A doutrina da justa medida na Ética Eudêmia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/163222 |
Resumo: | O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada às circunstâncias em vista da +nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de+ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias às ações em termos de valor moral. |
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Zanuzzi, Inara2017-06-21T02:52:49Z20171984-249Xhttp://hdl.handle.net/10183/163222001021920O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada às circunstâncias em vista da +nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de+ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias às ações em termos de valor moral.This paper aims to reconstruct the Aristotelian doctrine of the mean based on some passages from the Eudemian Ethics, books II and III. It is claimed that the mean in actions is prior to the mean in dispositions, and that the correct actions are the ones in a mean because they consist in an appropriate answer to the circumstances for the sake of the right human +nality, eudaimonia. In relation to the Aristotelian thesis according to which there is a mean, excess and de+ciency wherever there is a continuum, it is claimed that this continuum is formed by the emotions, which are the sensible basis of actions. Nonetheless, it is not true that emotions are prior to actions in terms of moral value.application/pdfporArchai. Brasília, DF. N. 20 (maio/ago. 2017), p. 255-288Aristóteles, 384-322 A.C. Ethica Eudemia = Ética a EudemioFilosofia aristotélicaMoralAristotleEudemian ethicsDoctrine of the meanContinuumMoral correctnessA doutrina da justa medida na Ética EudêmiaThe doctrine of the mean in the Eudemian Ethics info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001021920.pdf001021920.pdfTexto completoapplication/pdf416821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163222/1/001021920.pdff7816b8d340e63f5f6bb0424b3d1c9abMD51TEXT001021920.pdf.txt001021920.pdf.txtExtracted Texttext/plain59512http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163222/2/001021920.pdf.txtdd79d7d744464ae853cccbbdc6d860b9MD52THUMBNAIL001021920.pdf.jpg001021920.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163222/3/001021920.pdf.jpgb80aa5609a97dd1b9f06d4cba7d1cc0eMD5310183/1632222023-10-01 03:38:17.094228oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163222Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-10-01T06:38:17Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo baseia-se em passagens do segundo e terceiro livros da Ética Eudêmia de Aristóteles para reconstruir sua teoria da Justa Medida. Defende-se que a justa medida nas ações é prioritária em relação à mediedade das disposições. Além disso, defende-se que as ações corretas estão em uma justa medida porque elas representam uma resposta apropriada às circunstâncias em vista da +nalidade humana correta, a eudaimonia. Em relação à tese aristotélica que há uma justa medida ou meio-termo, excesso e de+ciência onde há um contínuo, defende-se que este contínuo é o das emoções que são a base sensível das ações. Embora isso seja assim, não é verdade que as emoções sejam prioritárias às ações em termos de valor moral. |
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