Autoria e competência digital de idosos : uma revisão sistemática da literatura acerca dos conceitos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slodkowski, Bruna Kin
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Akazaki, Jacqueline Mayumi, Machado, Letícia Sophia Rocha, Behar, Patrícia Alejandra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/224012
Resumo: O artigo tem por objetivo analisar a autoria e competências digitais de idosos no contexto da educação. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente e, em paralelo, o interesse em criar conteúdo por idosos. Assim, é importante, investigar sobre o processo de autoria digital dos seniores nesse contexto. Nesta pesquisa, compreende-se que a autoria digital é uma competência. A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura na qual se utilizou como fonte de pesquisa nove bases no período entre 2015 e 2020. Foram analisados 138 artigos sobre a temática, sendo que somente seis passaram pelos critérios de inclusão. Os dados apontaram que nenhum dos estudos compreendem a autoria digital como uma competência para idosos. A partir disso, foi possível perceber uma lacuna entre a conexão dos conceitos de competências, pois em 83,35% dos estudos estão dissociados. Por fim, constatou-se que em 100% das pesquisas a inclusão digital de idosos surge através de cursos educacionais, no qual é possível ensinar acerca das tecnologias digitais como parte de um processo para a construção de competências digitais.
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spelling Slodkowski, Bruna KinAkazaki, Jacqueline MayumiMachado, Letícia Sophia RochaBehar, Patrícia Alejandra2021-07-15T04:32:43Z20212237-9185http://hdl.handle.net/10183/224012001128605O artigo tem por objetivo analisar a autoria e competências digitais de idosos no contexto da educação. O número de ferramentas digitais desenvolvidas para a produção de materiais digitais cresce anualmente e, em paralelo, o interesse em criar conteúdo por idosos. Assim, é importante, investigar sobre o processo de autoria digital dos seniores nesse contexto. Nesta pesquisa, compreende-se que a autoria digital é uma competência. A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura na qual se utilizou como fonte de pesquisa nove bases no período entre 2015 e 2020. Foram analisados 138 artigos sobre a temática, sendo que somente seis passaram pelos critérios de inclusão. Os dados apontaram que nenhum dos estudos compreendem a autoria digital como uma competência para idosos. A partir disso, foi possível perceber uma lacuna entre a conexão dos conceitos de competências, pois em 83,35% dos estudos estão dissociados. Por fim, constatou-se que em 100% das pesquisas a inclusão digital de idosos surge através de cursos educacionais, no qual é possível ensinar acerca das tecnologias digitais como parte de um processo para a construção de competências digitais.The article aims to analyze about the authorship and digital competencies of the elderly in the context of education. The number of digital tools developed for the production of digital materials grows annually and, in parallel, the interest in creating content by seniors. Thus, it is important to investigate the seniors' digital authorship process in this context. In this research, it is understood that digital authorship is a competence. The methodology adopted was the systematic review of the literature in which 9 databases were used as a research source in the period between 2015 and 2020. 138 articles on the subject were analyzed, and only 6 passed the inclusion criteria. The data showed that none of the studies understand the digital authorship as a competency for seniors. From this, it was possible to notice a gap between the connection of the concepts of competences, as in 83.35% of the studies they are dissociated. Finally, it was found that in 100% of the surveys he digital inclusion of the elderlyarises through educational courses, in which it is possible to teach about digital technologies as part of a process for the construction of digital competencies.El artículo tiene como objetivo analizar la autoría y lãs competências digitales de las personas mayores em el contexto de la educación. El número de herramientas digitales desarrolladas para la producción de materiales digitales crece anualmente y,en paralelo, el interes em la creación de contenidos por parte de las personas mayores. Por tanto, es importante investigar el proceso de autoría digital de las personas mayores en este contexto. En esta investigación se entiende que la autoría digital esuna competencia. La metodología adoptada fue la revisión sistemática de la literatura en la que se utilizaron 9 bases de datos como fuente de investigación en el período comprendido entre 2015 y 2020. Se analizaron 138 artículos sobre el tema y solo 6 pasaron los criterios de inclusión. Los datos mostraron que ninguno de los estudios comprende la autoría digital como competencia para personas mayores. A partir de esto, se pudo notar una brecha entre la conexión de los conceptos de competencias, ya que en el 83,35% de los estudios se encuentran disociados. Finalmente, se encontró que en el 100% de las encuestas la inclusión digital de las personas mayores surge a través de cursos educativos, em los que es posible enseñar sobre tecnologías digitales como parte de un proceso de construcción de habilidades digitales.application/pdfporRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 4 (2021), p. 805-820IdosoTecnologia digitalDigital authorshipElderlyDigital CompetenciesSystematic literature reviewAutoría digitalAncianosHabilidades digitalesRevisión sistemática de la literaturaAutoria e competência digital de idosos : uma revisão sistemática da literatura acerca dos conceitosAuthorship and competence digital of elderly : a systematic review of the literature on the conceptsAutoriay competencia digital de personas mayores : revisión sistemática de la literatura sobre los conceptosinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001128605.pdf.txt001128605.pdf.txtExtracted Texttext/plain48990http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224012/2/001128605.pdf.txt590a2d58c7d27f008dd3dd72ff0b6e06MD52ORIGINAL001128605.pdfTexto completoapplication/pdf340651http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/224012/1/001128605.pdf2256246c6c250b47f15c6d484b50b0d8MD5110183/2240122024-01-27 06:02:22.779868oai:www.lume.ufrgs.br:10183/224012Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2024-01-27T08:02:22Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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