Compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha : a figura do cavalo na linguagem do gaúcho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/22037 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo geral investigar a compreensão de metáforas conceituais e expressões linguísticas relacionadas à cultura gaúcha, mais precisamente à figura do cavalo, por crianças e adultos do interior e da capital do estado. A partir desse objetivo geral, surgem três objetivos específicos, são eles: verificar a influência da variável “local de moradia” (interior versus capital) na compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha, investigar o papel desempenhado pela variável “idade” (crianças versus adultos) na compreensão das metáforas conceituais investigadas e, por fim, verificar se há uma diferença significativa na compreensão de cada uma das metáforas conceituais investigadas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de compreensão dessas metáforas, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceituais (LAKOFF e JOHNSON, 1980). No que se refere à noção de cultura, foram adotadas para a presente pesquisa as ideias defendidas por Geertz (1989) e Strauss e Quinn (1997). As análises dos dados obtidos mostraram que tanto a “idade” quanto o “local de moradia” dos participantes tiveram uma influência significativa na compreensão das metáforas estudadas. Em relação à “idade”, os adultos obtiveram médias mais altas. Já no que se refere ao “local de moradia”, os participantes do interior tiveram as maiores médias. Além disso, verificou-se que há uma diferença significativa na compreensão de duas das quatro metáforas conceituais relacionadas à cultura gaúcha utilizadas no instrumento. Os resultados encontrados se alinham à proposta de Kövecses (2005) sobre variação em metáfora. Como aponta o autor, as dimensões regional e desenvolvimental apresentam diferenças na compreensão de metáforas complexas. |
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Gil, Maitê MoraesSiqueira, Maity Simone Guerreiro2010-05-13T04:16:48Z2009http://hdl.handle.net/10183/22037000738268Este trabalho tem por objetivo geral investigar a compreensão de metáforas conceituais e expressões linguísticas relacionadas à cultura gaúcha, mais precisamente à figura do cavalo, por crianças e adultos do interior e da capital do estado. A partir desse objetivo geral, surgem três objetivos específicos, são eles: verificar a influência da variável “local de moradia” (interior versus capital) na compreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha, investigar o papel desempenhado pela variável “idade” (crianças versus adultos) na compreensão das metáforas conceituais investigadas e, por fim, verificar se há uma diferença significativa na compreensão de cada uma das metáforas conceituais investigadas. Para tanto, foi elaborado um instrumento de compreensão dessas metáforas, sob a perspectiva da Teoria das Metáforas Conceituais (LAKOFF e JOHNSON, 1980). No que se refere à noção de cultura, foram adotadas para a presente pesquisa as ideias defendidas por Geertz (1989) e Strauss e Quinn (1997). As análises dos dados obtidos mostraram que tanto a “idade” quanto o “local de moradia” dos participantes tiveram uma influência significativa na compreensão das metáforas estudadas. Em relação à “idade”, os adultos obtiveram médias mais altas. Já no que se refere ao “local de moradia”, os participantes do interior tiveram as maiores médias. Além disso, verificou-se que há uma diferença significativa na compreensão de duas das quatro metáforas conceituais relacionadas à cultura gaúcha utilizadas no instrumento. Os resultados encontrados se alinham à proposta de Kövecses (2005) sobre variação em metáfora. Como aponta o autor, as dimensões regional e desenvolvimental apresentam diferenças na compreensão de metáforas complexas.This paper aims to assess the understanding of conceptual metaphors and linguistic instantiations related to the southern Brazilian culture – particularly to horses – by children and adults living in the countryside and capital city of this state. Deriving from this first objective, our specific goals are: to verify the influence that the variable “place of residence” (countryside versus capital city) can have over the understanding of metaphors related to the southern Brazilian culture; to assess the role that the variable “age” (children versus adults) plays in the understanding of the conceptual metaphors studied; and, finally, to verify whether there is any relevant divergence across the conceptual metaphors studied. In order to do that, we developed a test aimed at metaphor understanding based on the Conceptual Metaphor Theory (Lakoff & Johnson, 1980); regarding the concept of culture, this research refers to notions suggested by Geertz (1989) and Strauss & Quinn (1997). The data analysis shows that participants’ “age” and “place of residence” have an important influence over their understanding of the metaphors studied. Concerning “age”, adults achieved a higher mean, whereas, as for “place of residence”, participants from the countryside achieved a higher mean. Moreover, we noticed that there is a significant divergence regarding the understanding of two of the four conceptual metaphors included in the test. The results obtained are in accordance with Kövecses’s propositions (2005) related to metaphor variation. As pointed out by the author, developmental and regional dimensions involve differences in the understanding of complex metaphors.application/pdfporMetáforaCultura gaúchaMetaphor understandingLanguageCultureCompreensão de metáforas relacionadas à cultura gaúcha : a figura do cavalo na linguagem do gaúchoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2009Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000738268.pdf000738268.pdfTexto completoapplication/pdf1268137http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22037/1/000738268.pdf60bf314dde91bbe94c9bc2563eb4facdMD51TEXT000738268.pdf.txt000738268.pdf.txtExtracted Texttext/plain127134http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22037/2/000738268.pdf.txtfb5621fb0687e16433e32024581db9e4MD52THUMBNAIL000738268.pdf.jpg000738268.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg939http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/22037/3/000738268.pdf.jpgbcd36444b4758a4e1bd5ed13e49665c8MD5310183/220372022-08-06 04:56:16.942291oai:www.lume.ufrgs.br:10183/22037Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:56:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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