Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075
Resumo: Orientador: Afira Vianna Ripper
id UNICAMP-30_f2a2945280c43dbefc82d0b5565839c1
oai_identifier_str oai::905782
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonizaçãoDeforeignization : reflections of an english teacher in a decolonization processEnsino - AprendizagemLínguasLíngua estrangeiraLíngua inglesaCotidianoTeaching - LearningLanguagesForeign languageEnglish languageQuotidianOrientador: Afira Vianna RipperDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: É inegável a propagação e a influência da Língua Inglesa na sociedade globalizada atualmente, sendo até mesmo considerada uma língua franca, e, por não ser possível desvincular a língua da cultura, muitas vezes o processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira acaba por reforçar a hegemonia do povo que a fala, por valorizar a língua e a cultura estrangeira em detrimento da nossa língua portuguesa e da nossa cultura brasileira. Este trabalho problematiza o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa partindo da minha prática, enquanto professora de língua inglesa dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Campinas, estado de São Paulo, chamada EMEF Padre Melico Cândido Barbosa, visando a desvincular o ensino da língua inglesa do macro, do caráter estrutural da língua, para pensar o ensino por meio de uma perspectiva emancipatória, a partir da análise de relatos dos meus alunos provenientes de um projeto de pesquisa realizado com eles. Com o apoio das teorizações certeaunianas, deleuzianas e bakhtinianas busco refletir sobre o ensino da língua pelo espaço/tempo do cotidiano escolar em que estou inserida, tomando o cotidiano como espaço de resistência, indo contra ao ordenamento do pensar, do ensinar, para enfocar a multiplicidade do processo de educar, o dialogismo, possibilitado pelo contato com uma língua estrangeira.Abstract: It is undeniable the propagation and the influence of English language in our globalized society nowadays, being even considered the lingua franca, and because it is not possible to separate the language from its culture, the teaching/learning process of this foreign language often reinforces the hegemony of their speakers for valorizing their foreign language and culture instead of our Portuguese language and our Brazilian culture. My intention with this work is to reflect on English language teaching/learning process from my practice, as an English teacher of the final years of a municipal elementary school in Campinas, São Paulo state, called EMEF Padre Melico Cândido Barbosa, aiming to untie English language learning process from the macro, from the structural aspect of the language, to reflect about it through an emancipator perspective, by analyzing my students records, written during the accomplishment of a research project. Based on certeaunian, deleuzian and bakhtinian theoretical notions, I try to reflect on English learning process through time/space of school quotidian, which I am in, conceiving this quotidian as a resistance space, against the thinking and teaching standardization, to focus on the multiplicity of education, the dialogism, which is possible through the contact with a foreign language.MestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Ripper, Afira Vianna, 1936-Petrucci-Rosa, Maria InêsGarcia, Maria de FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075CARVALHO, Elizandra Roberta Neves de. Desestrangeirização: reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização. 2013. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905782porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:57:29Zoai::905782Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:57:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
Deforeignization : reflections of an english teacher in a decolonization process
title Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
spellingShingle Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-
Ensino - Aprendizagem
Línguas
Língua estrangeira
Língua inglesa
Cotidiano
Teaching - Learning
Languages
Foreign language
English language
Quotidian
title_short Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
title_full Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
title_fullStr Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
title_full_unstemmed Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
title_sort Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
author Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-
author_facet Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ripper, Afira Vianna, 1936-
Petrucci-Rosa, Maria Inês
Garcia, Maria de Fátima
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino - Aprendizagem
Línguas
Língua estrangeira
Língua inglesa
Cotidiano
Teaching - Learning
Languages
Foreign language
English language
Quotidian
topic Ensino - Aprendizagem
Línguas
Língua estrangeira
Língua inglesa
Cotidiano
Teaching - Learning
Languages
Foreign language
English language
Quotidian
description Orientador: Afira Vianna Ripper
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075
CARVALHO, Elizandra Roberta Neves de. Desestrangeirização: reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização. 2013. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075
identifier_str_mv CARVALHO, Elizandra Roberta Neves de. Desestrangeirização: reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização. 2013. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905782
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
155 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189096604565504