A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/16190 |
Resumo: | Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa. |
id |
UFRGS-2_ac410921b49c843ea590a2b461ceeef7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16190 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Ana Paula Correa daPolonia, Eunice2009-06-24T04:13:12Z2008http://hdl.handle.net/10183/16190000654788Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa.The use of technology moves the world and is the core of most social practices in the information society. Thus, the insertion of technological tools in school practices leads to a reorientation of the teaching epistemology which underlies teacher practicing. Nowadays the challenge though pushes further in overcoming an effective transition from the traditional classroom to the modern one. Actually, we search a suitable appropriation for the epistemological concepts which condition the teaching practicing and its consequent way of implementing the technological tools, so that the use of technology may facilitate the improvement and development of students' linguistic competences. Thus, we conclude that there is a necessity for legitimating the use of technology in effective dialogical practices in constructing foreign language learning. Further on, there is a necessity for promoting interaction which aims at collaborative learning between learners and teachers, so that they can co-construct their knowledge and apply it in their academic, professional and private life in several instances of life in society. Based on the socio-interationist perspective and the qualitative research method, we explore through a case study how occurs the use of technology in foreign language teaching in a task within the project Healthy Life proposed by me and a colleague attending the teaching course of languages in this University during our English teaching internship.application/pdfporLíngua estrangeiraLíngua inglesaEnsino e aprendizagemTecnologia educacionalEpistemologiaTechnology and educationTeaching epistemologyForeign language teachingTechnological toolsInteractionA apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2008Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000654788.pdf000654788.pdfTexto completoapplication/pdf691679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/1/000654788.pdff1d3ec5733371f97a72328f01526ee53MD51TEXT000654788.pdf.txt000654788.pdf.txtExtracted Texttext/plain85821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/2/000654788.pdf.txtca59416fa49046e4445f6dc82450ecedMD52THUMBNAIL000654788.pdf.jpg000654788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/3/000654788.pdf.jpgbc036a83149e92885613e3a88459125dMD5310183/161902018-10-19 10:19:42.913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16190Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:19:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
title |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
spellingShingle |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso Silva, Ana Paula Correa da Língua estrangeira Língua inglesa Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional Epistemologia Technology and education Teaching epistemology Foreign language teaching Technological tools Interaction |
title_short |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
title_full |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
title_fullStr |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
title_sort |
A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso |
author |
Silva, Ana Paula Correa da |
author_facet |
Silva, Ana Paula Correa da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ana Paula Correa da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Polonia, Eunice |
contributor_str_mv |
Polonia, Eunice |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua estrangeira Língua inglesa Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional Epistemologia |
topic |
Língua estrangeira Língua inglesa Ensino e aprendizagem Tecnologia educacional Epistemologia Technology and education Teaching epistemology Foreign language teaching Technological tools Interaction |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Technology and education Teaching epistemology Foreign language teaching Technological tools Interaction |
description |
Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa. |
publishDate |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-06-24T04:13:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/16190 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000654788 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/16190 |
identifier_str_mv |
000654788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/1/000654788.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/2/000654788.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/3/000654788.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1d3ec5733371f97a72328f01526ee53 ca59416fa49046e4445f6dc82450eced bc036a83149e92885613e3a88459125d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447029218803712 |