O que é "verdadeiro, mas não esclarecedor" segundo a Ética Eudêmia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163209 |
Resumo: | Em Ética Eudêmia I 6, Aristóteles caracteriza o avanço da investigação ética como uma substituição progressiva do que é a) dito com verdade, mas não de modo esclarecedor pelo que é b) verdadeiro e esclarecedor. Usualmente, a passagem de a) para b) é interpretada como superação de uma primeira apreensão obscura e confusa do objeto de estudo por uma exposição mais acurada e confiável do mesmo. Neste trabalho, sustento que a compreensão do papel metodológico de a) depende de sua dissociação das noções de obscuridade e confusão. Trata-se antes de uma primeira apreensão indistinta (mas não confusa) do objeto de investigação. É em virtude de sua indistinção e não de obscuridade que se deve seu caráter insuficientemente esclarecedor. |
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Zillig, Raphael2017-06-21T02:50:29Z20171984-249Xhttp://hdl.handle.net/10183/163209001021924Em Ética Eudêmia I 6, Aristóteles caracteriza o avanço da investigação ética como uma substituição progressiva do que é a) dito com verdade, mas não de modo esclarecedor pelo que é b) verdadeiro e esclarecedor. Usualmente, a passagem de a) para b) é interpretada como superação de uma primeira apreensão obscura e confusa do objeto de estudo por uma exposição mais acurada e confiável do mesmo. Neste trabalho, sustento que a compreensão do papel metodológico de a) depende de sua dissociação das noções de obscuridade e confusão. Trata-se antes de uma primeira apreensão indistinta (mas não confusa) do objeto de investigação. É em virtude de sua indistinção e não de obscuridade que se deve seu caráter insuficientemente esclarecedor.In Eudemian Ethics I 6, Aristotle describes the progress of the ethical investigation as a drift from a) what is true but not clarifying to b) what is true and clarifying. The drift from a) to b) is usually interpreted as the overcome of a first obscure and confused grasp of the subject by a more accurate and reliable account. In this paper, I claim that the understanding of the methodological role of a) depends upon its dissociation from the notions of obscurity and confusion. What is true but not clarifying should be rather understood as a first indistinct (but not confused) grasp of the subject. Its insufficiency as regards explanation is to be accounted on the base of its indistinctness and not on its supposed obscurity.application/pdfporArchai. Brasília, DF. N. 20 (maio/ago. 2017), p. 231-254Aristóteles, 384-322 A.C. Ethica Eudemia = Ética a EudemioFilosofia aristotélicaÉticaVerdade (Filosofia)MethodEthicsTruthExplanationO que é "verdadeiro, mas não esclarecedor" segundo a Ética EudêmiaEudemian Ethics on what is "true but not clarifying" info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021924.pdf001021924.pdfTexto completoapplication/pdf329529http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163209/1/001021924.pdfaafc2c2f971c6d4dbc00448e424ae07bMD51TEXT001021924.pdf.txt001021924.pdf.txtExtracted Texttext/plain40173http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163209/2/001021924.pdf.txt0a5cb8c25edb3aa86cc5f269041534d0MD52THUMBNAIL001021924.pdf.jpg001021924.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1362http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163209/3/001021924.pdf.jpg120042464b2301131b6fa8864845b7a8MD5310183/1632092023-10-01 03:37:34.902518oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163209Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:37:34Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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