como das trocas com professores e coordenadores da escola e toda a comunidade Mbyá Guarani que, desde a mais tenra idade até a mais avançada, se fazem presentes e apropriados daquele espaço: Nhemboé (A escola). Os resultados colhidos durante essa pequena temporada mostram que a escola tem um funcionamento dentro dos parâmetros exigidos pelo estado e ao mesmo tempo tem um modo de funcionamento próprio aos Mbyá Guarani, de acordo com o “Mbyáreko” (modo de ser Guarani), no qual a temporalidade e a cosmologia estão muito presentes. Observou-se que, por serem zelosos pela preservação de sua cultura, durante muito tempo foram contrários às escolas nas aldeias; porém, hoje é crescente essa demanda, como forma de compreender o mundo dos brancos e criar uma maior interação com a sociedade não indígena.
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