A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Antonio Jeferson Barreto
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Seffner, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/231757
Resumo: O artigo analisa alguns dos impactos da pandemia de COVID 19 no campo educacional público brasileiro, utilizando para isso informações extraídas de um acervo de dados coletados pelo autor ao longo do período março 2020 a março 2021. O acervo reúne tanto informes gerais sobre a pandemia quanto, em especial, notícias que mostram os efeitos do prolongado período de pandemia sobre a escola e os processos de escolarização. Analisam-se alguns discursos em torno da alternativa de EaD, do ensino híbrido, do retorno às aulas presenciais ou manutenção das escolas fechadas. Discutem-se os impactos da pandemia e do avanço das tecnologias de educação online no cenário de desigualdade em termos de acesso a uma educação de qualidade no Brasil.
id UFRGS-2_ab277a333d3767c0de5e0b4ac6159626
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231757
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Xavier, Antonio Jeferson BarretoSeffner, Fernando2021-11-13T04:45:57Z20212676-0355http://hdl.handle.net/10183/231757001133023O artigo analisa alguns dos impactos da pandemia de COVID 19 no campo educacional público brasileiro, utilizando para isso informações extraídas de um acervo de dados coletados pelo autor ao longo do período março 2020 a março 2021. O acervo reúne tanto informes gerais sobre a pandemia quanto, em especial, notícias que mostram os efeitos do prolongado período de pandemia sobre a escola e os processos de escolarização. Analisam-se alguns discursos em torno da alternativa de EaD, do ensino híbrido, do retorno às aulas presenciais ou manutenção das escolas fechadas. Discutem-se os impactos da pandemia e do avanço das tecnologias de educação online no cenário de desigualdade em termos de acesso a uma educação de qualidade no Brasil.The article analyzes some of the impacts of the COVID 19 pandemic in the Brazilian public educational field, using information extracted from a collection of data collected by the author over the period March 2020 to March 2021. The collection gathers both general information about the pandemic and, in particular, news that shows the effects of the prolonged period of pandemic on the school and the schooling processes, in a timeline mode daily. Some speeches about the alternative of distance education, hybrid teaching, the return to face-to-face classes or the maintenance of closed schools are analyzed. The impacts of the pandemic and the advancement of online education technologies in the context of inequality in terms of access to quality education in Brazil are discussed.abstract deve estar em Times New Roman, tamanho 12 (até 250 palavras).El artículo analiza algunos de los impactos de la pandemia COVID 19 en el campo de la educación pública brasileña, utilizando información extraída de una colección de datos recopilados por el autor durante el período de marzo de 2020 a marzo de 2021. La colección recopila información general sobre la pandemia y, en particular, noticias que muestren los efectos del prolongado período de pandemia en la escuela y los procesos de escolarización, a modo de una línea del tempo diaria. Se analizan algunos discursos sobre la alternativa de la educación a distancia, la enseñanza híbrida, el regreso a las clases presenciales o el mantenimiento de escuelas cerradas. Se discuten los impactos de la pandemia y el avance de las tecnologías de educación en línea en el contexto de la desigualdad en términos de acceso a una educación de calidad en Brasil.resumo deve estar em Times New Roman, tamanho 12 (até 250 palavras).application/pdfporRevista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade. Itahum, MS. Vol. 2, n. 2 (2021), p. 38-63EducaçãoEnsino públicoDesigualdadePublic educationCOVID-19InequalityEducacion publicaDesigualdadA escolarização pública e o imprevisto mais do que previstoPublic schooling and the imprevision more than predicted Escuela pública y la imprevisión más que prevista info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001133023.pdf.txt001133023.pdf.txtExtracted Texttext/plain82287http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231757/2/001133023.pdf.txtc3409c225912aa44b9ade59ba96afe0bMD52ORIGINAL001133023.pdfTexto completoapplication/pdf349330http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231757/1/001133023.pdf12774077ad0a599f7f8a3f45e77f0cccMD5110183/2317572021-11-20 06:03:00.27002oai:www.lume.ufrgs.br:10183/231757Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-11-20T08:03Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Public schooling and the imprevision more than predicted
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Escuela pública y la imprevisión más que prevista
title A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
spellingShingle A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
Xavier, Antonio Jeferson Barreto
Educação
Ensino público
Desigualdade
Public education
COVID-19
Inequality
Educacion publica
Desigualdad
title_short A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
title_full A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
title_fullStr A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
title_full_unstemmed A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
title_sort A escolarização pública e o imprevisto mais do que previsto
author Xavier, Antonio Jeferson Barreto
author_facet Xavier, Antonio Jeferson Barreto
Seffner, Fernando
author_role author
author2 Seffner, Fernando
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Antonio Jeferson Barreto
Seffner, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Ensino público
Desigualdade
topic Educação
Ensino público
Desigualdade
Public education
COVID-19
Inequality
Educacion publica
Desigualdad
dc.subject.eng.fl_str_mv Public education
COVID-19
Inequality
dc.subject.spa.fl_str_mv Educacion publica
Desigualdad
description O artigo analisa alguns dos impactos da pandemia de COVID 19 no campo educacional público brasileiro, utilizando para isso informações extraídas de um acervo de dados coletados pelo autor ao longo do período março 2020 a março 2021. O acervo reúne tanto informes gerais sobre a pandemia quanto, em especial, notícias que mostram os efeitos do prolongado período de pandemia sobre a escola e os processos de escolarização. Analisam-se alguns discursos em torno da alternativa de EaD, do ensino híbrido, do retorno às aulas presenciais ou manutenção das escolas fechadas. Discutem-se os impactos da pandemia e do avanço das tecnologias de educação online no cenário de desigualdade em termos de acesso a uma educação de qualidade no Brasil.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-13T04:45:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/231757
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2676-0355
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001133023
identifier_str_mv 2676-0355
001133023
url http://hdl.handle.net/10183/231757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade. Itahum, MS. Vol. 2, n. 2 (2021), p. 38-63
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231757/2/001133023.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/231757/1/001133023.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c3409c225912aa44b9ade59ba96afe0b
12774077ad0a599f7f8a3f45e77f0ccc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225042213732352