Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075 |
Resumo: | Orientador: Afira Vianna Ripper |
id |
UNICAMP-30_f2a2945280c43dbefc82d0b5565839c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::905782 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonizaçãoDeforeignization : reflections of an english teacher in a decolonization processEnsino - AprendizagemLínguasLíngua estrangeiraLíngua inglesaCotidianoTeaching - LearningLanguagesForeign languageEnglish languageQuotidianOrientador: Afira Vianna RipperDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: É inegável a propagação e a influência da Língua Inglesa na sociedade globalizada atualmente, sendo até mesmo considerada uma língua franca, e, por não ser possível desvincular a língua da cultura, muitas vezes o processo de ensino/aprendizagem dessa língua estrangeira acaba por reforçar a hegemonia do povo que a fala, por valorizar a língua e a cultura estrangeira em detrimento da nossa língua portuguesa e da nossa cultura brasileira. Este trabalho problematiza o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa partindo da minha prática, enquanto professora de língua inglesa dos anos finais do ensino fundamental de uma escola municipal da cidade de Campinas, estado de São Paulo, chamada EMEF Padre Melico Cândido Barbosa, visando a desvincular o ensino da língua inglesa do macro, do caráter estrutural da língua, para pensar o ensino por meio de uma perspectiva emancipatória, a partir da análise de relatos dos meus alunos provenientes de um projeto de pesquisa realizado com eles. Com o apoio das teorizações certeaunianas, deleuzianas e bakhtinianas busco refletir sobre o ensino da língua pelo espaço/tempo do cotidiano escolar em que estou inserida, tomando o cotidiano como espaço de resistência, indo contra ao ordenamento do pensar, do ensinar, para enfocar a multiplicidade do processo de educar, o dialogismo, possibilitado pelo contato com uma língua estrangeira.Abstract: It is undeniable the propagation and the influence of English language in our globalized society nowadays, being even considered the lingua franca, and because it is not possible to separate the language from its culture, the teaching/learning process of this foreign language often reinforces the hegemony of their speakers for valorizing their foreign language and culture instead of our Portuguese language and our Brazilian culture. My intention with this work is to reflect on English language teaching/learning process from my practice, as an English teacher of the final years of a municipal elementary school in Campinas, São Paulo state, called EMEF Padre Melico Cândido Barbosa, aiming to untie English language learning process from the macro, from the structural aspect of the language, to reflect about it through an emancipator perspective, by analyzing my students records, written during the accomplishment of a research project. Based on certeaunian, deleuzian and bakhtinian theoretical notions, I try to reflect on English learning process through time/space of school quotidian, which I am in, conceiving this quotidian as a resistance space, against the thinking and teaching standardization, to focus on the multiplicity of education, the dialogism, which is possible through the contact with a foreign language.MestradoPsicologia EducacionalMestra em Educação[s.n.]Ripper, Afira Vianna, 1936-Petrucci-Rosa, Maria InêsGarcia, Maria de FátimaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf155 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075CARVALHO, Elizandra Roberta Neves de. Desestrangeirização: reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização. 2013. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905782porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:57:29Zoai::905782Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:57:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização Deforeignization : reflections of an english teacher in a decolonization process |
title |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização |
spellingShingle |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976- Ensino - Aprendizagem Línguas Língua estrangeira Língua inglesa Cotidiano Teaching - Learning Languages Foreign language English language Quotidian |
title_short |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização |
title_full |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização |
title_fullStr |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização |
title_full_unstemmed |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização |
title_sort |
Desestrangeirização : reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização |
author |
Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976- |
author_facet |
Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ripper, Afira Vianna, 1936- Petrucci-Rosa, Maria Inês Garcia, Maria de Fátima Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Elizandra Roberta Neves de, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino - Aprendizagem Línguas Língua estrangeira Língua inglesa Cotidiano Teaching - Learning Languages Foreign language English language Quotidian |
topic |
Ensino - Aprendizagem Línguas Língua estrangeira Língua inglesa Cotidiano Teaching - Learning Languages Foreign language English language Quotidian |
description |
Orientador: Afira Vianna Ripper |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075 CARVALHO, Elizandra Roberta Neves de. Desestrangeirização: reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização. 2013. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Elizandra Roberta Neves de. Desestrangeirização: reflexões de uma professora de língua inglesa em processo de descolonização. 2013. 155 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1620075. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/905782 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 155 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189096604565504 |