The use of Cambridge ESOL parameters in oral performance assessment in an english language institut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandre Luís Koch da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/70663
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar a eficácia do uso dos critérios de The University of Cambridge English for Speakers of Other Languages (ESOL) Examinations para avaliação da fala em Língua Inglesa como segunda língua numa escola de inglês localizada no município de Canoas, RS. Os participantes deste estudo foram 4 estudantes e 5 professores da escola referida. Os dados para a realização deste estudo foram coletados através da avaliação pelos professores da fala em inglês de alunos que foram gravados em áudio participando de simulados de provas de proficiência de Cambridge e de questionários respondidos pelos professores participantes após a avaliação. Esta metodologia foi empregada visando a atingir os objetivos específicos propostos pela pesquisa: a) investigar se os professores da escola de inglês reconhecem e usam os critérios para avaliação da fala de Cambridge, que estão em uso na escola; b) examinar se existem discrepâncias entre professores quanto às notas dadas a cada estudante e os critérios usados; c) constatar se o fato de um professor ser ou não um avaliador certificado de Cambridge influencia o processo de avaliação. No que diz respeito aos resultados obtidos, verificou-se que alguns professores utilizam os critérios desejados e outros não. Comprovou-se também que existem algumas diferenças no que diz respeito às notas dadas, e que o fato de ser ou não um avaliador certificado influenciou o resultado da avaliação. Concluiu-se que o uso dos critérios de Cambridge na avaliação da produção oral dos alunos da escola investigada ainda não é eficaz pela falta de conhecimento ou treinamento de alguns professores nestes critérios.
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