The use of Cambridge ESOL parameters in oral performance assessment in an english language institut
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/70663 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo investigar a eficácia do uso dos critérios de The University of Cambridge English for Speakers of Other Languages (ESOL) Examinations para avaliação da fala em Língua Inglesa como segunda língua numa escola de inglês localizada no município de Canoas, RS. Os participantes deste estudo foram 4 estudantes e 5 professores da escola referida. Os dados para a realização deste estudo foram coletados através da avaliação pelos professores da fala em inglês de alunos que foram gravados em áudio participando de simulados de provas de proficiência de Cambridge e de questionários respondidos pelos professores participantes após a avaliação. Esta metodologia foi empregada visando a atingir os objetivos específicos propostos pela pesquisa: a) investigar se os professores da escola de inglês reconhecem e usam os critérios para avaliação da fala de Cambridge, que estão em uso na escola; b) examinar se existem discrepâncias entre professores quanto às notas dadas a cada estudante e os critérios usados; c) constatar se o fato de um professor ser ou não um avaliador certificado de Cambridge influencia o processo de avaliação. No que diz respeito aos resultados obtidos, verificou-se que alguns professores utilizam os critérios desejados e outros não. Comprovou-se também que existem algumas diferenças no que diz respeito às notas dadas, e que o fato de ser ou não um avaliador certificado influenciou o resultado da avaliação. Concluiu-se que o uso dos critérios de Cambridge na avaliação da produção oral dos alunos da escola investigada ainda não é eficaz pela falta de conhecimento ou treinamento de alguns professores nestes critérios. |
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Silva, Alexandre Luís Koch daAlves, Ubiratã Kickhöfel2013-04-27T01:47:50Z2012http://hdl.handle.net/10183/70663000877129Este estudo tem por objetivo investigar a eficácia do uso dos critérios de The University of Cambridge English for Speakers of Other Languages (ESOL) Examinations para avaliação da fala em Língua Inglesa como segunda língua numa escola de inglês localizada no município de Canoas, RS. Os participantes deste estudo foram 4 estudantes e 5 professores da escola referida. Os dados para a realização deste estudo foram coletados através da avaliação pelos professores da fala em inglês de alunos que foram gravados em áudio participando de simulados de provas de proficiência de Cambridge e de questionários respondidos pelos professores participantes após a avaliação. Esta metodologia foi empregada visando a atingir os objetivos específicos propostos pela pesquisa: a) investigar se os professores da escola de inglês reconhecem e usam os critérios para avaliação da fala de Cambridge, que estão em uso na escola; b) examinar se existem discrepâncias entre professores quanto às notas dadas a cada estudante e os critérios usados; c) constatar se o fato de um professor ser ou não um avaliador certificado de Cambridge influencia o processo de avaliação. No que diz respeito aos resultados obtidos, verificou-se que alguns professores utilizam os critérios desejados e outros não. Comprovou-se também que existem algumas diferenças no que diz respeito às notas dadas, e que o fato de ser ou não um avaliador certificado influenciou o resultado da avaliação. Concluiu-se que o uso dos critérios de Cambridge na avaliação da produção oral dos alunos da escola investigada ainda não é eficaz pela falta de conhecimento ou treinamento de alguns professores nestes critérios.This study aims to investigate the effectiveness of the use of the University of Cambridge English for Speakers of Other Languages (ESOL) Examinations criteria to assess speaking in English as a second language in an English language institute in Canoas, RS. The participants in this study were 4 students and 5 teachers at this school. The data for this study were collected through teachers’ assessment of students’ speaking in English, who were recorded on audio taking Cambridge proficiency mock (simulated) tests, and questionnaires answered by the participant teachers after the assessment. This methodology was used in order to achieve the specific objectives proposed by the study: a) to investigate if the teachers in the school recognize the Cambridge criteria used to evaluate speaking, which are in use at school, b) to examine if there are discrepancies between teachers concerning the ratings given to each student and the criteria used, c) to see if the fact that a teacher being or not a certified Cambridge examiner influences the assessment process. Regarding the results obtained, we point out that some teachers use the desired criteria and others do not. It was also verified that there are some differences regarding the given grades, and that being or not a certified examiner influenced the outcome of the assessment process. We concluded that the use of the Cambridge criteria in the assessment of students' oral production at the investigated school is not effective yet due to some teachers’ lack of knowledge or training on these criteria.application/pdfengAvaliaçãoEnsino de língua estrangeira (inglês)AssessmentSpeaking english as a foreign languageCambridge ESOLThe use of Cambridge ESOL parameters in oral performance assessment in an english language institutinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2012Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000877129.pdf000877129.pdfTexto completo (inglês)application/pdf3749938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70663/1/000877129.pdf805e1defaa00dceadf20fa4a5e31278cMD51TEXT000877129.pdf.txt000877129.pdf.txtExtracted Texttext/plain104043http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70663/2/000877129.pdf.txt3c361c134a8608ccfa3ccfd636b865e6MD52THUMBNAIL000877129.pdf.jpg000877129.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1061http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/70663/3/000877129.pdf.jpgdfbe56f36305f36fe5148f8d15ecaf41MD5310183/706632022-08-06 04:44:28.576263oai:www.lume.ufrgs.br:10183/70663Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:44:28Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Este estudo tem por objetivo investigar a eficácia do uso dos critérios de The University of Cambridge English for Speakers of Other Languages (ESOL) Examinations para avaliação da fala em Língua Inglesa como segunda língua numa escola de inglês localizada no município de Canoas, RS. Os participantes deste estudo foram 4 estudantes e 5 professores da escola referida. Os dados para a realização deste estudo foram coletados através da avaliação pelos professores da fala em inglês de alunos que foram gravados em áudio participando de simulados de provas de proficiência de Cambridge e de questionários respondidos pelos professores participantes após a avaliação. Esta metodologia foi empregada visando a atingir os objetivos específicos propostos pela pesquisa: a) investigar se os professores da escola de inglês reconhecem e usam os critérios para avaliação da fala de Cambridge, que estão em uso na escola; b) examinar se existem discrepâncias entre professores quanto às notas dadas a cada estudante e os critérios usados; c) constatar se o fato de um professor ser ou não um avaliador certificado de Cambridge influencia o processo de avaliação. No que diz respeito aos resultados obtidos, verificou-se que alguns professores utilizam os critérios desejados e outros não. Comprovou-se também que existem algumas diferenças no que diz respeito às notas dadas, e que o fato de ser ou não um avaliador certificado influenciou o resultado da avaliação. Concluiu-se que o uso dos critérios de Cambridge na avaliação da produção oral dos alunos da escola investigada ainda não é eficaz pela falta de conhecimento ou treinamento de alguns professores nestes critérios. |
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