A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Paula Correa da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/16190
Resumo: Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa.
id UFRGS-2_ac410921b49c843ea590a2b461ceeef7
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16190
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Ana Paula Correa daPolonia, Eunice2009-06-24T04:13:12Z2008http://hdl.handle.net/10183/16190000654788Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa.The use of technology moves the world and is the core of most social practices in the information society. Thus, the insertion of technological tools in school practices leads to a reorientation of the teaching epistemology which underlies teacher practicing. Nowadays the challenge though pushes further in overcoming an effective transition from the traditional classroom to the modern one. Actually, we search a suitable appropriation for the epistemological concepts which condition the teaching practicing and its consequent way of implementing the technological tools, so that the use of technology may facilitate the improvement and development of students' linguistic competences. Thus, we conclude that there is a necessity for legitimating the use of technology in effective dialogical practices in constructing foreign language learning. Further on, there is a necessity for promoting interaction which aims at collaborative learning between learners and teachers, so that they can co-construct their knowledge and apply it in their academic, professional and private life in several instances of life in society. Based on the socio-interationist perspective and the qualitative research method, we explore through a case study how occurs the use of technology in foreign language teaching in a task within the project Healthy Life proposed by me and a colleague attending the teaching course of languages in this University during our English teaching internship.application/pdfporLíngua estrangeiraLíngua inglesaEnsino e aprendizagemTecnologia educacionalEpistemologiaTechnology and educationTeaching epistemologyForeign language teachingTechnological toolsInteractionA apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2008Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000654788.pdf000654788.pdfTexto completoapplication/pdf691679http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/1/000654788.pdff1d3ec5733371f97a72328f01526ee53MD51TEXT000654788.pdf.txt000654788.pdf.txtExtracted Texttext/plain85821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/2/000654788.pdf.txtca59416fa49046e4445f6dc82450ecedMD52THUMBNAIL000654788.pdf.jpg000654788.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1037http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/3/000654788.pdf.jpgbc036a83149e92885613e3a88459125dMD5310183/161902018-10-19 10:19:42.913oai:www.lume.ufrgs.br:10183/16190Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-19T13:19:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
title A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
spellingShingle A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
Silva, Ana Paula Correa da
Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Epistemologia
Technology and education
Teaching epistemology
Foreign language teaching
Technological tools
Interaction
title_short A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
title_full A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
title_fullStr A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
title_full_unstemmed A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
title_sort A apropriação de concepções epistemológicas docentes e a implementação de ferramentas tecnológicas no ensino de língua estrangeira um estudo de caso
author Silva, Ana Paula Correa da
author_facet Silva, Ana Paula Correa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ana Paula Correa da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Polonia, Eunice
contributor_str_mv Polonia, Eunice
dc.subject.por.fl_str_mv Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Epistemologia
topic Língua estrangeira
Língua inglesa
Ensino e aprendizagem
Tecnologia educacional
Epistemologia
Technology and education
Teaching epistemology
Foreign language teaching
Technological tools
Interaction
dc.subject.eng.fl_str_mv Technology and education
Teaching epistemology
Foreign language teaching
Technological tools
Interaction
description Na sociedade da informação, o uso de tecnologia move o mundo e é a essência da maioria das práticas sociais. Dessa forma, a inserção de ferramentas tecnológicas nas práticas escolares implica em uma reorientação da epistemologia docente que subjaz a prática dos professores. O desafio hoje, para tanto, ultrapassa a efetiva transição de uma sala de aula tradicional para uma sala de aula dita moderna. Na verdade, busca-se a apropriação adequada das concepções epistemológicas que condicionam a prática docente e a conseqüente forma de implementação das ferramentas tecnológicas, de maneira que o uso de tecnologia possa facilitar o aperfeiçoamento e desenvolvimento das competências lingüísticas dos alunos. Assim, concluímos que há necessidade de legitimar práticas efetivamente dialógicas no uso de tecnologia em pró de um real aproveitamento dos recursos tecnológicos para a construção da aprendizagem da LE. Mais que isso, há necessidade de promover interação que vise, sobretudo, à aprendizagem colaborativa entre alunos e professores para que eles co-construam o seu conhecimento e apliquem-no em sua vida acadêmica, profissional e privada nas diversas instâncias da vida em sociedade. A partir da perspectiva sócio-interacionista e do método qualitativo de pesquisa, exploramos através de um estudo de caso como ocorre o uso de tecnologia no ensino de LE em uma tarefa contida no projeto de trabalho Healthy Life proposto por mim e por uma colega do curso de Licenciatura em Letras desta Universidade durante o estágio de docência em Língua Inglesa.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2009-06-24T04:13:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/16190
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000654788
url http://hdl.handle.net/10183/16190
identifier_str_mv 000654788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/1/000654788.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/2/000654788.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/16190/3/000654788.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f1d3ec5733371f97a72328f01526ee53
ca59416fa49046e4445f6dc82450eced
bc036a83149e92885613e3a88459125d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447029218803712