Compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha : a figura do cavalo na linguagem do gaúcho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Maitê Moraes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/22037
Resumo: Este trabalho tem por objetivo geral investigar a compreensão de metáforas conceituais e expressões linguísticas relacionadas à cultura gaúcha, mais precisamente à figura do cavalo, por crianças e adultos do interior e da capital do estado. A partir desse objetivo geral, surgem três objetivos específicos, são eles: verificar a influência da variável “local de moradia” (interior versus capital) na compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha, investigar o papel desempenhado pela variável “idade” (crianças versus adultos) na compreensão das metáforas conceituais investigadas e, por fim, verificar se há uma diferença significativa na compreensão de cada uma das metáforas conceituais investigadas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de compreensão dessas metáforas, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceituais (LAKOFF e JOHNSON, 1980). No que se refere à noção de cultura, foram adotadas para a presente pesquisa as ideias defendidas por Geertz (1989) e Strauss e Quinn (1997). As análises dos dados obtidos mostraram que tanto a “idade” quanto o “local de moradia” dos participantes tiveram uma influência significativa na compreensão das metáforas estudadas. Em relação à “idade”, os adultos obtiveram médias mais altas. Já no que se refere ao “local de moradia”, os participantes do interior tiveram as maiores médias. Além disso, verificou-se que há uma diferença significativa na compreensão de duas das quatro metáforas conceituais relacionadas à cultura gaúcha utilizadas no instrumento. Os resultados encontrados se alinham à proposta de Kövecses (2005) sobre variação em metáfora. Como aponta o autor, as dimensões regional e desenvolvimental apresentam diferenças na compreensão de metáforas complexas.
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